Prova 14 Abril 2016, questões e respostas PDF

Title Prova 14 Abril 2016, questões e respostas
Course Fisioterapia Respiratória
Institution Universidade Estadual da Paraíba
Pages 54
File Size 1.1 MB
File Type PDF
Total Downloads 29
Total Views 152

Summary

Arquivo com questões de revisão para a prova de fisiologia respiratória. ...


Description

Revisão de provas antigas - Pneumofuncional 1. A respeito do sistema respiratório, analise as afirmações: I. A faringe é dividida em três regiões, na região específica da nasofaringe, encontra-se o óstio faríngeo da tuba auditiva, que é uma abertura de comunicação entre a orelha interna e a faringe. (f) II. A laringe é um importante órgão de condução do ar e responsável pela produção do som da voz. Já a traqueia é uma estrutura composta por cartilagens em forma de C e na sua região posterior encontra-se a parede membranácea da traqueia. (v) III. Os pulmões são órgãos que se encontram numa cavidade denominada de cavidade pulmonar. São envolvidos pela pleura, uma fina membrana de tecido conjuntivo, que apresenta dois folhetos: a pleura visceral, ligada ao órgão e a pleura parietal, unida à parede interna do tórax, entre estes dois folhetos existe um espaço virtual preenchido pelo líquido pleural. (v) IV. Os brônquios principais direito e esquerdo conduzem o ar diretamente aos segmentos pulmonares que realizam a hematose. (f) V. Nos segmentos pulmonares, é onde acontece a hematose, que envolve os bronquíolos respiratórios, alvéolos pulmonares e vasos sanguíneos. (v) Assinale a alternativa: a) Se todas as afirmativas são corretas. b) Se as afirmativas I, II são corretas. c) Se as afirmativas II, III e V são corretas. d) Se as afirmativas I, II, V são corretas. e) Se as afirmativas I, III, IV são corretas. 2. A coluna da esquerda apresenta alguns transtornos respiratórios e a da direita, os conceitos desses transtornos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1- Pneumonia 2- Atelectasia 3- Enfisema pulmonar 4- Asma (2) Fechamento ou colapso dos alvéolos. (4) Processo inflamatório crônico das vias aéreas superiores. (3) Distensão anormal dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, com destruição das paredes alveolares. (1) Processo inflamatório que acomete o parênquima pulmonar, geralmente causado por microrganismos patogênicos. Marque a sequência correta. a) 4, 2, 1, 3 b) 3, 1, 2, 4 c) 2, 4, 3, 1 d) 1, 3, 4, 2

3. Os pulmões possuem algumas diferenças anatômicas. Comparando-se o pulmão direito com o pulmão esquerdo, observamos a existência de um número diferente de lobos pulmonares. Esta diferença está indicada na seguinte alternativa: a) No lado esquerdo, o pulmão possui três lobos. b) O pulmão direito possui apenas dois lobos. c) O pulmão esquerdo possui um lobo superior e um lobo inferior. d) O pulmão direito possui dois lobos laterais e um lobo medial. e) O pulmão esquerdo é duas vezes maior do que o pulmão direito. 4. FUMO MATA 3 MILHÕES POR ANO DIZ A OMS “O maior estudo já realizado sobre os efeitos do fumo nos últimos 50 anos concluiu que o tabagismo se tornou a maior causa de morte entre os adultos do primeiro mundo”. (Folha de São Paulo - 20/09/94) A longo prazo o fumo pode levar o indivíduo à morte. Além disso, a cada cigarro, o fumante absorve uma substância, o monóxido de carbono, que tem efeito nocivo imediato no organismo, já que: a) desnatura a hemoglobina, impossibilitando o transporte de oxigênio e gás carbônico. b) reage com a água, no plasma sanguíneo, produzindo ácido carbônico capaz de diminuir o pH do meio celular. c) ao associar-se com a hemoglobina, impede-a de realizar o transporte de oxigênio. d) ao combinar-se com a hemoglobina, impossibilita o transporte e a liberação do gás carbônico pelo organismo. e) ao combinar-se com o ácido carbônico no plasma, impede a liberação do oxigênio. 5. A obstrução dos bronquíolos impede que o oxigênio atinja: a) a faringe. b) o esôfago. c) a laringe. d) a traqueia. e) os alvéolos. Nos esquemas anteriores o aparelho respiratório humano está sendo representado e neles são localizadas suas principais estruturas, tais como: vias aéreas superiores, traqueia, brônquios, bronquíolos, bronquíolos terminais e sacos alveolares, que se encontram numerados. Sobre este desenho são feitas três afirmativas: I - Em 4, o ar passa em direção aos pulmões após ter sido aquecido em 1. II - Em 6, o oxigênio do ar penetra nos vasos sanguíneos, sendo o fenômeno conhecido como hematose.

