Realismo no Brasil - Resumo Língua Portuguesa PDF

Title Realismo no Brasil - Resumo Língua Portuguesa
Course Língua Portuguesa
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 4
File Size 48.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 93
Total Views 135

Summary

Resumo sobre o Realismo no Brasil, como foi seu surgimento e origem, além de citar algumas obras e autores....


Description

UNIVERSIDADE NILTON LINS

Aluno: José Daniel Santos Conteúdo: Introdução ao Realismo Brasileiro Contexto Histórico Origem

Introdução ao Realismo no Brasil

No dia 7 de setembro de 1822 foi declarado a independência de nosso país, o Brasil. Apesar ter cortado laços com Portugal, os costumes do país europeu continuou predominante no Brasil.

Dessa forma, o Brasil tentou copiar várias coisas de países europeus, se inspirar para fazer igual, além disso, sofreu forte influência da literatura europeia, principalmente da França e Portugal, que em épocas alcançou algumas escolas literárias como:

   

Romantismo Realismo Naturalismo Parnasianismo

O Romantismo, como reação aos modelos clássicos anteriores, foi um movimento de combate ao absolutismo e de defesa das liberdades política e econômica, no qual o foco era o triunfo da imaginação, sobre a razão. E foi predominante durante a época do Primeiro Reinado e o Período Regencial.

Entretanto, enquanto a estética romântica europeia priorizava a heroicidade da idade média, e ficcionista e poetas brasileiros em busca de uma temática nacional recorreram a idealização indígena, movimento cujo o apogeu ocorreu entre 1840 a 1870.

assim a partir da década de 70 outra perspectiva começa a desenvolver-se no Brasil, que foi influenciada pelas correntes literárias europeias. Este movimento se chama realismo, movimento que teve na escola de direito de Recife seu centro de irradiação e em Tobias Barreto e Silvio Romero seus principais divulgadores.

Contexto Histórico

Durante o segundo reinado que aconteceu entre 1840 e 1889, apesar dos esforços de modernização representadas pelos diversos Urbano pelo desenvolvimento do comércio e pelo começo da industrialização, o atraso de permanência no Brasil.

Do ponto de vista econômico, o nosso país, o Brasil, mãe tinha uma estrutura baseada no latifúndio na monocultura da produção do café voltada para exportação.

Por outro lado estagnações econômicas e políticas aumenta a insatisfação da classe média urbana, tanto que em janeiro de 1880 ocorreu no Rio de janeiro a que conhecemos como revolta dos vintém.

sua consequência foi a destruição de bodes e uma repressão policial violenta que resultou em muitos mortos e feridos. O motivo que era apoiado pelo de animais abolicionista teve grande influência no período, já que a parte dele teve influência e possibilitou o aparecimento de novos atores no cenário político.

E 1889 a proclamação da república aparenta ser a solução para os problemas políticos e econômicos que estavam acontecendo naquela época no país. entretanto as perspectivas e ambições da classe média foram frustradas por séries de coisas que deram erradas.

Por meio o sistema de alianças denominada política do café com leite, representantes das oligarquias paulistas e mineiras passaram a controlar o estado brasileiro e alternar no poder. Dessa forma iria surgir um país que convive com ideias modernas importadas da Europa e são ultrapassados especialmente na organização econômica. muitas foram as coisas que aconteceram durante a república velha que ocorreu entre 1889 e 1930.

Origem

O realismo não seguiu o forte padrão ideológico que caracterizou o europeu. No Brasil aconteceu de forma mais abrangente e foi considerada realista a tendência anti romântica surgida em meados dos século XIX.

Sobre a literatura, sua origem pode ter sido iniciada nas produções dos escritores e dramaturgos românticos que viviam na urbanidade e nos sertões. A partir daí a escrita realista começou a ser produzida.

No texto da dramaturgia romântica que tem em “juiz de paz na roça” 1838, por Martins Pena. Podemos observar uma das principais caracterizações do realismo: mostrar as múltiplas facetas que aconteciam naquela sociedade.

Já na prosa de caráter Urbano do romance Memórias de um sargento de milícias de Manuel Antônio de Almeida que de início foi publicado em forma de folhetim. Para alguns críticos, por conter o conteúdo humorístico e as questões familiares presentes na obra, podem definir esse texto como o início do Realismo brasileiro. Todavia algumas características do Realismo não se apresentam nesta obra, por isso não é considerado realmente o marco inicial do Realismo no Brasil.

Em sua maioria, as narrativas e os dramas românticos que foram publicados no início do século XIX procuraram traduzir, mesmo que de uma forma recatada um Brasil mais conservador.

Assim, podemos ver o começo do conteúdo em prosa sobre as questões sociais que exibiam a contradição, a complexidade e os problemas que a modernidade trouxeram para o Brasil.

Além disso, o conto regional brasileiro do final do período do romantismo vai descrever o cotidiano do homem campesino, em uma linguagem mais coloquial e simples, algo que nunca tinha sido usado anteriormente por algum autor. assim podemos ver algumas mudanças acontecendo para dar então o início do realismo.

Pois anteriormente suas narrativas eram idealistas, fazer um representações e enfatizavam sobre as terras que viviam.

A materialização dos pressupostos da estética realista acabou se estendendo aos diferentes campos de conhecimento, e além disso promover uma conscientização dos intelectuais daquela época, dessa forma acabou intensificando as críticas.

Machado de Assis é considerado o escritor mais importante daquele período e eles vai zombar das novidades literárias, em muitas de suas obras ele irá adotar a intertextualidade e os algumas técnicas narrativas românticas para ironizar os valores da sociedade....


Similar Free PDFs