Relatório DO Estágio Supervisionado PDF

Title Relatório DO Estágio Supervisionado
Author Luiz Gustavo Diniz Barbosa
Course Estágio supervisionado
Institution Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Pages 20
File Size 879.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 25
Total Views 125

Summary

Relatório de estágio...


Description

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Aluno: Luiz Gustavo Diniz Barbosa Professor Orientador:Thiago Luiz Coelho Morandini Supervisor de Estágio: Marcos Fernando Gabrich

Belo Horizonte Junho de 2017

Luiz Gustavo Diniz Barbosa

Estágio em Engenharia de Produção Civil – Gabrich Construtora LTDA.

Relatório Final de Estágio Supervisionado apresentado

na

disciplina

de

Estágio

Supervisionado do curso de graduação em Engenharia de Produção Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Belo Horizonte, 2017 2

FOLHA DE APROVAÇÃO

Relatório Final de Estágio Supervisionado aceito em 30 de junho de 2017 pelos abaixo assinados:

____________________________________________ Luiz Gustavo Diniz Barbosa - Estagiário ____________________________________________ Eng. Marcos Fernando Gabrich - Supervisor de Estágio na Empresa ____________________________________________ Prof. Dr. Tiago Luiz Coelho Morandini – Orientador de Estágio no CEFET-MG

____________________________________________ NOTA FINAL DO RELATÓRIO (EM 100 PONTOS)

____________________________________________ Prof.ª Dra. Regimere Aquino – Coordenadora da Disciplina de Estágio Supervisionado – CEFET-MG

3

SUMÁRIO 1 –INTRODUÇÃO................................................................................................................... 6 1 – CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA................................................................................7 2 –ATIVIDADES DE ESTÁGIO...............................................................................................8 2.1 –PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS...............................................................8 2.2 – ELABORAÇÃO DE PROJETOS.................................................................................11 2.2.1– PROJETOS DE INCÊNDIO........................................................................................11 2.2.2–PROJETOS ARQUITETÔNICOS................................................................................13 2.2.3–PROJETOS ELÉTRICOS...........................................................................................15 2.2.4 –PROJETOS DE DRENAGEM, MURO DE ARRIMO E TERRAPLANAGEM............16 3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................19 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS......................................................................................20

4

LISTA DE FIGURAS

Figura 1–Modelo de Diário de Obra preenchido pelo estagiário..............................9 Figura 2 - Modelo de Diário de Obra preenchido pelo estagiário..........................10 Figura 3 - Projeto de incêndio elaborado pelo estagiário.......................................12 Figura 4 - Tabelas com cálculos do projeto de incêndio........................................ 13 Figura 5 - Pavimentos elaborados pelo estagiário.................................................. 14 Figura 6 - Projeto elétrico elaborado pelo estagiário.............................................. 15 Figura 7 - Projeto de terraplanagem elaborado pelo estagiário.............................17 Figura 8 - Projeto do muro de arrimo elaborado pelo estagiário...........................17 Figura 9 - Projeto de drenagem elaborado pelo estagiário.................................... 18

5

1 –INTRODUÇÃO O presente relatório faz referência às atividades profissionais desenvolvidas pelo estagiário Luiz Gustavo Diniz Barbosa na empresa mineira Gabrich Construtora Ltda. O estágio Supervisionado faz parte dos requisitos para a conclusão do curso de graduação em Engenharia de Produção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O estágio foi desenvolvido entre os meses de fevereiro e junho de 2017, de acordo com as fichas de frequência apresentadas ao Setor de Estágio e teve duração de, aproximadamente, 400 horas.As atividades de estágio tiveram orientação do professor Thiago Luiz Coelho Morandini (CEFET-MG) e supervisão na empresa do Eng. Marcos Fernando Gabrich. As principais atividades de estágio compreenderam planejamento e controle de obras e elaboração de projetos (incêndio,arquitetônicos,elétricos,drenagem,muro de arrimo e terraplanagem), conforme descrito no item 3 deste relatório. As atividades de estágio foram desenvolvidas em rotina de 12:00 às 16:00 (quatro horas diárias).