Ill - Em 8, o gás carbônico proveniente do sangue passa para o ar. Assinale: a) se somente I for correta b) se somente II for correta c) se somente I e II forem corretas d) se somente I e III forem corretas e) se I, II e III forem corretas 7. A sequência das estruturas do sistema respiratório pulmonar é: a) fossas nasais - laringe - esôfago - brônquios - traqueia b) fossas nasais - faringe - laringe - traqueia - brônquios c) fossas nasais - laringe - faringe - traqueia - brônquios d) fossas nasais - faringe - esôfago - traqueia - brônquios e) fossas nasais - faringe - traqueia - laringe – brônquios 8. A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem: I - Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa torácica. (v) II - Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. III - Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico. (f) IV - Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume torácico e empurra o ar usado para fora dos pulmões. (v) Assinale as opções corretas: a) I e II. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) Todas.

9. Examine as afirmativas abaixo, relativas à respiração humana: I - Ela é responsável pela absorção de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2) (v). II - O feto humano respira através de brânquias enquanto está na bolsa amniótica e, a partir do oitavo mês, as brânquias se transformam em pulmões.

III - O sangue se utiliza dos glóbulos brancos para transportar o oxigênio, pois estes aumentam bastante a capacidade do sangue de transportar gases. (f) IV - O ar penetra pelo nariz e passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde se dá a troca dos gases. (v) Estão corretas somente as afirmativas: a) I e II b) II e III c) I e IV d) I, III e IV e) II, III e IV

10. Precisamos respirar a cada minuto de nossas vidas, mas não nos preocupamos com a nossa necessidade de respirar e nem mesmo pensamos sobre isso frequentemente. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Respirar é uma função controlada pelo sistema nervoso, podendo ser afetada pelo sistema endócrino. b) O aumento da frequência respiratória normalmente está acompanhado pelo aumento da taxa circulatória. c) A hematose é um processo contínuo podendo ser favorecida pelo aumento da frequência respiratória. d) O padrão de respiração ajusta-se facilmente em coordenação com outras atividades, como falar e comer.

11. Em relação ao homem, que alternativa está errada? a) O sangue venoso, que contém o CO2 excretado pelas diversas células do organismo, passa pelo coração e, circulando por veias, vai até os pulmões. b) Ao nível dos alvéolos pulmonares, o CO2 é liberado e o O2 absorvido pelo sangue. Este sangue arterial volta ao coração, circulando por veias, e é bombeado para todo o corpo, passando pelas artérias. c) O alimento, reduzido a subunidades em grande parte pela ação das enzimas digestivas, passa para os líquidos circulantes, principalmente ao nível do intestino delgado, e é então levado até às células. d) Nas células, a energia contida nos alimentos é liberada na presença de 02, com desprendimento de CO2 e água. e) Substâncias não utilizadas pelas células, que podem prejudicar o organismo, quando acumuladas, passam para o sangue, de onde sâo eliminadas pelos rins e pelos pulmões.

12. Nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina:

a) Monóxido de carbono e absorve oxigênio. b) Dióxido de carbono e absorve oxigênio e nitrogênio. c) Oxigênio e absorve dióxido de carbono. d) Dióxido de carbono e absorve apenas oxigênio. e) Monóxido de carbono e absorve hidrogênio. 13. O sistema respiratório tem função de ofertar oxigênio ao organismo e expelir gás carbônico. O principal músculo que auxilia o processo respiratório é: a) esternocleidomastoideo. b) diafragma. c) pulmão. d) nenhuma das anteriores. 14. Na cavidade nasal existem os seios paranasais, que contêm ar e têm como função principal manter os ossos cranianos. Sua função secundária é de: a) fornecer muco para a cavidade nasal. b) transportar oxigênio. c) formar uma camada de ressonância para formação de sons. d) dar tonalidade à voz. e) alternativas a e c estão corretas. f) alternativas c e d estão corretas.

