Logística - Coca-Cola PDF

Title Logística - Coca-Cola
Author Nicole Ftto.
Course Logística e Supply Chain Management
Institution Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação
Pages 6
File Size 158.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 70
Total Views 165

Summary

Trabalho de logística sobre a Coca-Cola....


Description

c. Operações externas i. Operações junto aos fornecedores (identificação dos canais de fornecimento e dimensionamento da operação) A Coca-Cola trabalha com uma quantidade muito vasta de fornecedores de diferentes tipos e segmentos. Ao se tratar da cadeia agrícola, como o de frutas e o de café, por exemplo, 80% dos fornecedores da Coca-Cola Brasil são pequenos e médios produtores e agricultores, o que traz uma dependência muito grande desses produtores em relação à Coca-Cola. A empresa investe bastante nesse segmento, fazendo um trabalho de capacitação e qualificação e certificando-se de que todos os seus produtos sejam de qualidade e livre de qualquer tipo de produtos químicos. Qualquer que seja o mercado que seu fornecedor atue, ele certamente desempenha um papel vital no funcionamento da Coca-Cola, tendo que se adequar e seguir diversas normas, padrões de segurança e princípios requisitados pela empresa, presentes no Guia para Fornecedores da Coca-Cola Company. Além disso, para fortalecer a relação entre a empresa e o fornecedor, a Coca-Cola disponibiliza acesso a iniciativas de capacitação e crescimento em diversas áreas como finanças, marketing e recursos humanos, como por exemplo Programas de Desenvolvimento de Fornecedores para Pequenas e Médias empresas, realizadas pela Coca-Cola.

ii. Operações junto aos clientes (identificação dos canais de distribuição e dimensionamento da operação) Os canais de distribuição da Coca-Cola reversa variam em diversos tipos, segue a lista disponibilizada no próprio portal de inscrição de novos clientes: Atacadista; Bar/Choperia; Curso profissionalizante; Depósito de bebida; Diversão /Recreação; Drogaria; E-commerce; Faculdade/Universidade; Fast food; Governo (civil); Hipermercado > 50 Check-outs; Hotelaria; Indústria /Agricultura/Utilidades; Loja de alimentos especiais; Loja de conveniência; Loja de mercadorias diversas; Mercearia/Armazém; Militar; Minimercado até 4 Check-outs; Negócios e escritórios profissionais; Outras comidas e bebidas; Padaria; Post-Mix; Posto de gasolina; Restaurante; Saúde/Hospital; Serviço de

alimentação; Serviços automotivos; Serviços de varejo; Supermercado; Transporte; Vendedor

de

rua;

Vending

machine.

(https://retornaveis.cocacola.com.br/onde-comprar)

Ainda

existe

direcionado

um

portal

diretamente

a

disponibilizar o local mais próximo do cliente, ou seja, os pontos de venda do seu bairro.

iii. Contratação necessárias)

de

Serviços

Logísticos

(depende

das

operações

A Coca-Cola anunciou, em 2016, uma meta que inclui coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma que a empresa vender globalmente até 2030. Para que essa meta consiga ser alcançada, a empresa conta com diversos parceiros para a armazenagem e coleta dos materiais, incluindo fornecedores da Coca, empresas engarrafadoras, comunidades locais, ONGs e inclusive os próprios clientes e consumidores. Esses serviços prestados por esses parceiros ajudam a Coca Cola não somente em atingir essa meta, mas como também em uma redução de custos da empresa, pois na maioria dos casos a Coca-Cola não cuida da coleta física dos materiais, mas dá o suporte necessário para que esses parceiros consigam fazê-la.

d. Dimensionamento do uso de Tecnologia da Informação A Coca-Cola utiliza o sistema gerencial chamado ADVISOR, desenvolvido pela empresa Nielsen. O sistema é alimentado alimentado por uma metodologia de pesquisa quantitativa contínua baseada em dois modelos: Inventário de Loja (Store Audit) e Census data (Scanning), com periodicidade mensal. Assim, ele acompanha o fluxo e dinâmica dos produtos e ações da Coca-Cola .

i. Compras A empresa FEMSA, responsável pelo engarrafamento dos produtos da Coca-Cola como mencionado anteriormente, com a ajuda da solução SAP otimizou 80% de suas compras através do software, assim os compradores têm o papel na empresa de negociações estratégicas para a empresa, e o novo sistema auxilia no fluxo de compras em si de maneira mais eficiente e rápida, principalmente no quesito de compras de itens indiretos, onde existia uma falha de gestão. No modo de produção antigo as garrafas retornáveis eram pesadas e usavam bastante matéria-prima para serem confeccionadas. Isso porque a empresa supunha que cada recipiente era preenchido 40 vezes ao longo de sua vida útil, porém com a aplicação de códigos QR nos vidros, eles conseguiram contabilizar quantas vezes o mesmo frasco passou pela esteira de preenchimento e perceberam que, na verdade, cada garrafa é usada cerca de 14 vezes. Ou seja, com a ajuda da tecnologia, eles passaram a produzir vidros mais leves e consequentemente mais baratos.

ii. Vendas

Uma das várias funções e ferramentas do ADVISOR é verificar e analisar o processo de vendas da Coca-Cola. Para realizar essa análise, são levados em consideração alguns indicadores diferentes que trazem informações essenciais sobre a situação das vendas da empresa, como por exemplo o volume de vendas, a frequência de consumo, o relacionamento do consumidor com a marca, os hábitos de consumo dos clientes, entre outros.

