Manejo de anfíbios PDF

Title Manejo de anfíbios
Course Medicina Dos Animais Silvestres
Institution Centro Universitário de João Pessoa
Pages 2
File Size 116.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 69
Total Views 128

Summary

Download Manejo de anfíbios PDF


Description

MANEJO DE ANFÍBIOS

 3 ORDENS: Anuras (Sapo, rã..), Caudata (Salamandra, axolote...) e Gymnophiona (Cecília).

 AMPHIBIA = Vida dupla, tendo a 1 fase larval e a 2 fase na vida adulta. Poucas espécies nascem sem a fase larval. Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.  CARACTERÍ STICAS MAIS MARCANTES : Pele! Faz absorção de água, osmoregulação, trocas gasosas, termoregulação e defesa (microbiotas, muco..).  Todos possuem glândulas de veneno, fazendo defesa contra patógenos e predadores. Esse veneno é criado pela alimentação, a maior parte é nativo da Amazônia, se alimentam de insetos que apresentam alcaloides, absorvem e secretam. Com a mudança da alimentação, com o tempo perdem a toxicidade.  GLÂNDULAS MUCOSAS : Mantém a pele úmida, essencial para respiração cutânea e reduz perda de água por evaporação.  GLÂNDULAS DE LI PÍDEO : Secretam cera para os anfíbios se umidificarem, quando estão mais secos, e espalham pelo corpo.  MICROBI OTA CUTÂNEA : Mais de 3 mil organismos, maioria não é patógeno, algumas sim, porém causam algo quando a imunidade está baixa (água, temperatura...)  Anfíbios não bebem água, a água que precisam é pela absorção (absorvida pela mancha pélvica. Algumas espécies da família Plethodontidea não possui pulmão, e exclusivamente por absorção cutânea.  ALIMENTAÇÃO: Insetívoros/carnívoros, para isso precisam de uma boa visão e a língua grande. Xenohyla Triuncata é o única anuro (RJ) que come frutos e dispersa sementes.  CATIVEIRO: A comida perfeita é composta por grilos, baratas, tenébrios, moscas + suplemento. O ideal é conseguir o maior numero de alimentos.

 REPROD UÇÃO: Fecundação externa (maior parte), pode demorar minutos, horas ou dias, até a fêmea liberar os óvulos. Machos vocalizam e fêmeas são atraídas pela canção.

 CUIDADOS EM CATIVEIRO: SEJA ATENTO! Coloração, comportamento, aspecto de pele, FR, peso, inchaços, temperatura, secreções e exames com veterinários  TIPOS DE TERRÁREOS: De vidro, é mais higiênico, permitem umidade, refúgios e fácil visualização. Substrato depende do hábito da espécie, tendo boa vegetação (cuidado ao escolher).  IMPORTÂNCIA DA ÚMIDADE: Ajuda na reprodução e alta atividade SEMPRE TER HIGIÊNE E UTILIZAR LUVAS AO MANEJA-LOS...


Similar Free PDFs