Histologia II – Sistema Circulatório PDF

Title Histologia II – Sistema Circulatório
Course Histologia Humana
Institution Universidade do Oeste Paulista
Pages 4
File Size 233.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 88
Total Views 160

Summary

anotações de aula...


Description

Histologia II – Sistema Circulatório

15/02/2018



Bomba: coração – único, luz ampla, parede espessa (sangue passa rapidamente).



Artéria: tem luz ampla e parede espessa (como o coração), sangue fui rapidamente



Veia: função oposta a da artéria – traz sangue dos tecidos para o coração. Parede mais fina, mas ainda sim tem luz ampla e parede espessa (como o coração), sangue fui rapidamente.



Capilares: troca de nutrientes entre o sangue e os tecidos. Tem uma luz extremamente pequenas (passa apenas uma hemácia por vez) e uma parede extremamente fina/delgada (facilitando as trocas com o tecido). Sangue fui lentamente. o Capilar (capilo = fio de cabelo) à fino, delgado, 96 mil km de capilares no corpo humano. o Pulmão é o órgão mais rico em capilar, pois é feito hematose (troca de CO2 com O2) o Tecido epitelial simples pavimentoso (células achatadas e fino, por ele ser muito delgado). Lamina basal dá sustentação ao epitélio (se não ele desmonta). É chamado de endotélio no capilar (tecido epitelial simples pavimentoso que reveste internamente os capilares sanguíneos. É muito liso, sem nenhuma irregularidade para facilitar a passagem do sangue. §

Constituição: Endotélio + lâmina basal •

Prova: cite a constituição do menor vaso do corpo humano (ou do vaso mais rico que existe nos pulmões: Endotélio + lâmina basal. Ou: Dê a classificação completa do tecido epitelial que reveste o sistema circulatório (pode ser coração, veia, artéria ou capilar): tecido epitelial simples pavimentoso.

o Funções: Favorece o deslizamento do sangue (pois é muito liso). Produz o fator antitrombogênicos (evita a coagulação do sangue dentro do sistema circulatório). Se houver um problema na produção desta substancia, formarão coágulos. o Espessura da parede dos capilares sanguíneos: 0,5um – somente visível via microscópio. o Possui o diâmetro de uma hemácia – média de 9 a 12μm. §

Pulmão: 4μm (tem o menor diâmetro, para passar mais lentamente ainda, pois é uma célula maleável, perdendo tempo se contorcendo, dando mais tempo para ocorrer a troca de substâncias).

§

Baço: 30 a 40μm – pois o sangue precisa passar rapidamente (em caso de acidente), logo, passasse mais de 3 hemácias ao mesmo tempo num mesmo capilar. Fígado também, pois é o maior órgão do corpo humano.

o Tipos de capilares: §

Contínuo (primeiro capilar): não tem poros (não perde continuidade). É encontrado nos pulmões (barreira Hematoaérea, tendo os menores capilares), no SNC (barreira hematoencefálica para proteger o encéfalo e a medula), nos tecidos conjuntivos e musculares, e nas glândulas exócrinas. Como não tem poros, os nutrientes passam pela luz do capilar continuo através de difusão (vesículas de pinocitose) de dentro para fora. Nutriente também atravessa a parede do capilar por entre as células endoteliais.

§

Fenestrado: apresenta poros ou fenestrações com ou sem diafragma. Presente em órgãos de intensa atividade metabólica. Ex: Rins (para fazer suas filtragens precisa ter poros), Intestinos (trabalha o dia inteiro), Olhos, glândulas endócrinas (exceto a hipófise, por ser a mais importante). •

§

Parecem uma peneira, para haver troca de substancias mais rapidamente.

Sinusóide: apresenta poros sem diafragma (nunca vai ter diafragma, logo, estará sempre aberto) e trajeto tortuoso, diâmetro aumentado, 30 a 40μm de diâmetro, amplos espaços entre as células endoteliais, possui Macrófagos aderidos em sua parede (fagocitose e apresenta o antígeno). Encontrado no baço, fígado e medula óssea. •

Sangue em contato com o tecido, logo, maior troca de substancias, mas com menor velocidade.