A utilização do conceito de indústria 4.0 em uma de suas fábricas no Brasil é outro exemplo de implementação de tecnologias para aumentar a produtividade da empresa em diversos setores. A unidade, inaugurada em 2017 no Rio de Janeiro, é um exemplo claro da chamada Indústria 4.0, com monitoramento, geração de dados e automatização inteiramente digitalizados, aliando sustentabilidade, tecnologia e ganhos financeiros. Esse nível de automação e digitalização acabaram garantindo à Coca-Cola mais agilidade, controle, segurança

e

eficiência, o

que

acabou

aumentando

o

nível

de

produtividade

e

consequentemente o nível de vendas, alcançando uma redução de custos, diminuição de erros durante o processo e também maior eficiência energética.

iii. Planejamento A Coca-Cola utiliza o método de mapeamento de informações, assim através do uso do banco de dados, onde são armazenados informações geradas pelas próprias empresas durante seus processos. Essas informações quando são armazenadas são descritas e classificadas dentro de parâmetros pré-estabelecidos como: a quem serve essa informação e como usá-la, isso tem o propósito de facilitar o processo de procura de informações pelos funcionários no planejamento estratégico da empresa. Além disso a logística da Coca-Cola, depende também do sistema ADVISOR, graças a ele o nível de distribuição e alcance, giro de estoque, gasto com transporte, perda de produto acabado entre outros, conseguem ser monitorados, servindo como um parâmetro de controle de produção. Ainda são controlados indicadores de qualidade, já que o princípio mais importante da Companhia. Todos esses critérios são utilizados para uma programação de produção.

iv. Pós Vendas O ADVISOR ainda consegue auxiliar na área de marketing, ajudando no gerenciamento das estratégias de promoção e divulgação, o pós-vendas, pois retém

informações em seus sistema de diversos departamentos, formulando ainda relatórios que podem ser usados para tomada de decisões na empresa, o que comprar, o que mudar, tudo a partir do seu banco de dados unificado. O sistema consegue ainda mensurar inclusive a satisfação dos clientes, consumidores e parceiros através de pesquisas e prêmios (exemplo: Prêmio de Parceria Walmart). Uma técnica utilizada pela Coca-Cola é a de Estratégia de Informação: o Benchmarking, consistindo na análise de divisões da empresa - no sistema CocaCola global - sendo uma maneira de administração de informações e identificando aspectos da dentro da empresa que podem ser melhorados, incluindo o setor de pós-vendas.

v. Extensível para outras operações Falando ainda sobre a FEMSA, ela oferece um processo de rotulagem focado em inovação sustentável e no benefício ao consumidor, viabilizando a produção da chamada garrafa universal, embalagem de PET retornável de 2 litros sem o rótulo impresso no próprio vasilhames, assim cada vez que o produto é consumido, a embalagem retorna à fábrica para ser envasada e rotulada com diferentes sabores. Com essa inovação no maquinário minimiza-se o impacto no meio ambiente, resultando para o consumidor uma compra consciente, com o custo menor do que de uma garrafa não retornável. Nessa prática os rótulos de papel são desenvolvidos com tinta à base de água, substituindo à impressão permanente em garrafas. Essa nova máquina é capaz de aplicar os rótulos destacáveis a cada ciclo das garrafas e tem uma capacidade de rotulagem de 30 mil garrafas/hora, possuindo a flexibilidade para rotulação de outros formatos de garrafas para futuros projetos da empresa. Essa tecnologia que possibilita a rotulagem sustentável na garrafa está em linha com a política de embalagens da The Coca-Cola Company, que possui o objetivo de ajudar a recolher 100% das embalagens que coloca no mercado até o ano de 2030, no mundo todo, com um investimento de R$1,6 bilhão até 2020 para garantir a entrega dessa meta.

Referências Bibliográficas

https://exame.abril.com.br/negocios/pordentro-da-fabrica-da-coca-cola-em-portoalegre/ https://autonomobrasil.com/revendercoca-cola/ https://pt.slideshare.net/dennymdossanto s/canal-de-distribuio-projeto-log-cocacola

https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/entenda-a-nova-visaosustentavel-da-the-coca-cola-company-para-embalagens

https://sites.google.com/site/admsicocacola/sistema-de-informacaoadvisor...


Similar Free PDFs