A finalidade deste presente trabalho é expor a aplicação do conhecimento teórico adquirido durante o curso de Engenharia de Produção Civil através da atividade profissional desenvolvida pelo aluno.Ele tem como objetivo produzir um relatório técnico final que apresente as atividades práticas realizadas durante o tempo de vigência do estágio na empresa. Assim, são descritas neste relatório as principais atribuições do estagiário na empresa Gabrich Construtora Ltda..Para tal, no capítulo 2 é apresentada a descrição da empresa onde foi realizado o estágio, no capítulo 3 são descritas as principais atividades do estágio, e no capítulo 4 são apresentadas as considerações finais.

6

1 – CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA A empresa Gabrich Construtora atua no setor de prestação de serviços e atua à 15 anos no mercado. A empresa possui dois engenheiros e dois estagiários no escritório, e vinte funcionários no canteiro de obra. Se caracteriza então como empresa de pequeno porte de abrangência local, atuando na cidade de Santa Luzia. O foco principal da empresa é a elaboração de projetos e acompanhamento dos mesmos até a aprovação na prefeitura.

7

2 –ATIVIDADES DE ESTÁGIO As atividades realizadas pelo estagiário foram a elaboração de projetos e participação no planejamento e controle de duas obras em Santa Luzia/MG, sendo uma casa de dois pavimentos e uma escola infantil de quatro pavimentos. O estagiário também colaborou com seu supervisor em estudos de viabilidade de empreendimentos futuros. Seguem descritas nos tópicos abaixo algumas das atividades desenvolvidas.

2.1 –Planejamento E Controle de Obras Este item visou planejar, controlar e notificar todas as atividades executadas diariamente na obra. Para isto, o estagiário fez visitas diárias ao canteiro de obra e observou o que foi realizado e registrou no diário, anexando fotos dos serviços. A compra de materiais e pagamento da mão-de-obra também foram responsabilidade do estagiário, ficando ele encarregado de anexar ao diário de obras todos os gastos, bem como as notas fiscais para prestação de contas. Os pagamentos feitos geralmente são das seguintes naturezas:



Salário e benefícios dos trabalhadores:



Pagamento de serviços contratados;



Aluguel de ferramentas;



Compra de materiais.

O estagiário também ficou encarregado pelo acompanhamento da obra e explicação do que foi executado aos trabalhadores, tendo que sanar eventuais problemas que ocorreram, além de realizar medições constantes nos serviços executados, calculando o rendimento dos trabalhadores. Por fim, o estagiário participou de reuniões com os proprietários das obras, ajudando no planejamento das tarefas que ainda seriam executadas. Nas Figuras 1 e 2 mostram respectivamente o modelo de diário de obra preenchido pelo estagiário nos 84º e 85º dias de obra.

8

Figura 1–Modelo de Diário de Obra preenchido pelo estagiário

Fonte – O autor

9

Figura 2 - Modelo de Diário de Obra preenchido pelo estagiário

Fonte – O autor

10

2.2 – Elaboração de Projetos O estagiário elaborou projetos de pequeno e médio porte sobre a supervisão do engenheiro da empresa. Os projetos elaborados foram: de incêndio, arquitetônicos, elétricos, de drenagem e muro de arrimo, estruturais e de terraplanagem, conforme descritos nos tópicos subsequentes.

2.2.1– Projetos DE Incêndio O estagiário utilizou as Instruções Técnicas , onde se encontram as normas para elaboração dos projetos elétricos, para realizar cálculos de risco e assim definir o tipo de proteção utilizada no projeto, como por exemplo os tipos de extintores. No projeto, o estagiário indicou na planta onde seriam colocados os extintores, hidrantes, placas de sinalização e a rota de fuga do ambiente. O estagiário também ficou responsável em reunir a documentação necessária e encaminhar o projeto para o corpo de bombeiros para aprovação e acompanhar todo o processo até conseguir o AVCB, bem como solicitar vistorias e acompanhar a fixação dos extintores e placas de sinalização no local. A Figura 3 mostra o projeto de incêndio elaborado pelo estagiário, enquanto a Figura 4 mostra as tabelas com cálculos do projeto de incêndio.

11

Figura 3 - Projeto de incêndio elaborado pelo estagiário

Fonte – O autor

12

Figura 4 - Tabelas com cálculos do projeto de incêndio

Fonte – O autor

2.2.2–Projetos Arquitetônicos O estagiário realizou visitas ao terreno

e realizou medições de toda

edificação já existente, assim como fotografou a referia edificação

para sanar

dúvidas futuras. Após as medições, foi executado o projeto arquitetônico juntamente com o engenheiro, atendendo as exigências dos proprietários e pensando em novas ideias para o cliente. No projeto arquitetônico do segundo pavimento da casa, o estagiário encontrou uma solução para a execução da escada, já que havia pouco espaço para ser construída. Para isso, fez cálculos para largura dos degraus e altura dos espelhos, adequando ao local disponível. A Figura 5 mostra os desenhos elaborados pelo estagiário.

