História da Surdez - Construção de linha do tempo com imagens. PDF

Title História da Surdez - Construção de linha do tempo com imagens.
Author Monica Hillman
Course Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Institution Universidade de Caxias do Sul
Pages 12
File Size 545.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 73
Total Views 157

Summary

Construção de linha do tempo com imagens....


Description

História da Surdez Universidade de Caxias do Sul Bacharelado em Tecnologias Digitais Monica Mazzochi Hillman

Egito Antigo No Egito antigo, os surdos eram considerados pessoas especialmente escolhidas. Seu silêncio e seu comportamento peculiar conferiam-lhes um ar de misticismo.

Grécia Antiga Na Grécia antiga, o gosto estético fazia que o desvio fosse visto com desprezo, assim todos indivíduos que fossem de alguma forma um peso, eram exterminados. Os filósofos acreditavam que o pensamento só poderia ser concebido por meio das palavras, por ser declarado o ouvido como órgão de instrução. Por não ouvirem, os surdos eram considerados desprovidos de razão.

Século VI O código justiniano determinou que surdos que não falassem não poderiam herdar fortunas, ter propriedades nem escrever testamentos.

Até 1760 As crianças surdas eram ensinadas individualmente por tutores. Um dos que se destacaram foi Pedro Ponce de Leon (1520-1584), com o objetivo de ensinar seus alunos a falar para que tivessem direito a herança. Usava alfabeto manual com as duas mãos e fazia uma junção de sinais usados pelos monges beneditinos.

De 1760 a 1880 Três homens que não se conheciam fundaram escolas para surdos em diferentes países da Europa: ● Na frança, o abade Charles-Michel de L'Epée, fundador da primeira escola, privilegia a Lingua de Sinais Francesa. Passou a educação de individual para coletiva, estendendo a possibilidade para todas as classes sociais. Os educados pelo abade formaram escolas pelo mundo.

De 1760 a 1880 ● Thomas Braidwood, na Inglaterra, usava a escrita e o alfabeto digital, ensinava seus alunos por meio da escrita, depois articulando as letras do alfabeto, depois pronúncia de palavras inteiras; ● Samuel Heinicke, na Alemanha usava máquinas de fala para demonstrar a posição apropriada dos órgãos vocais para articulação e associava a pronúncia de vários sons vocálicos com sabores.

Depois de 1880 Até 1960 foi mantido o método oral, após os resultados insatisfatórios obtidos, os estudos apontavam uma superioridade acadêmica de crianças surdas filhas de pais surdos em comparação com as de pais ouvintes, levando a adoção de uma abordagem que contemplasse os sinais, a comunicação total.

Depois de 1880 Na década de 1980 os surdos passaram a exigir o reconhecimento da língua de sinais, saíram de uma passividade e iniciaram um movimento que exigia respeito a seus direitos de cidadãos.

No Brasil 1857 - Fundação da primeira escola de surdos no brasil, no Rio de Janeiro, o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, posteriormente, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

No Brasil 1929 - Fundação da primeira escola de surdos em São Paulo, o Instituto Santa Terezinha.

No Brasil 1954 - Fundação do Instituto Educacional São Paulo (IESP), por iniciativa dos pais....


Similar Free PDFs