15. Após o nariz temos a faringe, que liga a cavidade oral à entrada da laringe e do esôfago. A sequência de sua divisão é: a) orofaringe, rinofaringe, laringofaringe. b) rinofaringe, laringofaringe, orofaringe. c) nasofaringe, orofaringe, laringofaringe. d) laringofaringe, orofaringe, nasofaringe.

16. A hematose é a troca de gases que acontece com auxílio de alguns componentes do sangue por difusão. Esses elementos do sangue são: a) glicose, hemoglobina. b) hematócrito, hemoglobina, glicose. c) hemoglobina, eritrócitos.

d) glicose, eritrócitos, hematócrito.

17. O volume de ar trocado em um minuto é chamado de ventilação. A ventilação normal representa um volume corrente de 500 ml em um ritmo de quantas respirações por minuto, em um indivíduo adulto? a) De 12 a 20 mrpm. b) De 15 a 20 mrpm. c) De 20 a 25 mrpm. d) Nenhuma das anteriores.

18. Dentre os volumes pulmonares, temos o volume de ar nos pulmões após a inalação máxima, incluindo o volume residual equivalente a 6.000 ml. Esse volume é chamado: a) capacidade vital. b) volume corrente. c) capacidade pulmonar total. d) volume residual.

19. O aumento de CO2 (dióxido de carbono) e do íon H+ (hidrogênio) no sangue excita o bulbo e aumenta a ventilação, e sua queda deprime o bulbo, diminuindo os movimentos respiratórios. Além desse, há outros fatores que afetam a respiração, tais como: a) exercícios físicos. b) grandes altitudes. c) pressão sanguínea. d) estímulos sensoriais. e) alternativas a, b, c e d são falsas. f) alternativas a, b, c e d são corretas.

20. Em condições normais de repouso, quantos litros de sangue circulante passam pelos pulmões por minuto? a) 3 l. b) 5 l. c) 7 l.

d) 10 l. e) 15 l. 21. A terminologia para um paciente com respiração dentro dos parâmetros normais é:

a) eupneico. b) dispneico. c) taquipneico. d) apneico.

22. Quanto aos movimentos respiratórios, podem sofrer alterações dependendo do uso da musculatura acessória. Uma respiração caracterizada por apresentar apneia seguida de inspiração e expiração mais intensas é chamada de: a) respiração de Biot. b) respiração normal. c) respiração de Kusmaul. d) respiração de Cheyne-Stokes.

23. Hemoptise é definida como expectoração com estrias de sangue, cujas causas podem ser, EXCETO: a) estomacal. b) da tuberculose. c) da bronquiectasia. d) da bronquite crônica ou aguda. e) de abscesso pulmonar. 24- Um paciente de 70 anos deu entrada na emergência de um hospital e sua avaliação gasométrica revelou o seguinte resultado: pH 7.22; PCO² 62 mmHg; HCO³ 32 mEq/L; PaO² 57 mmHg. Assinale a afirmativa correta que elucida essa gasometria. A) Acidose metabólica com hipoxemia. B) Insuficiência ventilatória crônica com hipoxemia. C) Hiperventilação alveolar aguda com hipoxemia. D) Insuficiência ventilatória aguda com hipoxemia. E) Alcalose respiratória sem hipoxemia.

25- Um paciente de 70 anos deu entrada na emergência de um hospital e sua avaliação gasométrica revelou o seguinte resultado: pH 7.22; PCO² 62 mmHg; HCO³ 32 mEq/L; PaO² 57 mmHg. Assinale a afirmativa correta que elucida essa gasometria. A) Acidose metabólica com hipoxemia. B) Insuficiência ventilatória crônica com hipoxemia. C) Hiperventilação alveolar aguda com hipoxemia. D) Insuficiência ventilatória aguda com hipoxemia. E) Alcalose respiratória sem hipoxemia.

