Relatório Estagio final PDF

Title Relatório Estagio final
Course Estágio Supervisionado II
Institution Centro Universitário Jorge Amado
Pages 12
File Size 371.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 12
Total Views 143

Summary

Download Relatório Estagio final PDF


Description

CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FISICA

EMILLY PAULA RODRIGUES DOS SANTOS

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Salvador 2020 EMILLY PAULA RODRIGUES DOS SANTOS

RELATÓRIO FINAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 2020.2

Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado II, do Curso de Bacharelado em Educação Física da UNIJORGE, como requisito oficial de avaliação, sob a orient ação do Professor, Iuri Nascimento.

Salvador 2020

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer a Instituição de Ensino (Unijorge), por ter me proporcionando o estágio em campo, aos meus professores por terem me capacitado, ao meu supervisor de estágio Welinton que sempre me acolheu, tirou minhas dúvidas e me ensinou como me comportar no salão de musculação, me ensinou a ensinar outras pessoas. Agradeço também a mim, por ter me dedicado a aprender e pôr em prática tudo que eu aprendi na minha área de atuação, tudo que foi visto é ensinado a mim eu jamais irei esquecer. Obrigada a todos.

SUMÁRIO

INTRODUÇAO..................................................................................................................04 DISCUSSÃO.....................................................................................................................05 CONCLUSÃO...................................................................................................................08 REFERÊNCIAS.................................................................................................................09

INTRODUÇÃO

Atualmente no Brasil o crescimento de academias vem ampliando com o passar do tempo. Dados do Conselho Federal De Educação Física (CONFEF) mostra que o BRASIL conta com 42.360 academias ativas. A partir dai podemos observar um maior número de pessoas em busca de qualidade de vida e hábitos saudáveis, visto que a metade da população ainda é sedentária. Durante o curso de Educação Física pude aprender sobre as funções biomotoras, prescrição de exercícios e hipertrofia, aplicando assim no salão de musculação através da Periodização. Através das vivencias no estágio não obrigatório pude conhecer na prática, a experiência de lidar com público transmitindo e absorvendo conhecimentos. Com auxílios de supervisores passei a entender melhor a prescrição de exercícios, a ser motivadora para o meu aluno e acompanhar para melhor atende-lo. A minha escolha pela musculação foi para melhor entender sobre a periodização e aplica-la na hipertrofia, prático musculação a pouco tempo, mas a vivencia na prática me estimulou a aprimorar meu conhecimento na área. Compreender os fundamentos da musculação para ensinar o melhor para o meu aluno, e qualificar meus conhecimentos na área, visando sempre extrair o melhor resultando possível do meu atleta. Aprender lidar com os meus alunos e ser objetiva e coesa na prescrição de exercícios, além de absorver novos conhecimentos com meus colegas de trabalho. Vivenciar as diferentes experiências no salão da musculação, poder compreender melhor a periodização para grupos especiais em especial com os idosos que a aérea que quero seguir auxiliando na melhora física e mental do mesmo. O estágio foi realizado na academia JJ Fitness, que fica localizada na rua jaqueira do carneiro no bairro da Fazenda grande do retiro. A academia funciona de Segunda a sábado das 05:30 as 22:00 de Segunda a sexta e no sábado das 06:00 as 12:00h. São no total de 8 funcionários, 2 professores, 2 estagiários, 2 coordenadores, 1 recepcionista e 1 pessoa q faz a limpeza.

Sua infraestrutura completa com o salão de musculação, sala de ginástica, 2 banheiros, uma recepção. Possui diversos equipamentos para a musculação bem como para aula de jump, step. Os planos são divididos por mensal, trimestral e semestral, sendo possível fazer plano família para incluir 3 ou mais familiares, a academia possui professores capacitados que promove o conhecimento para seus estagiários e alunos. Ao longo do estágio serão desenvolvidas atividades, para auxiliar e orientar os alunos no salão de musculação, além de ter a supervisão do professor para a prescrição de treinamento, corrigir acerca da atividade que está sendo feita para que atividade seja desenvolvida de forma segura atendendo às necessidades do aluno.

DISCUSSÃO

A musculação é um tipo de modalidade que utiliza diversas variáveis para o treinamento, cargas, volume, intensidade, tempo de contração entre outros. É indicada para pessoas de várias idades com objetivos diferentes. O treinamento com pesos auxilia no emagrecimento, aumenta o gasto calórico diário e estimula o metabolismo. Previne a osteoporose, por estimular a produção de massa óssea. Pode evitar o diabetes, já que o aumento de massa muscular ajuda na regulação da glicemia. A cada dia no meu estagio presenciei a entrada de idosos na academia para o treino de musculação, afim de melhorar suas capacidades físicas, prevenir doenças e até mesmos tratar delas como por exemplo o diabetes e a hipertensão arterial. Sabemos que o exercício físico é capaz medicamentoso de doenças, porque ele ataca a inúmeros efeitos agudos e permanentes antropométricos) que a medida que impõem tratamento de doenças.

de atuar como tratamento não sua causa primária além de produzir (hemodinâmicos, bioquímicos, e permitem prevenir ou auxiliar no