Arquitetura geral dos vasos sanguíneos: o Coração, artéria e veia (não cabe aos capilares). Descrição sempre da luz para fora! o Parede formada de 3 camadas distintas (túnicas), com diferentes funções. §

Túnica intima (ou interna): em contato direto com o sangue, é a mais interna. •

§

Túnica média: meio. •

§

Para o coração: endocárdio Para o coração: miocárdio

Túnica externa (ou adventícia): oposto da interna, mais externa. •

Para o coração: pericárdico.

o Artéria: sangue não pode coagular no interior. Possui grande quantidade de fibras elásticas (elastina) para estabilizar o fluxo sanguíneo, resistindo a altas pressões sanguíneas. §

Túnica interna: •

Tecido epitelial simples pavimentoso (endotélio) reveste a luz de todas as artérias do corpo humano.



Tecido conjuntivo frouxo (na camada subendotelial), local onde começa o aneurisma (dilatação anormal de uma artéria)



Todas as artérias possuem uma membrana elástica limitante interna (MELI), para dar suporte à parede do vaso para que ele não rompa durante a sístole e diástole.

§

Túnica média: •

Todas artérias possuem a túnica média mais desenvolvida



Sangue sai do coração, continua sendo bombeado nas artérias (elas possuem contração em sua parede pelo tecido muscular liso à Células fusiformes).



Possuem fibras elásticas para dar elasticidade. Fibras reticulares para darem sustentação.



Minoria das artérias possuem membrana elástica limitante externa (MELE).



Artéria elástica: cor amarela, cerca de 70 “cobrinhas” (membranas elásticas perfurantes), dando resistência à artéria para a sístole e diástole (PA).

§

Diferença entre artéria elástica e muscular: diferença está na túnica média, pela presença ou não das membranas elásticas perfurantes (presente apenas na artéria elástica). •

Na muscular, predomina-se tecido muscular liso na túnica média.



Na elástica, predomina-se membranas elásticas perfurantes (MEP), tendo também célula muscular lisa, mas o que predomina é a MEP.



Artérias que predominam membranas elásticas perfurantes (elásticas): Aorta, Braquiocefálica, carótida comum, subclávia, vertebrais, pulmonares, ilíaca comum (as mais amareladas).

§

Túnica externa: •

Menor que a túnica média



Possui tecido conjuntivo.



Necessita de oxigênio, que é feito pela microcirculação.

figura: A. Muscular e A. Elástica à o Veia: tecido epitelial simples pavimentoso (endotélio), apoiado em uma camada subendotelial. §

Nenhuma veia possui membranas elásticas perfurantes (MEP).

§

Possui tecido muscular liso em menor quantidade que na artéria, pois o sangue precisa voltar para o coração, logo também precisa ter.

§

Nunca terá na túnica media das veias membranas (MELI, MELE ou MEP)

§

Na túnica média terá tecido conjuntivo.

o Diferenças entre veia e artéria: §

Veia tem luz maior. Artéria tem parede mais espessa.

§

Na artéria a túnica média é a mais desenvolvida. Na veia é a túnica externa, por ser mais espessa e ter feixes longitudinais de músculo liso.

§

Toda artéria tem uma membrana na túnica interna. Na veia não é encontrada.

§

Algumas artérias tem uma membrana na túnica media. Na veia não tem.

§

Veias apresentam válvulas (dobras que não permitem o sangue voltar).

§

Artéria não apresenta válvulas.

§

Artéria tem a túnica média maior que a interna e a externa.

§

Artéria tem a luz mais arredondada (pois tem mais músculo).

§

Veia tem a luz mais oval

§

Veia não tem membrana elástica (limitantes ou perfurantes).

o Parede do coração: §

O endocárdio (epitélio pavimentoso simples + tecido conjuntivo subendotelial subjacente), reveste a luz do coração, sendo constituído pelo endotélio (epitélio pavimentoso simples), e por uma camada subjacente de tecido conjuntivo fibroelástico com fibroblastos esparsos. Mais profundamente, fica uma camada de tecido conjuntivo denso, rico em fibras elásticas misturadas com células musculares lisas.

§

O miocárdio corresponde a espessa camada média do coração, sendo composta por células musculares cardíacas. Ela é a camada intermediária e a mais espessa das três camadas do coração. É constituída por células de músculo cardíaco, dispostas em espirais em torno dos orifícios das câmaras.

§

A camada visceral do pericárdio é a camada mais externa da parede do coração (constituída por epitélio pavimentoso simples). A camada subepicárdica de tecido conjuntivo frouxo contém os vasos coronários, nervos e gânglios. Ela também é a região na qual a gordura é armazenada na superfície do coração. Lucas Bordignon Uliana...


Similar Free PDFs