Morbidade medidas de frequência Epidemiolgia PDF

Title Morbidade medidas de frequência Epidemiolgia
Author Débora Soares
Course Epidemiologia Geral e Saneamento Ambiental Aplicado 
Institution Universidade de Santo Amaro
Pages 4
File Size 252.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 24
Total Views 125

Summary

Aula administrada pelo professor Bruno...


Description

Morbidade Medidas de frequência Referente a agravo, doença, condição Estimar a quantidade de indivíduos com morbidade em uma determinada população. Não tem como fazer teste em todos indivíduos, então tem que utilizar amostra e escolher os indivíduos que vai testar e estimar. A melhor forma de escolher, é aleatoriamente que vai de fato representar a população. Desafios: Como fazer está amostragem? Estimativa real de uma morbidade. O teste que vai usar, o que vai garantir que é um teste perfeito e que o resultado é correto?! (Por causa de sensibilidade e susceptibilidade). Melhor cenário é estimar a morbidade real (sem erros) Prevalência Exemplo: a população pode ter aumentado, então o cenário não é ruim.

O mínimo que tem que saber é qual a quantidade da população.

A prevalência mede a proporção de indivíduos numa dada população que apresentam uma especifica doença ou atributo, em um determinado ponto no tempo. No cálculo da prevalência o numerador abrange o total de pessoas que se apresentam doentes num período determinado (casos novos, acrescidos dos já existentes). Por sua vez a denominador é a população da comunidade no mesmo período.

Prevalência da doença A = N° de pessoas coma doença A num período

x fator

N° total de pessoas do mesmo período Prevalência = N° de casos conhecidos da doença num determinado período x100.000 População durante o mesmo período P= 60 ÷ 30.000 = 0,002 = 0,2% (Pode multiplicar este valor por 100.000, que ficará 200 casos para cada 100.000 indivíduos)

P= 80 ÷ 50.000 = 0,0016 = 0,16%

Prevalência de dengue é no início do ano alta, e no final do ano é baixa. Prevalência não é uma boa medida de frequência. Prevalência é pontual, é dado em momento especifico do tempo. De um modo geral, quando estamos a prevalência de uma doença na comunidade, não levamos em conta a duração da doença. Dado que o numerador da prevalência inclui pessoas acometidas por determinada doença, independente da sua duração, essa medida de morbidade não nos oferece uma estimativa da dimensão de risco. Incidência Casos novos de uma doença aparecem em uma população durante um período de tempo. Indicador da velocidade de mudança do processo dinâmico de saúde e doença na população. Incidência da doença B = N° de casos novos da doença B em um período

x fator

N° total de pessoas em risco no começo do mesmo período

Lembrar que dependendo da doença o indivíduo se curar e tem a possibilidade de contrair novamente ou não, então a contagem vai depender qual doença está sendo falada. A incidência é uma medida de risco, pois dá a probabilidade de ocorrência de uma condição em uma determinada população. A prevalência é muito útil para medir a frequência e a magnitude de problemas crônicos, ao passo que a incidência é mais aplicada na mensuração de frequência de doenças de curta duração. O aumento da prevalência de uma determinada doença população é um problema? Supor que a população é um copo d’água e a prevalência é o nível da água. Só parte do copo está cheio, se o nível de água sobe, pode ser por diversos motivos. Se você fecha a torneira por exemplo, de falecimento, das pessoas que morreram da prevalência de alguma

doença,

e

está

prevalência

aumenta, isso é bom, quer dizer o nível da população aumentou, mas o número de mortes não. Se a torneira de falecimento está aberta e a prevalência aumenta, é ruim, por que acompanhou o aumento a população e a mortes seguiu aumentando.

Taxa de ataque É o número de casos novos de uma população determinada em um tempo curto. Fonte de intoxicação, por exemplo saber o alimento que causou a doença. É o número de doenças ou agravos de natureza aguda que coloquem em risco toda a população ou parte dela por um período limitado, a incidência recebe a denominação taxa de ataque. Taxa de ataque = nº de casos novos numa população durante um determinado período

x 100

População sob risco no início do período Cálculos da incidência em surtos epidêmicos Expressa em porcentagem Outras medidas Taxa de mortalidade (Ex: 2 ÷ 50) Taxa de letalidade (Ex: 2 ÷ 6) Taxa de mortalidade É a numeração de frequência de mortalidade numa população deferida, durante um determinado intervalo de tempo.

Taxa de mortalidade geral = número de óbitos x1.000 População total

Taxa de letalidade Mede a probabilidade de um indivíduo, atingido por um agravo, morrer devido a esse mesmo agravo. A letalidade expressa o grau de gravidade de uma determinada doença, constituída um dos indicadores utilizados na identificação de prioridades para o desenvolvimento de programas de controles de doenças (severidade do dano).

Taxa de letalidade da doença A = número de óbitos por doença A

x100

Total de casos da doença A...


Similar Free PDFs