Mito da caverna PLATÃO e COVID PDF

Title Mito da caverna PLATÃO e COVID
Course Filosofia
Institution Universidade Federal de Santa Maria
Pages 3
File Size 82.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 60
Total Views 121

Summary

Questões sobre o Mito da Caverna de do filósofo Platão, e a atualidade com o COVID-19....


Description

O que é a caverna?

Nos dias de hoje a zona de conforto se instalou ao passo que em época de pandemia as tantas mortes já estão sendo banalizadas, existe duas linhas tênues entre as pessoas que desconhecem o atual cenário, dentro da sua realidade não tiveram oportunidades então seu mundo se iguala ao das cavernas ao passo que nunca tiveram a oportunidade de mais informações e pensamentos, se limitando ao mínimo que elas conhecem. E as pessoas que por comodismo o ignoram por ser mais confortável, na era digital são alienadas pelas informações rasas que a internet, rede sociais e televisão proporcionam.

Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? Na era digital todas as informações estão prontas de maneira rasa, superficial e limitada ao pensamento do outro e isso faz com que muitas das vezes nos limitemos a não pensar além a não questionar. Quem faz isso no atual cenário pandêmico, quem indaga é tido como um louco muitas das vezes. A libertada de atualmente representa a difícil missão da sociedade de romper um padrão, uma onda que todos seguindo.

Que são as sombras das estatuetas? As sombras simbolizam a realidade para aquele que vê, ou seja, o que as pessoas entendem aquilo como verdadeiro, as notícias na televisão e internet são exemplos das sombras. Ao passo que ao se aprofundar em um pensamento filosófico, aprofundado, percebe-se que as sombras na verdade são as aparências, ou uma pequena amostra distorcida da realidade. Essas imitações ou sombras nos dias de hoje são construídas e alimentadas pelas redes sociais, televisão, nos trazendo a falsa sensação de estarmos encarando a realidade tal como ela é. Aos analisarmos a questão da pandemia podemos ver que muita informação circula na internet ao lermos entendemos como verdade real e além de tudo propagamos aos familiares e amigos.

Quem é o prisioneiro? Trazendo a Alegoria da Caverna para os dias de hoje, podemos dizer que o ser humano tem regredido constantemente, a ponto de estar, cada vez mais, vivendo como um prisioneiro da caverna, apesar de toda a informação e todo o conhecimento que temos a nossa disposição. Pensamos de acordo com a superficialidade que é nos apresentada no mundo digital. A preguiça tornou-se um elemento comum em nossa sociedade, estimulada pela facilidade que as tecnologias nos proporcionam.

O que é o mundo exterior? O

mundo

exterior

representa

a

verdadeira

realidade.

No primeiro contato com o exterior, o prisioneiro que se libertou sentiu dor, uma vez que a luz da verdade pode ser difícil de encarar. Este está diante de uma nova visão, totalmente diferente daquela em que ele tinha desde sempre. Nesse contexto, antes da pandemia do COVID-19, muitos de nós vivíamos numa espécie de caverna, acorrentados a uma rotina irrefletida e enxergando apenas as sombras de um mundo além dela. Focados no trabalho, quase reféns de um tempo que parece passar cada vez mais rápido, sequer paramos para pensar sobre como aquilo que buscamos construir, no fim das contas, pode fugir totalmente do nosso controle. Atualmente, forçados ao distanciamento social, somos praticamente obrigados a refletir sobre os valores que realmente importam, como a solidariedade essencial para o enfrentamento das múltiplas crises que surgem, aprendendo a lidar com as “sombras”, e enxergar a “luz” da realidade atual. Devemos voltar às nossas rotinas, finda essa tempestade, valorizando o que é essencial na vida, sendo assim, mais sábios como o prisioneiro que decidiu se libertar da caverna.

O que é a luz exterior? A luz representa o conhecimento, que pode ofuscar quem não está habituado no momento presente, podemos dizer que a luz seria a busca do conhecimento

mais aprofundado sobre as questões da políticas e pandêmicas no atual cenário, o Sol seria na verdade, que ilumina tudo aquilo que existe, que dá origem ao conhecimento.

O que é a visão do mundo real iluminado? É a visão da realidade, das coisas como elas realmente são. Aos poucos, sua visão acostuma-se com a luz e ele começa a perceber a realidade do mundo. Ele percebe que aquelas sombras, que ele julgava ser a realidade, na verdade são cópias imperfeitas de uma pequena parcela da realidade. Nesse momento pandêmico, é possível observar como a minoria da sociedade já se acostumou e parou para pensar a realidade que o mundo vive e tem buscado se "adaptar a luz" enquanto muitos ainda não se deram conta e continuam a viver na "escuridão".

Porque os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo? Porque imaginam que a escuridão onde vivem é a única real existente e as pessoas que viviam nessa caverna já estavam tão acostumados com a prisão que entendiam que o filósofo era louco, por terem medo de deixar de lado aquilo a qual estão acostumados, então tornam-se totalmente opostos à sabedoria que o filósofo quer passar. Atualmente estamos vivendo um momento onde precisamos sair de nossa "zona de conforto", precisando encarar uma realidade onde tudo ainda é desconhecido. Onde a grande maioria não aceita mudar seus hábitos, sua realidade, estamos observando a consequência que isso tem gerado, com os casos agravando de maneira contínua e na maior parte por imprudência das pessoas.

Referência: Referência: A Alegoria da caverna: A Republica, 514a-517c tradução de Lucy Magalhães. In: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré socráticos a Wittgenstein. 2a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000....


Similar Free PDFs