Relatório Aula Prática Estrutura metálica PDF

Title Relatório Aula Prática Estrutura metálica
Author Bruna Stefanie
Course Estruturas Metálicas
Institution Universidade Estadual de Montes Claros
Pages 6
File Size 428.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 19
Total Views 121

Summary

Relatório referente às aulas práticas sobre estruturas metálicas aplicadas nas edificações da Unimontes...


Description

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET Engenharia Civil – 8° Período

Relatório Técnico

Disciplina: estruturas Metálicas

Montes Claros. Agosto,2019.

1

1. Introdução As estruturas se caracterizam como a parte mais resistente da construção, responsáveis por absorver e transmitir os esforços, mantendo a segurança e solidez da edificação. As estruturas metálicas são elementos estruturais com seção produzida em material metálico, principalmente o aço, cuja resistência dependerá da quantidade de carbono utilizado. Podem ser amplamente utilizadas dentro da construção civil através de vigas, pilares, terças, treliças, tirantes, pórticos, chapas, dentre outras aplicações. O presente relatório refere-se a aula prática ministrada pelo professor Halley Wanderbak, na disciplina Estruturas Metálicas, realizada no dia 20/08/2019 no período da manhã com os acadêmicos do 8° período do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Montes Claros. A aula foi ministrada ocorreu dentro do próprio Campus da UNIMONTES, tendo sido realizada em dois ambientes. O intuito foi observar na prática a utilização das estruturas metálicas na construção de algumas edificações, além de conhecer alguns elementos, o seu funcionamento e importância.

2. Descrição Geral das Edificações

2.1. Edificação 01: Quadra 1 Conforme observado, a edificação é composta pelos seguintes elementos: 

Pilares e Vigas planas metálicas treliçadas, compondo um pórtico metálico. As treliças

são compostas por perfil tipo U, tendo como elementos principais os montantes (superior e inferior), os banzos laterais e as diagonais. As vigas recebem as cargas e transferem aos pilares por meio dos consolos. Os pilares, por sua vez, recebem a carga e transmitem à fundação, que distribuem a carga ao solo. 

Tirantes em barras redondas, chumbados ao pórtico e ancorados ao chão, com o intuito

de combater os esforços horizontais sobre a estrutura, que tende a colapsar por tombamento; 

Telhas metálicas galvanizadas onduladas, posicionadas entre as terças metálicas de

comprimento aproximado de 2,40 metros. Durante o dimensionamento do telhado, deve-se levar em conta, além do peso próprio das telhas, as cargas exercidas pela ação do vento, chuva (carga medida pelo volume de água) e cargas acidentais, de maneira a garantir a segurança do projeto. 2

Além disso, o ambiente conta com guarda-corpos em barras redondas de diferentes dimensões, neste caso, utilizado como elemento de proteção em torno da arquibancada da quadra. Há ainda os gols, pórtico simples executado em barras redondas chumbado ao chão. A estrutura, conforme observada, já apresenta sinais claros de corrosão, principalmente em sua base. Outro elemento composto por estruturas metálicas são as hastes de suporte das sextas de basquete.

2.2. Edificação 02: Pórtico Metálico no palco em frente a Reitoria A estrutura observada é composta por uma viga metálica bidimensional treliçada, apoiada de um lado em um pilar metálico treliçado e do outro lado ancorada a um pilar estrutural de concreto armado, apresentado em um elemento arquitetônico. Trata-se de um elemento projetado para, durante a realização de eventos, ser feita a instalação de elementos de iluminação, som e cortinas. O pilar está chumbado ao chão através de uma chapa metálica e parafusos, cujas barras são engastadas no chão, garantindo sua fixação à fundação. É necessário observar nesse tipo de estrutura, a forma como os parafusos estão engastados, as esperas, as emendas (que devem ser preferencialmente nos nós), as placas de apoio dos pilares (nivelamento e gabarito), etc. Durante a execução do projeto, também deve-se levar em consideração as cargas de ação do vento e cargas acidentais, para a garantia da segurança. Durante a explicação o professor Halley ainda fez um comparativo da estrutura metálica existente com uma estrutura hipotética em concreto armado capaz de atender as mesmas cargas. O resultado foi uma viga em concreto em grandes proporções, de difícil execução e que ainda comprometeria a estética da construção, além da probabilidade de riscos.

3. Registros

fotográficos

Foto 01: Estruturas Metálicas constantes na quadra 01. É possível observar as vigas planas e pilares treliçados, que compõem o pórtico, além da disposição das estruturas metálicas pórticos, além da disposição das telhas metálicas sobre as terças.

Foto 02: A viga recebe a carga e repassa aos consolos, que a transmitem ao pilar.

4

Montantes

Diagonal Banjos

Foto 03: Elementos constituintes da treliça metálica.

Fotos 04 e 05: Estrutura 02 – Pórtico Metálico localizado em frente à reitoria da universidade. Pode-se observar que o pórtico encontra-se com um lado apoiado em um pilar treliçado bidimensional, enquanto o outro encontra-se engastado no pilar constituído de concreto armado.

5

Foto 06: Ancoragem dos pilares à fundação

6...


Similar Free PDFs