Imunologia tumoral - Anotações de aula 1 PDF

Title Imunologia tumoral - Anotações de aula 1
Author Ana Emrich
Course UEM Onco-Hematológica
Institution Universidade de Caxias do Sul
Pages 2
File Size 99.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 41
Total Views 134

Summary

Anotações de aula + slides + comentário professores...


Description

IMUNOLOGIA TUMORAL   

Vigilância imunológica aos tumores: suscitado nos anos 50, por Mc Farlane e Lewis Thomas. Células do sistema retuculoendotelial é o primeiro mecanismo de defesa para conter o invasor (células dendrticia,s principalmente – fagocitose) Imunidade inata: granulócitos, monócitos, macrófagos, células dendriticas e linfócitos natural killer.

Apresentação do antígeno: MHCI: presente em todas as células, linfócito CD8 MCHII: presente somente em CD4 Etapa de modulação e apresentação de antígenos relevantes: A apresentação do antígenos pelas células da imunidade inata são essenciais! Por essa razão, muitas estratégias da terapia do câncer são a utilização de medicamentos que proliferam a imunidade inata (macrófagos, neutrófilos, etc). O linfócito T consegue matar celula tumoral! (elas não morrem por fagocitose, mata matar cel tumoral precisa apresentar antígeno proliferar cel. – através de citoquinas – interleucina e interferon, formado pelo LCD$ e pelo próprio linfócito se alimentando  Citoquinas (IL) são as que mobilizam o sistema imune, a IL faz produzr mais!  Pacientes que receberam IL (mediador inflamatório – mialgia, cefaleia, febre) apresentavam enorme resposta inflamatória (entravam em choque, calafrios, febre..)  O tumor bloqueia o mecanismo de proliferação de linfT (as custas de IL-2)  Algumas células tumorais “desligam o CTD8, bloqueando a proliferação, e então o SI não irá responder à apresentação do antigeno  A identidade de membrana da cálula tumoral é segregada pelo linfócito para ser apresentado ao LT, desencadeando então a proliferação. Há uma parada da proliferação (apesar de ter IL-2). Buscou-se fármacos que ligassem no receptor CTLA-4, ocupando o espaço e não gerando a resposta de “desligar o LT): essa é a inovação do século. Terapia anti-CTLA-4! (não deliga o LT). Resposta praticamente completa em alguns melanomas ((: Mostoru resultado não só em metástases extra-cerebrais. (Ipililumabe)  A cel apresentadora apresenta uma pequena porção da cel tumoral: o antígeno de membrana!  Usadas para cenário paliativo!!  PD1 – também age como CTDL-4, impedindo a via de escape. Se bloquear o PD1, diminuirá o estúmulo ao sinergismo/exaustão/morte celular. Melanoma, rim, colon, próstata: são os canceres que mais sensibilizam o sistema imune! Entretanto, a resposta imune tem papel importante em quase todas as formas de cânceres.   

Imunoterapia no Câncer renal: umas das formas de câncer que se via uma regressão espontânea das metástases, beneficio com ressecção do sitio primário, resistência a radioterapia e quimioterapia, taxas de resposta de 5 a 20%, interleucina com 3% de resposta completa.

UEM Onco-Hematológica Ana Luiza Emrich - ATM 2019/01

1

UEM Onco-Hematológica Ana Luiza Emrich - ATM 2019/01

2...


Similar Free PDFs