26- Ocorre uma forma de respiração com alteração crescente e decrescente da amplitude respiratória (aumento do volume corrente) com intervalos da apnéia e hipopnéia, que pode ser observada em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, desordens neurológicas (hemorragia intracerebral, infarto e embolia), e também ocorre em idosos, recém nascidos prematuros e pessoas saudáveis em grande altitude. Denominamos esse padrão respiratório de:

A) platipnéia. B) respiração Paradoxal. C) respiração Assincrônica. D) respiração de Cheyne-Stockes. 27- Sobre a anatomia e função dos músculos respiratórios, pode-se afirmar que: I. Quanto (>) o volume pulmonar do DPOC (>) será a zona de aposição e () a pressão transpulmonar (>) será o volume corrente. Está(ão) correta(s): A) Apenas I e II. B) Apenas a III. C) Apenas II, III e IV.

D) Apenas III e IV. E) Apenas a I.

28- A distribuição regional da ventilação e da perfusão é afetada pelas diferenças regionais de pressão de expansão. Sobre elas, é correto afirmar: I. Os alvéolos da região não dependente estão mais aerados e ventilados. II. A perfusão é maior na região dependente dos pulmões. III. A relação ventilação perfusão é maior em base do que em ápice. IV. Durante a inspiração, a expansão e a ventilação são maiores nos alvéolos das bases pulmonares. Está(ão) correta(s): A) Apenas a II. B) Apenas II e III. C) Apenas II, III e IV. D) Apenas III e IV. E) Apenas I, II e IV.

29- A capacidade inspiratória, vital e residual funcional de um indivíduo que apresenta: volume corrente de 500 mL, volume de reserva inspiratório de 2.300 mL, volume de reserva expiratório de 1.200 mL e volume residual de 1.100mLcorresponde a: A) 2.300 mL, 4.000mLe 1.200 mL. B) 1.700 mL, 3.500mLe 2.300 mL. C) 2.800 mL, 4.000mLe 2.300 mL. D) 2.300 mL, 2.800mLe 1.100 mL. E) 2.800 mL, 4.000 ml e 1.200 mL. 30- Na avaliação do sistema respiratório o fisioterapeuta deve observar aspectos como padrão respiratório, expansibilidade torácica, tosse, tipo de tórax e a ausculta respiratória. Sobre avaliação desse sistema, assinale a alternativa INCORRETA: A) O padrão respiratório é a observância do predomínio da movimentação torácica, abdominal ou mista durante as incursões respiratórias.

B) A ausculta respiratória identifica o murmúrio vesicular e a presença de ruídos adventícios, sendo o sibilo um som agudo audível na inspiração e expiração C) A expansibilidade torácica pode ser avaliada por meio de uma fita métrica posicionada na região axilar, mamilar e xifoideana. D) A tosse é um reflexo de defesa, sendo ineficaz quando na avaliação o paciente não consegue tossir por não ter força da musculatura expiratória. E) Na inspeção do tórax do paciente, podem-se observar caixas torácicas do tipo tonel, em peito de pombo ou cifoescoliótico. 31- Assinale a alternativa que apresenta corretamente quais os músculos que devem ser contraídos, na realização do procedimento de ventilação normal em repouso. A) Intercostais internos e diafragma B) Peitoral maior e subclavicular C) Peitoral maior e intercostais externos D) Abdominal e trapézio E) Paravertebrais e trapézio

32- A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) caracteriza-se ela presença de uma obstrução do fluxo de ar, costuma ser progressiva e pode estar acompanhada pela hiper reatividade das vias aéreas. Quanto ao quadro clinico das DPOC, podemos citar, EXCETO: a) Ausculta Pulmonar: sibilos, crepitações e roncos. b) Sons pulmonares aumentados. c) Cianose. d) Hipertrofia da musculatura acessória da ventilação. 33- Observe as afirmativas sobre ausculta pulmonar: I. Os sons produzidos pelo movimento do ar de forma anormal são chamados de adventícios. II. As crepitações finas, audíveis no final da inspiração podem ser encontradas no edema pulmonar. III. O laringoespasmo pode ser diagnosticado pela cornagem e pelos estridores. IV. O ruído agudo (sibilo) audível durante a expiração é compatível com broncoespasmo.

