Relatorio de Estagio Gestão PDF

Title Relatorio de Estagio Gestão
Author Camila Galdino
Course Pedagogia
Institution Universidade Norte do Paraná
Pages 15
File Size 109.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 29
Total Views 138

Summary

Relatorio de estagio gestão pedagogia 7 semestre faculdade unopar pitagoras, trabalho adaptado devido a covid, estagio teorico...


Description

UNIVERSIDADE PITAGORAS UNOPAR PEDAGOGIA

CAMILA AUGUSTA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO: GESTÃO

Belo Horizonte 2021

CAMILA AUGUSTA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO: GESTÃO

Relatório apresentado à universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio: Gestão do curso de pedagogia

Belo Horizonte 2021

SUMÁRIO 1

RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS..........................................................7

2

RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR............................................9

3

RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA.................................11

4

PLANO DE AÇÃO.................................................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................16 REFERÊNCIAS...........................................................................................................17

6

INTRODUÇÃO

A disciplina de estágio curricular obrigatório: Gestão, oportuniza ao futuro pedagogo a reflexão sobre os conhecimentos básicos que o profissional deve possuir no exercício de sua profissão. A disciplina de estágio foi dividida em temas de grande importância na formação do estudante de Pedagogia, através de textos, vídeos e situações problemas, foi distribuído os relatórios de acordo com as reflexões adquiridas sobre os temas propostos. Primeiramente foi realizado a leitura do texto de Adrian Juarez e Mariana Rigo: “Pedagogia em Ação: O papel do pedagogo e suas diversas atuações”, para uma reflexão sobre os diversos espaços de atuação do pedagogo e o papel social da prática pedagógica para além da docência e do ambiente escolar. O segundo relatório discorre sobre uma análise do regimento escolar documento normatizador das práticas pedagógicas e administrativas da escola, e sua importância para a organização e funcionamento da instituição. Para a realização do terceiro relatório, foi proposta uma reflexão sobre as atribuições do diretor na escola quanto a sua atuação com a gestão de pessoas, gestão administrativa e sua atuação com atendimento aos alunos e aos docentes. Para o quarto relatório, foi pedido um plano de ação com uma situação problema de livre escolha para que seja elaboradas propostas de solução e medidas para alcançar os objetivos. Diante dessas atividades da disciplina de estágio, foi possível refletir sobre a importância da atuação intencional do profissional pedagogo na Gestão escolar, suas responsabilidades, rotinas, suas obrigações legais, além de suas ações e práticas educacionais com foco na formação dos alunos e melhoria na aprendizagem.

7

1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES A pedagogia teve início na Grécia antiga e em Roma. No primeiro momento seu papel era o de transmitir conhecimento, com o passar do tempo sua prática foi se modificando e se aprimorando até os dias atuais, que então passou a ter uma maior abrangência e significados, sendo a pedagogia hoje, uma ciência da educação, responsável por mediar conhecimentos e suas práticas educativas nos espaços mais variados. A pedagogia no Brasil, começou em 1549 com a vinda dos Jesuítas com objetivo de catequização dos índios e negros, voltada a uma prática educacional tradicional e conservadora. A partir daí vários acontecimentos foram marcando a trajetória educacional no Brasil, até chegar ao momento atual com toda suas mudanças e expectativas. Em 1930 é criado o ministério da educação e da saúde pública, logo em 1932 é publicado o manifesto dos pioneiros da escola nova, com novas regulamentações para a educação e a defesa de uma educação gratuita, universal e laica. Logo adiante foi formulada a Lei de diretrizes e bases que discutia a importância da profissionalização dos professores e profissionais da educação. E os movimentos escolanovistas impulsionaram a criação dos cursos de pedagogia nas universidades. Atualmente, o papel do pedagogo não se limita apenas a função docente escolar, sua atuação abrange áreas diversas como nas mídias, nas empresas, serviços sociais, nos hospitais, igrejas, nos espaços interativos (família, escola, comunidade) e em qualquer ambiente em que o processo educacional se faça necessário. O profissional pedagogo, desempenha funções educativas na formação do cidadão para a sociedade, sua atuação é em duas vertentes: escolar e não escolar. Seu campo educativo é amplo e abrange os mais diversos meios como a televisão, internet, na comunidade local, família, trabalho, nas ruas, nos meios de comunicação, na política e na escola. Assim sendo, a prática pedagógica vai muito além da docência escolar, ela está ligada ao processo educativo dos indivíduos em seu meio social, seja ele escolar ou não escolar.

