Jesuítas e Reforma Pombalina PDF

Title Jesuítas e Reforma Pombalina
Course História da Educação
Institution Universidade Norte do Paraná
Pages 3
File Size 79.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 40
Total Views 143

Summary

Os Jesuítas, Hilsdorf; Aulas régias, Cardoso e quem foi pombal?...


Description

Texto 01- Os Jesuítas, Hilsdorf. Cristandade: União entre o poder ideológico (a igreja) e o poder econômico ( o estado) por interesse comuns. A nobreza e o clero queriam defender seus privilégios. Tripartite: a sociedade era dividida em três: aqueles que rezava, chamados de clero, aqueles que lutava, chamados de nobres e aqueles que trabalhavam, chamados de servos. Duas diacronias: da colonização com um projeto invasor e da igreja com um projeto missionário. Jesuítas: ordem religiosa do sec XVI. São ativos missionários, vão ao encontro de novos fiéis, fazem catequese e se põem a serviço do papado. Missão dos jesuítas: Manter e propagar a fé católica em uma fase em que ela é contestada. Práticas dos jesuítas: as práticas dos jesuítas se inscrevem em três instâncias: discurso “universalista”, sujeição do índio às normas e mentalidades do branco, inclusive sua inserção no trabalho organizado e a criação de aldeias. 2 fases de atuação dos jesuítas: Período heróico No período heróico, os jesuítas chegam com o intuito de salvar as almas. Vivem nas aldeias com os índios para adotar os seus costumes e os caracterizam como “gentio”, os vendo como iguais. Enxergam os índios como um papel em branco e a catequese se dava por contato e convencimento. Período de consolidação ou expansão Nesse período surgem os colégios instalados nas principais vilas, frequentados por alunos brancos e os mestiços e índios eram recusados. O plano de estudo nesses colégios era definido pelo Ratio Studiorum (trivium e quadrivium), que orientavam sobre o que ensinar, como ensinar, quando ensinar. Ofereciam gratuitamente o ensino secundário e os jesuítas usavam as formas da tradição, repetição, da disciplina rigorosa, da repressão e exclusão. Era cobrado um imposto chamado de redízima que era usado para manter esses colégios. Texto 02- Aulas régias, Cardoso. 1759- Expulsão dos jesuítas pela reforma pombalina.

Despotismo esclarecido ou absolutista ilustrado: tirano que se simpatiza com as ideias do iluminismo. 1° fase da reforma - Cargo de diretor de estudos, a quem cabia cuidar do planejamento, execução e controle dos professores na metrópole e na colônia. - Primeiro concurso público para professores (seleção de professores por meio de concursos) 2° fase da reforma - esforço para reformar os estudos maiores, substituindo os antigos elaborados pelos jesuítas, por um novo estatuto mais moderno e científico. - criação do imposto SUBSÍDIO LITERÁRIO para financiar a reforma. - reoferta das aulas régias por meio de novas escolas. Vigência das aulas régias - caráter centralizado - falta de autonomia pedagógica - existência de dois níveis de ensino (estudos maiores e estudos menores) - restrito a uma parcela da população

A escola era uma unidade com um professor. Cada aluno frequentava as aulas que quisesse, não havendo articulação entre as mesmas.

Texto 3- Reformas Pombalinas, Hilsdorf. Escola brasileira: transferência do controle da companhia de Jesus para o Estado português- MOVIMENTO REFORMISTA - poder da razão crítica - secularização - otimismo antropológico - ação educativa pelas leis QUEM FOI POMBAL? Pombal praticava o JESUÍTISMO É contra a prática jesuíta mas não significa que seja contra a igreja. HILSDORF vai dizer que existem 3 vertentes que podem explicar a penetração do iluminismo em portugal: a família aristocrática que promoveu discussões filosóficas, o rei que fundou uma academia real de história e os padres oratorianos.

Reforma dos estudos menores - foi um conjunto de medidas que instituiu novas práticas culturais e pedagógicas nas instituições, como por exemplo, a organização das salas de aula e a substituição dos jesuítas por aulas régias. - os professores eram escolhidos por concurso público - a metodologia era mais resumido, simplificado e indireto. - ênfase dada no que é português, no nacional e houve a proibição do tupi. Estudos maiores Trata-se de uma reforma tanto estrutural quanto pedagógica da universidade de Coimbra....


Similar Free PDFs