Modelo de Equilíbrio Simultâneo da Macroeconomia-II PDF

Title Modelo de Equilíbrio Simultâneo da Macroeconomia-II
Author Paloma Barreto
Course Introdução a Economia II
Institution Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pages 3
File Size 96 KB
File Type PDF
Total Downloads 31
Total Views 138

Summary

Download Modelo de Equilíbrio Simultâneo da Macroeconomia-II PDF


Description

# O Modelo Aplicado a uma Pequena Economia. * O uso do termo “pequena economia”, não assume qualquer conotação pejorativa, apenas nos diz que o sistema financeiro doméstico da economia, antes de se inserir (abrir) na estrutura do sistema financeiro internacional, é pouco dinâmico (baixa liquidez dos seus ativos financeiros no mercado internacional); por sua vez, isso promove uma série de conseqüências nas aplicações do modelo, pois, em razão do pouco dinamismo da praça financeira doméstica, a pequena economia toma para si o patamar da taxa de juros internacional, a hipótese “d” do modelo original. * Objetivos: Os mesmos do modelo original. * Cenário Macro: O mesmo do modelo original. * Hipóteses (recordação):

* Obs: r*= Taxa de Juros Internacional. * Analiticamente: Y C  I  G  NX  *  isolando NX e substituindo pelas hipóteses teríamos:

NX   Y  C  G   I  (**)         NX   Y  c  Y  T   G      



I r  (***) *

* Obs: Em (***) temos que o produto da economia “Y”, e os parâmetros “T” e “G” são exógenos; o produto é dado pela tecnologia agregada da economia (“estado das artes” a nível agregado/estrutural), enquanto que a receita tributária e o gasto do setor público são dados pela política fiscal do Tesouro Nacional. Assim sendo, a exceção do investimento macroeconômico realizado pelo setor privado doméstico, o que aparece dentro do colchete são parâmetros dados. Considerando “Y” sob a ótica da renda nacional, já que produto é igual à renda que por sua vez é igual ao gasto, teríamos a partir de (***) o seguinte:    NX  S  I *  (****). r   Isto é, para uma pequena economia sujeita a livre e perfeita mobilidade de capitais, o saldo de “NX” é dado pela diferença entre a Poupança (macro) doméstica (um parâmetro dado, já que depende da taxa de juros da economia internacional) e o Investimento (macro).

*Gráfico:

r%

S

rd = r* I(r*)

(S;I)0

S; I

* Exercício: 1) Mostre o impacto dos fatos geradores abaixo sobre o saldo de NX de uma pequena economia sujeita a livre e perfeita mobilidade de capitais a) Uma política fiscal expansionista praticada pelo Tesouro Nacional doméstico. b) Idem, praticada pelo resto do mundo. *Obs: O termo “expansionista” significa estimular o produto “Y” sob a ótica da demanda agregada (seja por meio da política fiscal ou monetária)....


Similar Free PDFs