Projeto Final Grupo 06 Brasal Coca-Cola PDF

Title Projeto Final Grupo 06 Brasal Coca-Cola
Author Erick Reis
Course GESTÃO DA PROD E QUALIDADE
Institution Universidade de Brasília
Pages 33
File Size 2 MB
File Type PDF
Total Downloads 87
Total Views 128

Summary

Modelo de gestão e produção de uma distribuidora da Coca-Cola....


Description

Faculdade UnB Gama Engenharia - Ciclo Básico Gestão da Produção e Qualidade Prof.ª Rejane Figueiredo Turma A

Produção de Coca-Cola da Empresa BRASAL

Allan Jefrey Pereira Nobre - 15/0029624 (Gestor) Caio Pedro Anselmo Guedes - 14/0133402 Erick Antônio Correa dos Reis - 15/0034156 Filipe Coelho Hilário Barcelos - 15/0059213 Hugo Alves dos Santos Barbosa - 15/0036884 Igor Gabriel M. Evangelista - 15/0037074 Josué Nascimento da Silva - 15/0038933 Ronyell Henrique dos Santos - 15/0046073

Brasília, 13 de junho de 2016

SUMÁRIO

1 - Introdução .................................................................................................... 02 2 - Metodologia ................................................................................................. 03 3 - Especificações de Entrada 3.1 - Recursos Transformadores ............................................................ 04 3.2 - Recursos Transformados ............................................................... 05 4 - Estratégias da Produção .............................................................................. 05 5 - Projetos 5.1 - Projeto de Processos ...................................................................... 09 5.2 - Projeto de Produtos ........................................................................ 14 5.3 - Projeto de Serviços ......................................................................... 16 6 - Projeto da rede de suprimentos e CADEIA de suprimentos ....................... 18 7 - Arranjo Físico e Fluxo ................................................................................... 21 8 - Tecnologia de Processos ............................................................................. 25 9 - Projeto de Organização do Trabalho ............................................................ 29 10 - Qualidade/Melhoramento - Proposta de Melhoria ...................................... 30 11 - Referências ................................................................................................ 32

1

1. INTRODUÇÃO Será estudado nesse trabalho o processo de produção da tão famosa Coca-Cola, produzida pela empresa Brasal Refrigerantes desde 1989, com sede na cidade-satélite de Taguatinga (DF), onde fabrica, comercializa e distribui os produtos da marca The Coca-Cola Company e Heineken. A Coca-Cola é marca líder no mercado de bebidas não alcoólicas e foi lançada no Brasil em 1942, transformando-se em um ícone da cultura nacional, sendo citada em 10 canções de autores conhecidos, como Caetano Veloso na música “Alegria, Alegria”. Desse modo, foi interessante escolher um produto tão influente para poder analisar o processo produtivo mais de perto e com mais atenção. A Brasal, trabalha com: refrigerantes, sucos, chás, águas e cervejas, dentre outros. Produtos com tecnologia de última geração e a mais alta qualidade, resultado do investimento contínuo em melhoria de processos industriais, logísticos e de mercado. Visando aplicar na prática os diversos conceitos teóricos aprendidos nesse curso de Gestão da Produção e Qualidade, tal case foi escolhido de forma a beneficiar em vários aspectos a observação de tais conteúdos ministrados em sala para poder aproveitar a experiência diferenciada em campo e ao mesmo tempo vivenciar um processo produtivo concreto, rompendo as barreiras da sala de aula.

