Inchamento da areia PDF

Title Inchamento da areia
Course Materiais De Construção Civil "A"
Institution Universidade Federal de Santa Maria
Pages 2
File Size 116.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 16
Total Views 112

Summary

resumo sobre inchamento da areia...


Description

INCHAMENTO DA AREIA Norma vigente: NBR 6467: 2006 - Determinação do inchamento de agregado miúdo. Conceito: o inchamento é a variação de volume aparente provocada pela presença de umidade. Ao aumentar a umidade ocorre aumento de volume pois a tensão superficial da água mantém as partículas de areia afastadas. O coeficiente de inchamento é a razão entre os volumes úmido e seco de uma mesma massa de agregado. Umidade crítica é a umidade acima da qual o coeficiente de inchamento pode ser considerado constante (igual ao coeficiente de inchamento médio). Coeficiente de inchamento médio é o valor médio entre o coeficiente de inchamento máximo e o correspondente a umidade crítica. Importância: Apesar de ser crescente o consumo de concreto pré-misturado, ainda é comum a produção de concreto nos canteiros de obras, com a dosagem dos agregados em volume. O agregado miúdo sofre variação de umidade, o que provoca variação de massa para um mesmo volume. Desta forma, o teor de umidade da areia deve ser mantido sempre acima da umidade crítica, pois o inchamento é considerado aproximadamente constante (coeficiente de inchamento médio). ENSAIO Deve-se saber a massa unitária da areia a ser ensaiada, (procede como visto em aula anterior). A amostra de areia, seca em estufa, é colocada na betoneira. Determinar a massa de cada cápsula vazia (mc) Adiciona-se água em quantidades sucessivas, de modo a obter teores de umidade próximos ao valores: 0,5%, 1%, 2%, 3%, 4%, 5%, 7%, 9% e 12%, realizando a cada adição:   

Homogeneização Determinação da massa unitária desta areia Retirada de porção da amostra homogeneizada para preenchimento da cápsula.

Após o processo acima:   

Determinar a massa de cada cápsula contendo o agregado com diferentes teores de umidade (mi). Colocar as cápsulas em estufa por 24 h. Retirar as cápsulas da estufa e determinar a massa após secagem (mf).

Calcular o teor de umidade (h) do agregado através da equação

ℎ=(

𝑚𝑖 − 𝑚𝑓 ) 𝑚𝑓 − 𝑚𝑐

h = variação de massa / massa seca

Para cada teor de umidade, calcular o coeficiente de inchamento de acordo com a equação:

𝑉ℎ 𝑉

=

𝛾𝑠 100 + ℎ ) 𝑥 ( 100 𝛾ℎ

𝛾𝑠 = massa unitária do agregado seco em estufa (kg/dm³) 𝛾ℎ = massa unitária do agregado com determinado teor de umidade (kg/dm³)

𝑉 Assinalar os pares de valores (h, ℎ ) no gráfico e traçar a curva de inchamento. 𝑉𝑠

Determinar a umidade critica na curva de inchamento pela seguinte construção gráfica: 1- Traçar a reta (r) paralela ao eixo das umidades que seja tangente a curva (sendo o ponto A o ponto de tangência) 2- Traçar a corda (s) que une a origem das coordenadas ao ponto de tangência A. 3- Traçar uma nova tangente (t) à curva, paralela à corda obtida no item 2. 4- Traçar a reta (u) paralelamente ao eixo das ordenadas, correspondente à interseção entre as retas (r) e (t), obtendo-se sobre a curva o ponto B. 5-...


Similar Free PDFs