Prova 2017, questões e respostas PDF

Title Prova 2017, questões e respostas
Course Biofísica Molecular e Celular
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pages 2
File Size 190.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 15
Total Views 162

Summary

Prova de 2017 da disciplina área 2...


Description

Prova Área II – Membranas e Canais Iônicos 1. Classifique os tipos de transporte através da membrana explicando suas características principais. Os tipos de transporte através da membrana se dividem em dois grandes grupos: Transporte Passivo e Ativo. PASSIVO: Sem gasto de ATP, é espontâneo e a favor do gradiente. - DIFUSÃO SIMPLES: diretamente através da matriz lipídica - DIFUSÃO MEDIADA: por canais seletivos ou carregadores ATIVO: Mecanismo de transporte através da membrana plasmática, não espontâneo, realizado contra o gradiente e, por isso, com gasto de ATP. - TRANSPORTE ATIVO PRIMÁRIO: onde o carregador processa também o ATP, como a Bomba Na+, K+ ATPase. - TRANSPORTE ATIVO SECUNDÁRIO: uso indireto do ATP, isto é, se produz um gradiente químico com energia. Ex: Na+-glicose 2. Explique: (a) Descreva os principais fatores responsáveis pelo Potencial de repouso das células não excitáveis, como a Glia; Os principais fatores são a permeabilidade dos íons potássio (K+) e as proteínas aniônicas não difusíveis (PAND's). A membrana tem canais de vazamento para o K+ que estão permanentemente abertos, então ele pode entrar e sair. O K+ está mais concentrado dentro do que fora da célula, então seu gradiente químico aponta para fora, o que significa que ele tende a sair da célula (segundo o ∇ químico). Por outro lado, dentro da célula existem PAND's que, como o nome diz, são negativas e não podem sair da célula (por difusão). As PAND's “puxam” os cátions K+ para dentro da célula para regular o gradiente elétrico. Para entrar em equilíbrio eletroquímico é preciso considerar esses dois fatores. A diferença de potencial do equilíbrio é obtida pela equação de Nernst.

(b) E como funciona o Potencial de repouso nas células excitáveis, como o neurônio? Nas células excitáveis, além do cátion K+ e das PAND’s, também existem cátions Na+ e ânions Cl-. Os íons de sódio tem dois gradientes (químico e eletrico) apontando para dentro da célula porque ele é positivo ( enquanto o interior é negativo) e ele está mais concentrado fora que dentro. Para evitar um fluxo muito grande de Na+ para dentro da

célula, a membrana plasmática tem uma permeabilidade muito menor para o Na+do que para o K+. O cloreto tem gradiente elétrico apontando para fora e o quimico para dentro. O equilíbrio é a unidade com gasto de ATP, é chamado de estado estacionário. O Cloreto funciona como um tampão, tentando manter a ddp.

Mini Tabela Perm.

3. Descreva as frases de um potencial de ação em termos da: (a) Variação do potencial elétrico que é observada, dando o nome de cada etapa. A: O processo de despolarização se inicia a partir de um estimulo que abre os canais com portão (ccp) de Na+ B: Os canais com portão de Na+ se fecham, os CCP de K+ estão abrindo e as bombas Na+, K+ ATPase estão trabalhando para tentar repolarizar a célula. C: Após a repolarização, como os CCP do K+ são lentos as vezes e ao contrario dos de Na+ (que possuem 2 portoes) possuem um único portão fazendo com que a célula fique hiperpolarizada. A célula só volta para o seu P.R, quando as CCP’s se fecham e as bombas voltam a agir. Permeabilidade Pk+ PNa+ (b) Participação de cada um dos diferentes tipos de PClproteínas de membrana envolvidas: 1 0,04 Em A os CCP de Na+ se abrem. Eles tem um gatilho, depois 0,45 de fechados precisam ser reengatilhados. Os CCP do K+ são mais simples mas também mais lentos Até que eles consigam abrir para que o K+ saia a célula já está sendo “invadida” por Na+. Esse processo é bastante rápido, como se pode ver pelo gráfico da parte (a) da questão. Em B os CCP do K+ estao trabalhando e as bombas de Na+, K+, Atpase estão fazendo sua parte também, mas ainda assim o processo de repolarização é mais lento. D é o chamado período refratário, onde independentemente do tamanho do estímulo, não se iniciará um novo potencial de ação. Isso ocorre porque os CCP do Na+ precisam reegatilhar e isso leva um certo tempo. C: a hiperpolarização ocorre devido ao tempo que os CCP para o K+ demoram para fechar. 4.

Questão do Guido. Explique:

(a) (b)

Como a dopamina ativa a PKa; Explique 2 pontos nos quais esta ativação é revertida ao estado basal após a estimulação; (c) O que acontece com esta sinalização na presença de cocaína....


Similar Free PDFs