Figura 1 Brasal Refrigerantes - Taguatinga (DF)

2

2. METODOLOGIA Primeiramente, foi escolhido pelo grupo, o case referente a fábrica Ambev, situada no Gama (DF), contudo, após sucessivas tentativas de visitas ao local, todas resultando em falhas, redefinimos o case para a fábrica Brasal, onde, ao realizar tal escolha, permanecemos no ramo de produtos de bebidas, contudo em uma empresa diferente da anterior. Assim como o case, a ferramenta de gestão utilizada pela equipe, também teve de ser redefinida, visto que inicialmente pretendíamos utilizar o Microsoft Project, contudo ao utilizar o Trello, notou-se que este era mais simples e atendia perfeitamente a todas necessidades que o projeto demandava, de modo que foi a escolha final para gerenciar o trabalho do início ao fim. O Trello é uma ferramenta gratuita, flexível e com um visual bastante agradável e intuitivo, que permite gerenciar projetos e organizá-los de forma prática e rápida. Visando tais benefícios, utilizamos essa ferramenta via Browser, que, além da facilidade de utilização, também é acessível a todos os membros do grupo.

Figura 2 Ferramenta de Gestão Utilizada - Trello

3

Um outro fator que favoreceu a escolha da Brasal como case foi o fato de que, apesar da visita ter sido um tanto limitada devido a fatores de sigilo industrial e data de visitas fora do padrão, um membro do nosso grupo já possuía conhecimento abrangente da empresa, visto que já tinha trabalhado no local, e um familiar deste mesmo membro trabalha nessa indústria, possuindo acesso amplo à companhia e grande quantidade de informações à disposição para a análise e avaliação realizada no projeto.

3. ESPECIFICAÇÕES DE ENTRADA 3.1 Recursos Transformadores No processo de engarrafamento é necessária a produção do recipiente PET, para a confecção desse recipiente é comprada uma pré-forma que é aquecida e alongada na forma de uma garrafa por uma máquina sopradora, e logo após isso a garrafa passa por um processo de higienização, por uma máquina lavadora. As latas de alumínio também são higienizadas antes do uso. É seguido um padrão mundial para a produção da Coca-Cola em relação à água, que deve ser filtrada por um grande filtro. O carbonatador é responsável por adicionar dióxido de carbono à mistura e deixar a água gaseificada. Após isso o composto é misturado com a água gaseificada na xaroparia. Entre um equipamento e outro as garrafas são transportadas por esteiras e por transportadores aéreos, que são uma espécie de esteiras que “agarram” as garrafas pela borda. O líquido é colocado nas garrafas/latas por uma máquina enchedora, depois as garrafas são tampadas por uma máquina rosqueadora e então as garrafas são rotuladas por uma máquina rotuladora. Depois disso as garrafas são organizadas em pallets por empilhadeiras e estão prontas para serem levadas aos clientes.

4

Além disso, os recursos transformadores são compostos por cerca de 2200 trabalhadores dentre eles técnicos, operadores de máquina, empilhadeira, produtores, etc. Os serviços de manutenção são feitos pela própria fábrica.

3.2 Recursos Transformados O composto da Coca-Cola é misturado com água gaseificada e depois engarrafada. Primeiramente a água é filtrada e cabonatada (gaseificada) logo depois há a mistura com o composto de Coca-Cola, paralelamente a pré-forma é transformada em garrafa. E então o processo de colocar o refrigerante na garrafa/lata é feito. A Brasal Refrigerantes conta com 2 filiais, uma em Formosa (GO) e outra em Catalão (GO), sendo que a produção da bebida é feita apenas em Brasília e as filiais são distribuidoras. Ela é responsável pela distribuição da Coca-Cola no Distrito Federal, Sudeste e Nordeste de Goiás, Noroeste de Minas Gerais e sul de Tocantins. Os pedidos de abastecimento são feitos por supermercados, bares, restaurantes e outros. De modo que fábrica produz algo em torno de 25 milhões de litros de bebidas por mês. Os fornecedores da Brasal são a Recofarma, que fornece o composto concentrado da Coca-Cola, a Rexam que fornece as latas de alumínio e a Alcooal que fornece a pré-forma das garrafas PET.

4. ESTRATÉGIAS DA PRODUÇÃO Estratégia de produção pode ser definida, de acordo com Johnston, como um conjunto de decisões e ações de uma organização para atender a um conjunto de especificações daqueles que procuram seus produtos. Levando em conta nosso case, a Coca-Cola - Brasal, um dos pontos que mais faz a diferença é seu produto, a Coca-Cola, um produto mundialmente conhecido, estando presente em mais de duzentos países.

