Metodologia Científica - Características DOS Trabalhos Técnicos- Científicos PDF

Title Metodologia Científica - Características DOS Trabalhos Técnicos- Científicos
Course Metodologia Do Trabalho Científico
Institution Universidade Federal de Sergipe
Pages 3
File Size 37.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 13
Total Views 139

Summary

Anotações feitas durante o estudo das características do Trabalho Científico. ...


Description

METODOLOGIA CIENTÍFICA. CARACTERÍSTICAS DOS TR TRABALHOS ABALHOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS. 1- TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CIENTÍFICOS.. Cada trabalho acadêmico/científico possui suas peculiaridades e é elaborado com finalidades específicas, porém, é possível perceber neles um padrão: introdução, desenvolvimento e conclusão. a) T Trabalhos rabalhos de Gr Graduação. aduação. Estes trabalhos têm como objetivo permitir uma revisão bibliográfica ou literária de um determinado assunto ou organizar conteúdos específicos de uma área científica. b) T Trabalhos rabalhos de curso curso.. São também conhecidos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São tidos como uma monografia sobre um assunto específico. O desenvolvimento deste tipo de trabalho possibilita a investigação sobre determinados temas ou fenômenos através da análise, reflexão e produção textual. De acordo com Medeiros, é mais um trabalho de assimilação de conteúdos, de produção de fichamentos e de reflexão. c) Monogr Monografia. afia. De acordo com a etimologia da palavra, monografia define um trabalho intelectual concentrado em um único assunto. A monografia é geralmente exigida para a obtenção do título de especialista em alguns curso de pós-graduação lato sensu e é bem semelhante ao Trabalho de Conclusão de Curso apresentado nas graduações. Para Medeiros (2003), não deveria haver a separação em três níveis: monografia, dissertação e tese. Todos são trabalhos monográficos, distinguindo-se em algumas características. Tal distinção, entretanto, é utilizada para diferenciar o grau acadêmico onde se chegou, assim sendo: - Acadêmico-graduado: Monografia. - Mestre: Dissertação. - Doutor: Tese. d) Dissertação. Em geral, destina-se aos trabalhos de cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado). Busca uma reflexão sobre determinado tema ou problema, o que ocorre por meio da exposição de ideias de maneira ordenada e fundamentada. e) T Tese. ese. É o trabalho de conclusão de pós-graduação stricto sensu (Doutorado). Consiste em um avanço significativo na área do conhecimento em estudo e tem como finalidade abordar algo novo em determinado campo do conhecimento, promovendo uma descoberta ou contribuindo para a ciência. OBS.: A Tese deve ser defendida oralmente em público. Para a obtenção do grau de Doutor com a defesa de tese, é necessário que o candidato seja original no seu trabalho, seja rigoroso com a argumentação e que apresente provas daquilo que afirmou e avanços na área em estudo. f ) Artigo Científico. Tem como principal objetivo levar ao conhecimento do público uma ideia nova ou uma abordagem diferente sobre tema tratado anteriormente.

A principal característica do artigo científico é que suas informações devem estar baseadas em evidências, originadas de pesquisa de campo ou comprovadas através de argumentos que sustentem as conclusões expostas no artigo. Apesar disso, o autor pode expressar seu entendimento no artigo, demonstrando qual o processo lógico que o levou a adotar aquele parecer e quais evidências ou argumentos tornam consistente a sua ideia. Os artigos podem ser realizados de duas formas: > Artigo Original: Apresenta temas ou abordagens próprias. Em regra, estes artigos relatam resultados de pesquisa e também desenvolvem e analisam dados que ainda não foram publicados. > Artigo de R Revisão: evisão: Tem como propósito resumir, analisar e discutir informações já publicadas que resultam da revisão de trabalhos já publicados. ATENÇÃO! Os artigos científicos e os papers possuem o mesmo formato, qual seja: resumo, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas. O que pode variar é a quantidade de páginas, porque os papers geralmente possuem de 06 a 08 páginas e podem apresentar uma análise mais superficial sobre o tema.

ESTILO DA REDAÇÃO TÉCN TÉCNICO-CIENTÍFICA. ICO-CIENTÍFICA. > Car Características acterísticas que devem estar presente presentess na elabor elaboração ação do artigo científico. a) Coerência. Como regra, a sequência de ideias que foi demonstrada no resumo deve estar detalhada na introdução e seguir a mesma organização no desenvolvimento. Nas considerações Finais, é importante destacar os aspectos essenciais do artigo na mesma ordem em que foram apresentados no desenvolvimento. b) Objetividade. Os assuntos devem ser abordados, na linguagem científica, de maneira simples, evitando-se sempre expressões com significados duplos e o uso de palavras de difícil compreensão. O texto deve ser direto, evitando considerações e opiniões pessoais. c) Concisão. O artigo deve dizer o máximo com o menor número possível de palavras. d) Clareza. O texto científico deve priorizar pela redação clara, buscando evitar a variedade de interpretações. É importante que sejam evitados comentários redundantes. e) Precisão. Toda palavra utilizada deve traduzir exatamente a ideia tratada. Ou seja, a linguagem rebuscada não deve ser utilizada. A precisão pode ser prejudicada pelo uso de termos como: maioria, muito, bom, outros, etc. f ) Imparcialidade. Um trabalho científico deve evitar ideias preconcebidas. Tudo que for abordado no texto deve estar amparado em fatos e dados evidenciados pela pesquisa. g) Encadeamento. As frases, os parágrafos, os tópicos e os capítulos devem estar encadeados entre si. É necessário que exista uma sequência lógica.

h) Impessoalidade. O texto deve ser impessoal, por isso, deve ser escrito na terceira pessoa e que não sejam feitas afirmações como: “O meu estudo”, “A minha pesquisa”. Devendo utilizar “Este estudo”, “Esta pesquisa”....


Similar Free PDFs