Historiografia - história erutida PDF

Title Historiografia - história erutida
Author DIVO ALEXANDRE
Course Historiografia
Institution Universidade Federal de Rondônia
Pages 2
File Size 42.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 23
Total Views 130

Summary

Ensaio sobre história erudita. ...


Description

Historiografia – discussões sobre a história erudita

História Erudita x Escola metódica A escola erudita para ser de fato histórica precisava encarar o rigor metodológico para estabelecer a singularidade dos fatos e acontecimentos no tempo e no espaço. A História historizante é aquele que coisifica a coisa no passado. ‘’Existem as coisas da natureza e a natureza das coisas’’.

História – providência: Nesse contexto, Deus é o guia dos fatos. História Erudita – o humano é responsável por seus atos – detentor de suas ações, tornando-se, mentor e executor.

Escola Positivista Homem – age, o agir humano em seu nível primário Auge do pensamento sobre os fatos como produto das ações dos homens – o fato isolado em sua relação com o humano. ICONOCLASTA A descrição puta das definições e das determinações dos fatos – cabe ao historiador descrever e definir as determinações dos fatos, o imaginário, as crenças, a teologia, a filosofia, tudo está desvencilhado da História.

Fato: fenômeno histórico ocorrido. Quando o historiador racionaliza o fato, ele se torna um acontecimento. O fato é a manifestação do fenômeno histórico. O pensar sobre esse fato é a função do historiador que torna esse fato um acontecimento – Michel de Certeau O historiador diante do documento passa por interpolações, que seria a capacidade do historiador identificar os acréscimos muitas vezes equivocadas por parte de quem produziu o documento, assim como as devidas alterações.

Voltaire – A história como o desenrolar de uma intriga, onde o humano está entrelaçado em uma narrativa. Para além disso, Voltaire forçava o leitor a fazer interrogações sobre os eventos históricos. História ‘’historizante’’ - é a história que pretende ‘’reproduzir’’ os fatos e os acontecimentos assim como eles aconteceram. Historicizar o passado é substancializar o passado....


Similar Free PDFs