Plano de aula 3 ano guerra fria PDF

Title Plano de aula 3 ano guerra fria
Author Cássia Victor
Course Estágio II
Institution Universidade do Extremo Sul Catarinense
Pages 6
File Size 133.2 KB
File Type PDF
Total Views 135

Summary

Plano de aula 3 ano guerra fria...


Description

PLANO DE AULA

Estabelecimento: Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, localizada na rua Apolônio Ireno Cardoso - centro, cep: 88914000- Tel: 3529 0199 Professor titular: Daniel Alves Bronstrup Acadêmico/estagiário: Cássia Victor Rocha Disciplina: História. Série: 3º Turma(s): 01 Turno(s): matutino Início e término da atuação: 08-10-18/ 06-11-18 Horário das aulas: Segunda- feira 3ª aula 9:30hrs / Terça- feira 1ª aula 8:00hrs

Tema: Guerra Fria

Conteúdos:       

As bombas atômicas lançadas no Japão pelo Estados Unidos como conflito que desencadeou a guerra fria; Guerra fria, um combate pelo poder hegemônico político e econômico mundial entre EUA e URSS; Os embates na Alemanha, China, Correia do Norte; A guerra do Vietnã; A revolução Cubana; Fim da guerra fria e a expansão do capitalismo; O Brasil na guerra fria.

Problematização com justificativa: A guerra fria foi desencadeada no período pós segunda guerra mundial, depois de vários acordos entre os três líderes britânico, soviético e estadunidense no fim da segunda guerra mundial, um dos acordos foi que o território da Europa leste permaneceriam sob influência soviética e criação da ONU, esses acordos não tiveram sucesso e os Estados Unidos queria por fim a segunda guerra e render o Japão que se mantinha soldados firmes em seus ideais, para isso lança várias bombas atômicas no Japão, por outro lado o comunismo de Stalin era o maior exército do mundo, contava com mais soldados que a Grã Bretanha e que os Estados Unidos era previsível uma conquista europeia comunista, com o bombardeio de Hiroshima e Nagazaki fica claro um aviso de força e determinação

dos Estados Unidos aos comunistas, iniciando um conflito inimigo entre o capitalismo dos EUA e o comunismo de URSS. O conflito é marcado pela disputa da hegemonia política, econômica, ideológica e militar entre os Estados Unidos(EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS), por um lado a União Soviética possuía um sistema socialista de economia planificada, defendiam a igualdade social e falta de democracia, no outro lado do combate estava os Estados Unidos que defendia a expansão do sistema capitalista que possuía uma economia de mercado, propriedade privada e sistema democrático, essas duas potências disputavam a implementação do seu sistema político e econômico em outros países e no mundo . O conflito durou 45 anos foi mais um combate ideológico, que proporcionou a possibilidade de uma terceira guerra mundial, mas isso não chegou a acontecer, pois as duas potências tinham muito poder no quesito de armamentos de mísseis nucleares, um embate militar declarado entre os EUA e URSS iria resultar na extinção de vida planeta, os embates militares ocorreram apenas em alguns países particulares como Vietnã e Cuba, ao final da guerra a maior parte dos países socialistas acabaram sendo tomados pelos Estados Unidos, o capitalismo saiu vitorioso, apenas alguns poucos países como Cuba e Vietnã lutaram e permaneceram comunistas. As aulas tem o objetivo de compreender a emergência ao final da segunda guerra mundial de um conflito político, com seus principais fatores que acabaram por desencadear a guerra fria, e refletir sobre a reorganização da estrutura geopolítica no mundo que resultou na expansão em grande escala do capitalismo e como o Brasil reagiu a este período e seus conflitos internos que refletem diretamente nos dias de hoje.

Objetivos: Objetivo Geral: Entender o que foi o conflito da guerra fria e seu reflexo na reorganização dos sistemas políticos e econômicos mundiais.

Objetivos específicos:   

  

Conhecer os conflitos que desencadearam a guerra fria; Mostrar as características dos dois blocos que estavam em combate, o soviético e o capitalista; Identificar os interesses e objetivos da OTAN e do Pacto de Varsóvia como estratégias usadas pelos blocos nos conflitos indiretos liderados pelo Estados Unidos e União Soviética na guerra fria; Compreender o que foi o plano de Marshall e Comecon; Evidenciar os laços do Brasil com o bloco capitalista na guerra fria, como o golpe militar Refletir sobre a reorganização do sistema político mundial no período estudado.