Um aluno com diabetes tipo I se matriculou e pretendia frequentar a academia, porém ele não tinha o diabetes “controlado ”. Segundo Powers (2017, p. 377) “Se um diabético não estiver controlado antes do exercício, sua capacidade plasmática de glicose ficará comprometida". Assim podem resultar, nos casos de concentrações excessivamente baixas de insulina, com q possibilidade der hipoglicemia que pode acarretar em um choque de insulina. Foi aconselhado para o mesmo que garantisse o controle do diabetes, além de uma elaboração programa de exercícios levando em consideração a intensidade, frequência e duração além de alterar sua dieta e insulina. A figura abaixo a baixo resume esses efeitos. Se um diabético insulinodependente começa a se exercitar com o nível elevado de insulina, ocorre aceleração na velocidade do uso da glicose plasmática pelo músculo, enquanto diminui sua liberação pelo fígado. Isso resulta numa resposta hipoglicêmica muito perigosa. Essa informação é crucial para que possa se compreender como se devem ser prescritos exercícios para diabéticos. Tendo em vista que a importância do exercício como parte do plano de treinamento, é diferente para diabéticos tipo 1 um tipo 2.

Efeito de níveis plasmática variado de insulina em diabéticos tipo 1 sobre homeostase de glicose.

durante o exercício. (POWERS. S 2017, p. 377)

A partir daí nos baseamos para uma melhor prescrição do treinamento. Referindo-se a melhora da capacidade física, saúde e qualidade de vida, o artigo ‘Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada a saúde dos adultos” escrito por Denise Sardinha (Sardinha. D. et. Al. 2000), conta que, “Programas de incentivo a pratica de atividade físicas precisam ser estimulados por políticas públicas”. Nesse sentido podemos pensar em que o ato de se exercitar precisa estar incorporado não somente ao cotidiano das pessoas, mas também a cultura popular, aos tratamentos médicos como já vemos a crescente no nosso dia a dia, ao planejamento familiar e a educação infantil, afim de estabelecer uma condição de vida relacionada a saúde melhor, prevenindo doenças crônicas, combatendo o sedentarismo, obesidade etc.

Foto tirada no salão de musculação da academia JJ Fitness, na qual fiz o estágio supervisionado I.

Foto tirada no salão de musculação da academia JJ Fitness, na qual fiz o estágio supervisionado I.

Segundo Bompa (2002, cap. 4 págs. 83), “Qualquer atividade física, leva modificações anatômicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas, e sua eficiência resulta da sua duração, distância e repetições (volume); da carga e da velocidade (intensidade), além da frequência da realização dessa carga (densidade)”. Ao planejar um programa de treinamento o profissional deve conhecer e diferenciar as variáveis do treinamento para um que de o seu objetivo seja alçando, como na primeira foto acima, o aluno teve um planejamento sistematizado e periodizado para o alcance do objetivo. Modelando todas as variáveis do treinamento de acordo com as características funcionais, patologias e objetivo do aluno, há um aumento positivo das suas capacidades físicas, fisiológicas, e até mesmo psicológicas conseguindo assim alcançar seu objetivo. Para lidar melhor com o volume e intensidade do treinamento, é necessário examinar a progressão do aluno e de acordo com essa progressão avaliar se o aluno evolui no seu treinamento. A chave para a melhoria do desempenho e para o planejamento do treinamento é a progressão de carga, ou seja, a maneira como o profissional eleva a carga de treinamento. A necessidade do conhecimento para aplicação de um treinamento físico é crucial para estabelecer as melhorias e dificuldades do aluno.

CONCLUSÃO

A experiência do estágio obrigatório foi como mista de aprendizado, com ele pude conhecer na prática tudo que foi falado em aula na instituição, a vivência na área torna o profissional mais capacitado. O estágio em academias deveria ser imposto aos estudantes de educação física a partir do seu início no curso, tive um pouco de dificuldade no início pois era uma área que eu não era tão antenada, quanto aos esportes, mas as partir da prática do estágio pude conhecer e aprender muito sobre a musculação, as técnicas utilizadas nos exercícios, aprendi que na prática muita coisa é diferente da teoria, e se esse estágio fosse aplicado antes mesmo do 5 semestre, eu teria aprendido muito mais. O interesse pela musculação nasceu simplesmente pelo fato de estar vivenciando estagio obrigatório I, e para a formação de um excelente profissional a vivência na área é crucial para que este profissional seja reconhecido. Acredito que muitos estudantes como eu tenham passado pelo mesmo processo, de que ao cursar o estágio obrigatório, se maravilhou com o tal e buscou o aperfeiçoamento na área. Assim, uma das melhores partes da minha formação foi ter cursado a matéria de estágio obrigatório I.

REFERÊNCIAS

BOMPA, Tudor O. Periodização Teoria e metodologia do treinamento: Variáveis do treinamento. In: PERIODIZAÇÃO: TEORIA E METODOLOGIA DO TREINAMENTO. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2002. cap. 4, p. 83. ISBN 8586702501

POWERS, Scott K. Exercício para populações especiais: Exercício e diabetes. In: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: TEORIA E APLICAÇÃO AO CONDICIONAMENTO E DESEMPENHO. 9. ed. São Paulo: Manole, 2017. cap. 17, p. 377. ISBN 978-85-204-5053-6

DE ARAÚJO , Denise Sardinha Mendes Soares et al. APTIDÃO FISICA, SAUDE E QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A SAUDE EM ADULTOS. Aptidão física, saúde e qualidade de vida, Rio de janeiro, v. 6, ed. 5, p. 194 - 203, 13 dez. 2000....


Similar Free PDFs