Pratica iogurte PDF

Title Pratica iogurte
Course Matérias-primas agropecuárias CAG
Institution Universidade Federal do Tocantins
Pages 4
File Size 90.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 62
Total Views 138

Summary

obtenção do iogurte através de técnicas especificas, obedecendo cada passo para assim ter o resultado esperado....


Description

Introdução O leite, sendo a matéria prima do iogurte, é um importante alimento no Brasil, apresentando então grandes produtores. No ano de 2009 o Brasil ocupou a 5° posição entre os principais países produtores de leite. Em relação aos países do continente americano, o Brasil é segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos e respondendo por 17% de toda produção americana. Desde 1975 a produção tem aumentado consideravelmente a cada ano, sendo que de 1990 a 2009 o volume produzido dobrou (RIBEIRO, 2011). O iogurte é um leite coagulado que é obtido através da fermentação láctea, por microrganismos específicos, ao leite pasteurizado e concentrado, com ou sem adição de leite em pó e polpa de frutas. O valor nutritivo do iogurte é muito próximo ao valor do leite de que é originário, conservando as suas propriedades de forma mais durável, sendo rico então em proteínas, vitaminas e cálcio, tendo também menos calorias em comparação aos outros derivados do leite. (BARRETO, 2008). O iogurte propriamente dito só foi conhecido na Europa em meados do século XVI, por volta de 1542, proveniente do Império otomano, aonde terá chegado a partir da Ásia. No Brasil o consumo do produto só foi considerado significativo depois de 1970. O maior consumo de iogurte atualmente é visto na Ásia e Europa Central. A tendência para os próximos anos é de um grande crescimento do consumo desse produto devido à sua imagem positiva de alimento saudável e nutritivo e também às variações que ele vem apresentando, tais como iogurte congelado tipo sorvete, em forma de bebidas, com os mais diversos sabores, entre outros (ROBERT, 2008). O iogurte tem uma importante relevância nos hábitos alimentares, não só por representar uma importante fonte de cálcio, mas também por possuir variadas características nutritivas indispensáveis para o bem-estar. Verifica-se então, que se trata de um produto essencial no dia-a-dia de cada um. Este fato condiciona as necessidades do mercado, o que leva à investigação/criação de novos sabores, novos frutos, entre outros, de acordo com os diferentes públicos-alvo. Esta introdução de variedades é a principal causa do grande aumento de produção de iogurte nestes últimos anos. Deste modo, pode-se afirmar que esta atividade tem um impacto significativo tanto social como econômico. Mas a principal importância no âmbito social é a concepção de novos produtos atendendo as necessidades das pessoas, como por exemplo, iogurtes magros, gordos, com pedaços, com aroma, cremosos, entre muitos outros (SILVA, 2010).

Objetivo A aula prática teve como objetivo a obtenção do iogurte através de técnicas especificas, obedecendo cada passo para assim ter o resultado esperado. Materiais Leite UHT Açúcar cristal Balança analítica Termômetro digital Água Iogurte natural Recipientes Refrigerador Métodos Foram usados dois litros de leite UHT que foi aquecido a 80° C por cinco minutos. Logo após, acrescentou- se 0,240 kg de açúcar cristal, que equivale a 12% do total da massa do leite. Durante todo o aquecimento, a temperatura do leite era monitorada por um termômetro digital. Depois do leite aquecido, ele foi resfriado a banho Maria por 20 minutos, trocando de água cinco vezes, ate alcançar a temperatura de 43° C. O iogurte natural foi adicionado em seguida, realizando assim a inoculação das bactérias. O leite foi colocado em uma estufa mantendo a temperatura de 43° C durante seis horas e em seguida resfriado a 7° C. Foi acrescentada no produto a polpa de fruta, sendo essa homogeneizada em um liquidificador. O iogurte estando assim pronto foi armazenado em um refrigerador. Resultados e discussão O iogurte apresentou-se com característica pastosa e massa lisa, antes de ser acrescentada a polpa de frutas. Depois de acrescentada a polpa de fruta, o iogurte ficou mais liquido, decorrente a homogeneização do iogurte com a polpa no liquidificador.

Conclusão Foi produzido o iogurte obedecendo cada passo. O produto apresentou os resultados esperados, sendo aparentemente consumível apresentado um bom aspecto visual, sendo então alcançado o objetivo da aula prática.

Referencias bibliográficas ROBERT, N. F. Dossiê técnico (Fabricação de iogurtes). Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro-REDETEC, 2008. 33 p. SILVA, A. I. D. Produção de iogurte. Projeto FEUP, Universidade de Porto- Faculdade de Engenharia. Outubro de 2010. RIBEIRO, A. M. Elaboração de iogurte de chocolate com menta. Universidade tecnológica federal do Paraná. Medianeira, 2011. BARRETO, F. Iogurte. Instituto Politécnico de Coimbra; Escola Superior Agrária de Coimbra, 2008....


Similar Free PDFs