5

Mesmo que o seu produto seja o diferencial, a empresa tem que manter alguns parâmetros para que não saia na desvantagem em relação a outras empresas, dentre esses, os parâmetros determinantes, conhecidos também como objetivos de desempenho da produção, os quais serão detalhados a seguir: Qualidade: Por definição, entende-se qualidade de produção como algo relacionado à satisfação dos consumidores externos, não cometendo erros na produção, o que gera um aumento na confiabilidade. Esse objetivo é certamente muito importante para a Brasal, que presa por total qualidade do produto oferecido, pois como se trata de uma empresa de comercialização que distribui produtos de grandes marcas, ela deve manter os mesmos padrões de qualidade como qualquer outra distribuidora ao redor do mundo deveria fazer, para isso a empresa conta com uma produção muito automatizada, e sua matéria prima é de qualidade internacional, como no caso da Coca-Cola, na qual sua fórmula é produzida em uma empresa na Europa. Com relação a distribuição, tal aspecto está ligado a perícia e responsabilidade de seus motoristas e qualidade dos caminhões, que sofrem constantes manutenções para evitar perdas e danos nas cargas. Rapidez: Se define como a adequação do tempo para que o processo venha a ser realizado com maior produtividade no menor tempo possível. A rapidez é um ponto que merece destaque, como se tratam de produtos consumidos em grande quantidade e em toda região, a produção deve acompanhar tal ritmo. A automatização torna todo o processo de produção muito rápido, suprindo toda essa demanda de produto, outo fator que influencia esse objetivo é toda tecnologia envolvida nesse processo. Na distribuição, esse objetivo é igualmente importante, já que para enviar todo esse volume produzido é necessária muita velocidade e agilidade, onde a mecanização desse processo o torna compatível com a escala da demanda de distribuição exigida. Confiabilidade: É fruto da capacidade da empresa de manter prazos prometidos, o que gera estabilidade na produção por meio do uso de um plano 6

de atividades. A confiabilidade pode ser vista com um diferencial para a empresa em questão, pois esta pode obter uma posição privilegiada junto de seus fornecedores e consumidores. A BRASAL Refrigerantes é concessionária e fabricante Coca-Cola desde 1989. Esse longo prazo de atuação no mercado traz muita confiabilidade. A qualidade e a grandeza da marca que o produto carrega também influi diretamente nesse ponto, pois como se trata de um produto muito conhecido e mundialmente consumido, a confiabilidade agregada através do marketing e do tempo de mercado são um “bônus” ao se comercializar produtos tão famosos. Flexibilidade: Significa ser capaz de alterar a produção de alguma forma. No caso da empresa estudada se levarmos em conta pedidos de produtos específicos, essa empresa não tem grande flexibilidade, já que os produtos disponibilizados por ela são bem específicos, além de não trabalharem com pequenas quantidades, tudo é vendido por pallets, o que torna a flexibilidade de produção um objetivo bastante delicado e árduo de ser alcançado pela empresa com os produtos que tem em posse. Custo: Está diretamente relacionado aos outros objetivos, pois todos os tratados anteriormente têm efeitos externos que afetam o custo. Segundo Slack o custo é afetado por outros objetivos de desempenho da seguinte forma: Operações de alta qualidade não desperdiçam tempo ou esforço de retrabalho nem seus clientes internos são incomodados por serviços imperfeitos; Operações rápidas reduzem o nível de estoque em processo, entre as micro operações, bem como diminuem os custos administrativos indiretos; Operações confiáveis não causam qualquer surpresa desagradável aos clientes internos. Pode-se confiar que suas entregas serão exatamente como planejado. Isso elimina o prejuízo de interrupção e permite que as outras micro operações trabalhem eficientemente; Operações flexíveis adaptam-se rapidamente às circunstâncias mutantes e não interrompem o restante da operação global. As operações micro flexíveis podem também trocar rapidamente de tarefas, sem desperdiçar tempo e capacidade. 7

