Prova 2017, questões e respostas PDF

Title Prova 2017, questões e respostas
Course Parasitologia Médica
Institution Universidade Federal de Juiz de Fora
Pages 4
File Size 95.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 48
Total Views 134

Summary

Dicas e questões da primeira prova de Parasitologia do curso de Medicina da UFJF....


Description

1ª prova de Parasitologia - Dicas e Questões

DICAS Geralmente é 1 questão para cada parasito. Saber qual professor deu o que pode ajudar na hora de achar a resposta! Essa é malandragem. Muito importante saber qual é a forma infectante de cada parasito! Geralmente é larva L3, mas tem exceções. Tricuríase por exemplo, é L1. As vezes é necessário tomar outra dose do remédio (no caso de parasitos que fazem ciclo pulmonar). Isso porque alguns remédios atuam contra as formas adultas, e se a pessoa tiver larvas nos pulmões, elas vão sobreviver. Eles adoram questão disso. Lembrar da relação da estrongiloidíase com os corticoides! O corticoide é similar ao hormônio hidroxiecdisona, responsável pela maturação das larvas. A gente falou disso na prática, mas não tem no Neves, nem na apostila do Davidson (!) Não costuma pedir tratamento, mas se pedir, cuidado na hora de falar "e" ou "ou". Vi bastante gente errando isso nos casos clínicos! Ex: "Praziquantel e Niclosamida" é diferente de "Praziquantel ou Niclosamida".

Eles adoram dar umas informações e perguntar se tem alguma coisa a ver com outra. Ex: O enunciado fala que uma moça tinha crises convulsivas e apresentou proglótides nas fezes. Aí perguntou se existia alguma relação.

Sempre tem uma questãozinha de Enterobíase... Costuma pedir como ocorre a transmissão (auto-infecção, etc) e como ela pode ser evitada.

QUESTÕES Coloquei as respostas no final, pra vocês treinarem.

1) Qual helmintose tem ovo com opérculo? Nessa helmintose pode haver auto-infecção?

2) Um lutador de boxe vegetariano pode pegar teníase?

3) Uma moça tinha crises convulsivas frequentes e apresentou proglótides nas fezes. Existe relação entre as crises e o achado do EPF? Déjà vu!

4) Criança na escola com dermatite serpinginosa. Mãe com medo do filho infectar outras pessoas. Isso pode acontecer?

5) Ancilostomose: Meios de transmissão e os sintomas principais.

6) Paciente com mielorradiculopatia. Qual é a provável parasitose e qual é a forma evolutiva responsável pelos sintomas?

7) Paciente com filariose (bolsa escrotal aumentando, linfedemas, etc). O médico (que não estudou na ufjf) pediu EPF. A conduta foi correta?

8) Questão de Oncocercose. Saber os sintomas e com quais formas evolutivas eles estão relacionados.

9) Paciente fez colonoscopia e acharam vermes de menos de 1 cm com motilidade e vermes de 5-8 cm na mucosa com área posterior enrolada. Pedia pra identificar e falar se eles eram geohelmintos.

10) Paciente de área rural com leucemia e suspeita de estrongiloidíase. O médico pediu um EPF (Baermann-Moraes). A conduta foi correta?

QUESTÕES EXTRAS

1) Falava que a menina defecou um verme de 8cm, tomou ALBENDAZOL por conta própria e depois de 30 dias apareceu de novo nas fezes. O que aconteceu? 2) Por que larva migras migra na pele? 3) Por que pega mais fácil ter Ancilostomose em área rural? 4) Qual o tratamento para Onchocerca volvulus? 5) Seu amigo diz que não come carne de boi porque tem medo de pegar cisticercose. Explique porque ele errrrooou. 6) Estudante fez método de sedimentação e achou só ovos inférteis de Ascaris. Por que? Podem dar prosseguimento ao ciclo? 7) Tricuriase pode dar auto-infecção? 8) Saber sobre a fase crônica da Filariose Linfática 9) Ancilostomose: explicar como se dá a transmissão. 10) Estrongiloidíase = explicar método de Baermann-Moraes 11) Cite 2 exemplos de Geohelmintose 12) Diferenciar a transmissão da teníase e da cisticercose (chance boa de cair isso) 13) V ou F sobre seminários Essa foi um amigo que me passou, então não tenho certeza dos enunciados / respostas. - Fasciola hepática = hospedeiro intermediário é o caramujo (V) - H. nana pode pegar cisticercose (F) - Pode diagnosticar outro tipo de teníase por meio de pesquisa de anticorpo IgG (F) - Todas as helmintoses supracitadas podem ser melhoradas com destino adequado das fezes com os ovos ? (F) -> Fasciola Hepática não é ovo. - Teníase do peixe pode dar cisticercose ? (F) - Pode-se diagnosticar Teníase do peixe pela IgM ? (F) - EPF é um tipo de exame parasitológico das fezes (F) - Pra um parasito X uma medida profilática é o tratamento da água? - Balantidium coli tem caramujo como hospedeiro (F)

Respostas: 1) Tricuríase. Não, pois é uma geohelmintose (ovo tem que passar pelo solo) 2) Não. Teníase = ingestão de carne de boi/porco contendo cisticercos. Cisticercose = ingestão de ovos (podem estar em verduras, etc..). 3) Crises convulsivas estão mais relacionadas com Neurocisticercose, e a presença de proglótides nas fezes é característico de teníase. Porém, como ela tem teníase, ela pode ter sofrido uma autoinfecção e passou a ter cisticercose também (meio improvável, mas imagina que droga). Pra confirmar se tem ou não neurocisticercose, pode ser feito um exame de imagem. 4) Não, pois é Larva Migrans Cutânea e a larva morre naturalmente, sem riscos de contaminações. 5) Essa é tranquila né. 6) Esquistossomose medular, onde o ovo é o causador da mielorradiculopatia (cai no canal medular e a gera uma reação inflamatória granulomatosa). Falamos disso na aula prática! 7) Não, porque o parasito não é eliminado junto às fezes. Seria melhor fazer uma pesquisa de microfilárias no sangue periférico ou uma biópsia de linfonodo, por exemplo. 8) Microfilárias causam dermatite oncocercótica, lesões oculares e linfáticas, etc... Vermes adultos causam os oncocercomas (ou se você quiser ser chique, nódulos oncocercóticos subcutâneos). 9) Pelo tamanho, morfologia e localização (intestino grosso), provavelmente é Tricuríase e Enterobiose. Tricuríase é geohelminto sim. Essa questão não tava na minha prova, então não sei se tinha mais informações no enunciado. 10) Sim. Baermann-Moraes e Rugai são os métodos usados para confirmar a estrongiloidíase, porque se baseiam no termo/hidrotropismo das larvas). O interessante dessa questão é a relação da leucemia com a estrongiloidíase, por causa do imunocomprometimento, etc. Lembram disso da prática? (não)...


Similar Free PDFs