13

Figura 5 - Pavimentos elaborados pelo estagiário

Fonte – O autor

14

2.2.3–Projetos Elétricos O estagiário elaborou projetos elétricos utilizando as Normas Brasileiras. Assim, ele realizou o cálculo de iluminação, pontos de tomada, carga do projeto, bem como desenho do projeto elétrico, definindo como será o diagrama de fios, quantidade de circuitos, etc. Durante a elaboração do deste relatório, o estagiário está realizando a atualização de um projeto elétrico. Para isso, faz visitas ao canteiro de obras para identificar as alterações a serem realizadas e as concretiza no escritório. A Figura 6 mostra o Projeto elétrico elaborado pelo estagiário.

Figura 6 - Projeto elétrico elaborado pelo estagiário

Fonte – O autor

15

2.2.4 –Projetos de Drenagem, Muro de Arrimo e Terraplanagem O estagiário realizou os projetos de drenagem,

muro de arrimo e

terraplanagem simultaneamente. Utilizando o Google Earth, ele identificou as

curvas de nível do terreno onde os projetos foram executados. Para evitar erros, posteriormente foi realizada uma visita ao local para conferir os dados. Então foi traçada seções dividindo o terreno e decidido a cota de nível onde foi locada a fundação do muro.O estagiário desenhou a seção em corte e identificou onde seria realizado corte e onde seria realizado aterro para alcançar o nível desejado. Foi calculado então o volume de terra a ser retirado ou que teria que ser comprado. Com esses dados e o projeto de terraplanagem em mãos, o estagiário foi encarregado de reunir os documentos necessários para aprovação na prefeitura até conseguir a licença para movimentação de terras. Quando é necessário um muro de arrimo após a terraplanagem o estagiário também ficou responsabilizado por ele. Ele desenhou o muro de arrimo em planta, em corte, vistas, calculou a ferragem que o muro teria bem como a drenagem do muro, desenhando e locando o dreno no tardoz do muro, barbacãns e a manta geotextil. O estagiário também realizou o projeto de calhas e caixas de passagem para que a água drenada no muro de arrimo e as águas pluviais fossem conduzidas para fora do projeto, calculando bitola de calhas e canos e inclinação dos mesmos. As Figuras 7, 8 e 9 mostram respectivamente os projetos de terraplanagem elaborado, do muro de arrimo e de drenagem elaborados pelo estagiário.

16

Figura 7 - Projeto de terraplanagem elaborado pelo estagiário

Fonte – O autor Figura 8 - Projeto do muro de arrimo elaborado pelo estagiário

Fonte – O autor

17

Figura 9 - Projeto de drenagem elaborado pelo estagiário

Fonte – O autor

18

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

É de conhecimento geral o fato de que o estágio agrega muito valor à carreira do futuro engenheiro de produção civil. Muitas vezes, essa modalidade de contratação pode ajudar o estudante na verificação da escolha por um determinado curso, podendo ser crucial para uma possível mudança de área, bem como a especialização em alguma área da engenharia civil. Na realização do presente estágio, o estagiário teve contato com planejamento e controle de obras e elaboração de projetos (incêndio, arquitetônicos, elétricos, drenagem, muro de arrimo e terraplanagem) em duas obras, uma casa de

dois pavimentos e uma escola infantil de quatro pavimentos. As

referidas

atividades

de

estágio

foram

fundamentais

para

o

desenvolvimento técnico do discente, fazendo a conexão entre os fundamentos cursados nas disciplinas e a prática da engenharia. Portanto, fica concluído que o Estágio Supervisionado é uma das mais importantes fases na vida acadêmica do estudante, tendo papel fundamental para o término da graduação, podendo até se tornar direcionamento na elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC).

19

REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS ASSOCIAÇÃO

BRASILEIRA

DE

NORMAS

TÉCNICAS



ABNT.

NBR

14724:Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 11 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6023: Informação e documentação -Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

20...


Similar Free PDFs