Figura 3 Slack et al – Administração da Produção 2ª ed, pag.80

Logo, uma forma de melhorar o desempenho dos custos é potencializar os outros objetivos, de forma que compensem as perdas por partes, ou seja, a Brasal, possui uma flexibilidade muito baixa, contudo a confiabilidade do processo, a qualidade conforme especificado e a velocidade dos tempos de produção e entrega, compensam tal perda, tornando-a uma empresa que consegue se manter no mercado, concorrendo com outras grandes industrias frente a frente. Dessa forma, a estratégia de produção top-down, que define quais objetivos devem ser priorizados na Brasal, funciona de forma satisfatória, onde um sistema de produção de grande porte, que disponibiliza um produto com grande nome no mercado, realmente deve presar de forma rigorosa pela qualidade, e é isso que foi indicado ao analisar os dados principais da empresa. Desse modo, como característica dessa estratégia de produção, essas decisões refletem em todas as camadas hierárquicas seguintes e têm consequências para todos. Esse tipo de decisão acontece diariamente na empresa e é ideal para atitudes rápidas ou que exijam um nível de estratégia 8

avançado, provindo de um executivo capacitado para manter a eficiência exigida na companhia.

5. PROJETOS 5.1 Projeto de Processos Um projeto de processos possui o objetivo de moldar como deverão estar dispostos os processos de fabricação de um produto para que possam atender as exigências feitas para a entrega do produto final de forma eficaz. No caso do refrigerante Coca-Cola produzido pela empresa Brasal Refrigerantes não é diferente, de modo que existe todo um esquema de processos prontos para atender as especificações da produção do produto. Para que se possa realizar um projeto de processos primeiro é necessário estabelecer bem os objetivos de desempenho da operação de produção do produto, que podem ser: Qualidade: Oferecer recursos adequados, capazes de atender as especificações do produto e/ ou serviço de forma livre de erros, que por sinal, é um dos objetivos mais importantes para a Brasal em todos os produtos, principalmente a Coca-Cola. Rapidez: Possuir menor tempo de atravessamento tornando o processo mais rápido com a taxa de output adequada a demanda, onde a automatização de alguns processos, como o de verificar embalagens irregulares, na produção da Coca-Cola pela Brasal, potencializam esse objetivo, tornando-o relativamente importante para a produção atender a demanda. Confiabilidade: Fornecer recursos de processo confiáveis, no qual, ao carregar uma marca com poder de mercado bem definido, como a Coca-Cola, a Brasal garante um grande nível alcançado de confiabilidade, somando-o com qualidade e rapidez de entrega, mostrando objetivos bem definidos.

9

Flexibilidade: Fornecer recursos com uma gama apropriada de capacitações de modo que os processos possam ser mudados quando requisitado, onde, não se mostra como um objetivo a ser buscado tão facilmente pela empresa. Custo: Fornecer recursos sem desperdício utilizando apenas o que é necessário para o bom funcionamento dos processos e otimizando os custos ao mais baixo possível, de modo que companhia analisada consegue suprir déficits de custo, definindo bem objetivos no projeto dos processos. Desse modo, para a fabricação de Coca-Cola na Brasal Refrigerantes as prioridades são a qualidade, que faz com que a empresa busque melhores fornecedores e ingredientes para que o produto seja o melhor possível, e a rapidez, que ocorre devido a mecanização do processo de produção reduzindo o tempo de atravessamento dos recursos, onde pode ser visualizado na produção das latas, já que as latas fora das especificações pretendidas são imediatamente descartadas. Além da confiabilidade, relativamente, garantida, devido ao tempo de mercado e da força que a marca possui perante o comércio. Analisando, assim, o aspecto volume-variedade que um processo produtivo possui é possível enquadrá-lo em diferentes categorias de tipos de processos, que podem ser vistos como: Processo de Projeto: É um tipo de processo que apresenta produtos bastante customizados e de longo tempo de preparação. O volume nesse tipo de processo é baixo com variedade altíssima. Processo de Jobbing: Possui alta variedade e baixo volume. Os produtos compartilham os recursos de operação com diversos outros. Processos em Lotes ou Bateladas: Pode possuir alto ou baixo volume, uma vez que os lotes produzidos podem ser de apenas algumas unidades até centenas ou milhares de unidades. O mesmo ocorre com a variedade, visto que os produtos podem ser totalmente novos ou produtos já existentes com algumas variações adicionadas.