Combase nas informações acima, é correto afirmar: A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. C) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. D) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 34- Observe as afirmativas sobre ausculta pulmonar: I. Os sons produzidos pelo movimento do ar de forma anormal são chamados de adventícios. II. As crepitações finas, audíveis no final da inspiração podem ser encontradas no edema pulmonar. III. O laringoespasmo pode ser diagnosticado pela cornagem e pelos estridores. IV. O ruído agudo (sibilo) audível durante a expiração é compatível com broncoespasmo. Com base nas informações acima, é correto afirmar: A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. C) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. D) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 35- Tosse, dispneia e dor são sintomas muito comuns, observados nos pacientes com doenças pulmonares, sendo correto afirmar: I. Tosse ou escarro com sangue é chamado de hematêmese. II. Tosse noturna acompanhada de dispneia está relacionada com insuficiência ventricular esquerda. III. Dispneia na posição deitada é chamada de ortopneia. IV. Dor pontiaguda localizada na parte posterior das costas durante a inspiração profunda é compatível com a dor pleurítica. A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

C) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. D) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

36- A capacidade inspiratória, vital e residual funcional de um indivíduo que apresenta: volume corrente de 500 mL, volume de reserva inspiratório de 2.300 mL, volume de reserva expiratório de 1.200 mL e volume residual de 1.100mLcorresponde a: A) 2.300 mL, 4.000mLe 1.200 mL. B) 1.700 mL, 3.500mLe 2.300 mL. C) 2.800 mL, 4.000mLe 2.300 mL. D) 2.300 mL, 2.800mLe 1.100 mL. E) 2.800 mL, 4.000 ml e 1.200 mL. 37- Uma gasometria arterial que apresenta: pH: 7.30; PaO² : 55 mmHg; PaCO² : 54 mmHg; HCO³ : 23 mEq/L; BE: - 05 mEq/Le SaO² : 89%, revela: A) acidose metabólica / hipoventilação. B) alcalose respiratória / hiperventilação. C) acidose respiratória / hipoventilação. D) alcalose metabólica / hiperventilação. E) apenas hipoxemia. 38-Pode-se concluir pela Avaliação da Função Pulmonar que as reduções de todos os volumes pulmonares e de todas as capacidades pulmonares estão associadas a distúrbios a) metabólicos. b) obstrutivos. c) infecciosos. d) restritivos. e) obstrutivos e restritivos de qualquer natureza. 39. Em relação às propriedades elásticas do pulmão, é correto afirmar: (A) a complacência pulmonar é definida como alteração de volume por unidade de alteração de fluxo. (B) surfactante tem o importante papel de diminuir a tensão superficial dos alvéolos, aumentando a complacência do pulmão e reduzindo o trabalho ventilatório.

(C) edema alveolar aumenta a complacência ao diminuir a ventilação alveolar, em contrapartida, doenças que causam fibrose do pulmão diminuem a complacência. (D) a tensão superficial dos alvéolos não tem influência no comportamento pressãovolume. (E) a perda de surfactante traz como conseqüências a alta complacência pulmonar e alvéolos cheios de ar. 40. Em relação às propriedades elásticas do pulmão, é correto afirmar que (A) edema alveolar aumenta a complacência ao diminuir a ventilação alveolar, em contrapartida, doenças que causam fibrose do pulmão diminuem a complacência. (B) a complacência pulmonar é definida como alteração de volume por unidade de alteração de fluxo. (C)) o sufactante tem o importante papel de diminuir a tensão superficial dos alvéolos, aumentando a complacência do pulmão e reduzindo o trabalho de respiração. (D) a tensão superficial dos alvéolos não tem influência alguma no comportamento pressão-volume. (E) a perda de surfactante traz como consequência a alta complacência pulmonar e alvéolos cheios de ar. 41. A insuficiência respiratória I. aguda pode ser causada pelas alterações da capacidade de carreamento do oxigênio até as células, como ocorre em...


Similar Free PDFs