Metodologias:

O livro didático é usado na sala de aula como um ponto norteador dos conteúdos trabalhados, mas trabalharei com outras fontes escritas além do livro didático, produzindo resumos que proporciona uma expansão do assunto, compreendendo a história como um fruto de transformações, as imagens de atividades e do próprio livro didático é um material de apoio para um melhor entendimento do conteúdo, pois elas fazem relação com os assuntos abordados, como diz Peter Burke as imagens são extensões dos contextos sociais em que elas foram produzidas. As atividades de leitura e interpretação das fontes escritas, com produção de textos argumentativos proporcionam os alunos um olhar crítico sobre o contexto histórico fazendo reflexões com sua realidade.

Avaliação: A avaliação será processual, ou seja, com combinações de métodos avaliatórios diferentes para acompanhar o desempenho da turma nas diferentes atividades realizadas em sala de aula: produções textuais argumentativas, comentários orais, trabalhos em grupo, prova e interpretação de texto, a prova operatória é instrumento pelo qual podemos entender como está se processando a construção do conhecimento e a compreensão do aluno frente aos conteúdos. A avaliação do processo de aprendizagem é contínua com recuperações, pois avaliando dessa forma podemos acompanhar as dificuldades apresentadas pela turma e corrigi-las, segundo a autora do livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da préescola à universidade Jussara Hoffman “Isso ajuda a interpretar o que a turma aprendeu ou não e, assim, intervir, mudando as estratégias.”

Cronograma: Data 08-10-18

Nº de aulas 1 hora/aula

Conteúdo -Conflito que desencadeou a guerra fria -A guerra fria e o embate entre o capitalismo e o socialismo

09-10-18

1 hora/aula

Os conflitos no período da guerra fria nas cidades da Alemanha, Correia e China

Atividade Aula expositiva e dialogada com resumo do conteúdo do livro didático que passarei na lousa sobre o período que antecede a guerra fria e o que foi esse conflito denominado guerra fria. Aula expositiva e dialogada com resumo do conteúdo do livro didático que passarei na lousa sobre como se

15-10-18

1 hora/aula

Atividade 1- Oque foi a guerra fria?

16-10-18

1 hora/aula

A guerra do Vietnã

22-10-18

1 hora/aula

A revolução Cubana

desenrola o conflito nas cidades da Alemanha, China e Coreia. A atividade será realizada individual, entregarei uma cópia do texto o que foi a guerra fria? E cada um terá a aula para fazer a leitura e escrever sua compreensão do texto para entregar. Aula expositiva e dialogada com resumo retirado do conteúdo do livro didático que será passado na lousa com o objetivo de analisar os motivos que causaram a guerra, e evidenciar como um país que lutou firmemente contra o capitalismo e se manteve comunista. Aula expositiva e dialogada com resumo retirado do conteúdo do livro didático que será passado na lousa, analisando as características da revolução cubana, e evidenciar Cuba como um país que lutou como Vietnã contra o capitalismo e se manteve

comunista. 23-10-18

1 hora/aula

O Brasil na guerra fria

29-10-18

1 hora/aula

Fim da guerra fria e suas consequências

30-10-18

1 hora/aula

Atividade2

05-11-18

1 hora/aula

Correção das atividades

06-11-18

1 hora/aula

Prova operatória

Aula expositiva e dialogada, analisar a postura do Brasil frente a guerra fria e o cenário político e conflitos que ocorrem no Brasil neste período. Aula expositiva e dialogada, analisar o fim da guerra fria e suas consequências na política mundial, como a expansão em grande escala do capitalismo. Atividades do livro didático pg. 1391,3,6 e pag.158- 4. Corrigir as atividades do livro didático.

REFERÊNCIA FENELON, Déa. A guerra Fria. São Paulo: Brasiliense, 1984. Esse livro foi importante para incorporar no conteúdo do livro didático, outras fontes sobre o período da guerra fria. BARROS, Edgar de. A Guerra Fria. São Paulo/Campinas: Atual/Unicamp, 1984. Esse livro foi importante para incorporar no conteúdo do livro didático, outras fontes sobre o período da guerra fria. VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História, O mundo por um fio: guerras, revoluções, globalização. São Paulo: Saraiva, 20/16.

O livro didático é usado como ponto norteador dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, ele auxilia nas atividades propostas....


Similar Free PDFs