10

Processos em Massa: São produções em larga escala de volume com variações relativamente estreitas em características fundamentais do produto, variando em características secundárias. Processos Contínuos: Possuem volumes ainda maiores do que processos em massa e variedade ainda menor. Serviços Profissionais: É necessário muito tempo para o contato com o cliente, pois possibilitam um alto nível de customização do produto que pode ser adaptado para cada cliente especificamente. Lojas de Serviços: Possuem contato com o cliente, customização, volume de clientes e liberdade de decisão do pessoal, de modo que varia de um serviço profissional a um processo em massa. Serviços de Massa: Possuem muitas transações de clientes, tempo de contato limitado e pouca customização de produto. Dentre os vários tipos de processos que podem ser analisados, verifica-se que a produção da Coca-Cola pela Brasal pode ser dita como um tipo de processo que está entre Lotes e em Massa, pois busca a produção de um volume muito alto do refrigerante, além de que a empresa não possui muita variedade em produtos totalmente distintos, de modo que a produção de bebidas se diferem em características secundárias como sabor, cor, embalagem e tipo de bebida.

Figura 4 Coca-Cola Tradicional ‘Case’ (Produzida Pela Brasal)

Figura 5 Coca-Cola Zero (Produzido Pela Brasal)

11

Figura 7 Sprite (Produzido Pela Brasal)

Figura 8 Fanta Laranja (Produzido Pela Brasal)

Figura 9 Guaraná Kuat (Produzido Pela Brasal)

Figura 10 Schweppes (Produzido Pela Brasal)

Para visualizar o processo detalhadamente projetado e as atividades que ele possui pode-se utilizar um mapa de processos. A seguir, pode-se observar o mapa de processos da fabricação da Coca-Cola na Brasal Refrigerantes, contudo é importante salientar que tal mapa foi montado a partir de dados coletados, e forma que pode apresentar diferenças peculiares em relação ao processo real de produção. 12

13

Figura 11 Mapa de Processos da Coca-Cola ‘Case’

5.2 Projeto de Produtos A história da Brasal Refrigerantes se dá início em 1989, onde a necessidade de diversificar e ampliar os negócios fez com que a Brasal investisse no setor industrial, com a compra de uma franquia da Coca-Cola. A engarrafadora era pequena, com 350 funcionários, fábrica no SIA e frota de caminhões já muito antiga. Logo no início, passou por melhorias administrativas e de infraestrutura, até a inauguração da nova fábrica em Taguatinga Sul. Em 1995 foi inaugurada a nova fábrica da Brasal Refrigerantes. Localizada em uma área de 66.000m² em Taguatinga Sul às margens da BR-060, a empresa instalou-se em um ponto estratégico para a distribuição de bebidas no Distrito Federal e regiões do entorno. Esta nova planta tem capacidade para instalar até 14

5 linhas de produção e produzir em torno de 40 milhões de litros de bebidas por mês. O ano de 2010 representou um importante período para a Brasal Refrigerantes. A empresa ampliou suas estruturas, inaugurando uma expansão em Taguatinga Sul, com 37 mil m² de área construída e 100 mil m² de área total. Hoje, a empresa com cerca de dois mil funcionários é uma das mais eficientes do sistema Coca-Cola no Brasil. O contato de um cliente com a empresa se dá através do produto. Quando o resu...


Similar Free PDFs