Relatorio de fisca sobre coeficiente de atrito PDF

Title Relatorio de fisca sobre coeficiente de atrito
Author Maria Eduarda Mattos Casemiro
Course Física
Institution Universidade de São Paulo
Pages 4
File Size 376.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 109
Total Views 147

Summary

é um relatorio falando sobre a medição de algumas grandezas da materia da fisica que pode ser obtida de diversas maneiras incluindo a que esta no relatorio...


Description

Física Experimental 1 IF-UFF Aula 10. Coeficiente de atrito Relatório A Nomes: 1. Maria Eduarda Mattos Casemiro 2. A obtenção de coeficiente de atrito estático e cinético com o auxílio do software Tracker são os objetivos desta semana

ATIVIDADE PRÉVIA: Entregue os seguintes print screens: 1-medição do software Tracker do ângulo de medida do coeficiente de atrito estático; 2- imagem da tomada de dados do coeficiente de atrito cinético, com medição do ângulo de inclinação, calibração do comprimento e ajuste do sistema de coordenadas. 1. Coeficiente de atrito estático Escolha uma rampa e um objeto que irá deslizar sobre esta. Meça o comprimento da rampa e informe o valor no espaço abaixo. Monte um setup experimental utilizando a rampa e uma câmera fixa. Certifique-se de haver alguma marcação horizontal no enquadramento a fim de auxiliar nas medidas dos ângulos.

Comprimento da rampa = 67,3 ±0,03 (unidade: cm ) Com o objeto parado na rampa, faça uma tomada de dados na qual a rampa esteja inicialmente em uma posição horizontal e sua inclinação em relação ao solo seja gradativamente aumentada. Identifique o ângulo no qual o objeto começa a se mover e meça os parâmetros relevantes. Tome cuidado para que não haja rolamento do objeto. Capture a tela deste momento coloque-a abaixo:

1

Física Experimental 1 IF-UFF Aula 10. Coeficiente de atrito Relatório A

Q1. Descreva o procedimento adotado para obter a incerteza do ângulo na iminência de movimento a partir do vídeo gravado anteriormente. O ângulo foi medido através do aplicativo tracker e a incerteza foi medida com a média da diferença dos ângulos dados em 3 frames diferentes do vídeo. Θ na iminência de movimento :

20,5±0,2(unidade:graus)

Q2. Calcule o coeficiente de atrito estático μe e mostre a propagação de incertezas do mesmo (com todas as passagens). DICA: Reflita sobre a unidade no ângulo que deve ser adotada neste cálculo. μe = tg θ (4)-Apostila fracionada aula 11 μe = tg 20,4 μe = 0,49 a unidade utilizada no angulo foi graus

μe = 0,49 ±0,09 2. Coeficiente de atrito cinético

Após identificar o ângulo limite, determine um ângulo maior que θlimite para realizar uma tomada de dados do coeficiente de atrito cinético μc. Informe o ângulo escolhido abaixo: Θ:

20,2 ±0,2 (unidade: graus)

Após a escolha do ângulo, grave o vídeo no qual o seu objeto está deslizando sobre a rampa. Realize a análise com o auxílio do software Tracker e obtenha um gráfico de velocidade em função do tempo do seu objeto.

2

Física Experimental 1 IF-UFF Aula 10. Coeficiente de atrito Relatório A Q3. Descreva os procedimentos adotados para obter a incerteza do ângulo adotado, assim como da velocidade para cada um dos pontos experimentais do gráfico v x t. Foram adotados as incertezas através dos cálculos da média dos ângulos em cada ponto e também através da medida da tábua

Q4. Realize um ajuste com o MMQ no seu conjunto de dados anterior. Informe os resultados dos coeficientes angular e linear da equação Y = A + B·X. Entregue em conjunto a este relatório a planilha (ou foto) utilizada para realizar estes cálculos. A:

-0,1313± 0,04(unidade: m/𝑠 )

B:

3,4565 ±0,17 (unidade: m/𝑠 )

2

2

Retirado da planilha de mínimos quadrados

Retirado da planilha de mínimos quadrados Q5. Mostre o seu gráfico vxt já com a reta ajustada pelo MMQ (tudo em apenas um gráfico).

Q6. A partir da sua resposta da Q4, quanto deve ser a aceleração do objeto? a:

2

2,40 ± 0,05 (unidade: m/𝑠 )

3

Física Experimental 1 IF-UFF Aula 10. Coeficiente de atrito Relatório A

Q7. Obtenha o coeficiente de atrito cinético μc a partir do ângulo de deslizamento e da Q6 (adote g = 9.788 m/s² e desconsidere sua incerteza).

μc=0,34 Q8. Realize a propagação de incertezas (com todas as passagens) e mostre quando deve ser a incerteza do coeficiente de atrito cinético.

Q9. Os coeficientes de atrito estático e cinético são compatíveis entre si dentro de um intervalo de confiança de 95%? Este resultado está de acordo com a teoria sobre estes coeficientes? sim, está dentro da teoria

4...


Similar Free PDFs