8

A pedagogia escolar além da docência permite ao profissional atuar como supervisor e orientador educacional, ou como coordenador pedagógico, seja qual função desempenha, o pedagogo escolar deve propiciar a melhora na qualidade do ensino. Deve ter conhecimentos teóricos e práticos que possibilite a aplicação de seu potencial de estudo. Assim também se faz necessária tais conhecimentos para as áreas não escolares, o profissional deve se atualizar, buscar novos conhecimentos, se capacitar para dar o melhor no processo educacional. A pedagogia se desenvolve de maneira formal e informal e se caracteriza como um campo multidisciplinar da práxis educativa. Diante disso, constatou-se que a formação dos cursos de pedagogia, não aborda as diversas possibilidades de atuação. Faz-se necessário pesquisas que investiguem as grades curriculares dos cursos de graduação em pedagogia, para propor uma reflexão ao pedagogo sobre a multidimensionalidade da sua profissão.

9

2 RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR

1. Qual a função do regimento no ambiente escolar? O regimento escolar é um documento normatizador das práticas pedagógicas e administrativas da escola. Ele regula o funcionamento da instituição de ensino, pois através dele toda a legislação educacional chega à escola e seus preceitos são institucionalizados na prática escolar. Ele é elaborado de forma que seja descrita claramente todas as competências que cada setor e profissional deve desempenhar para resoluções de conflitos, tomadas de ações, para um melhor funcionamento da escola. Nele apresenta as normas, ações e regras para cada segmento da instituição escolar, isso faz com que os funcionários da escola possam entender as suas funções, competências e atribuições do dia a dia, e diante de um conflito seja possível uma melhor tomada de decisão. Esse documento orientador promove para dentro da escola uma organização que permite um melhor funcionamento da instituição, por isso é muito importante que o documento seja de conhecimento e estudado por todos os funcionários da escola. O Objetivo deve ser sempre a aprendizagem do aluno, tudo deve convergir para o melhor aproveitamento da aprendizagem, para elaboração de estratégias para melhoria do ensino, na resolução de conflitos e e na qualidade das práticas escolares.

2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar? Os aspectos do regimento escolar determinam as obrigações legais da escola, regras, normas e ações que orientam as práticas dos gestores e funcionários, informações detalhadas sobre o funcionamento de cada segmento. Nele são contemplados toda a política da escola, desde a parte relacionada a gestão, administrativo, financeiro, pedagógico, comunidade, além de normas de funcionamento, e preceitos legais.

10

O documento deve ser dinâmico e periodicamente deve passar por uma revisão e atualização acompanhando as mudanças das características da escola, gestão e equipe, para que seja incorporada, novas ideias, regras e qualquer mudança na estrutura escolar.

11

3 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA

1. Descreva quais são as principais atribuições do(a) diretor(a) da escola? O diretor da escola é o responsável pela gestão escolar, sua atuação perpassa por todos os níveis da instituição, administrativo, pedagógico, manutenção, limpeza, merenda etc. Ele é responsável pela gestão da equipe tanto pedagógica quanto das outras áreas, e da gestão administrativa. Quanto a gestão de pessoas, é responsável pela orientação dos funcionários e do corpo docente, auxiliando nas demandas pedagógicas, atendimento aos alunos e comunidade e nas resoluções de conflitos. Quanto a gestão administrativa, é responsável pela administração das verbas, orçamentos, levantamento de materiais didáticos solicitados pelo corpo docente, levantamento de necessidades de compras e investimentos, prestação de contas, elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Toda a atuação do diretor deve estar ancorado em um objetivo principal: A aprendizagem do aluno, a qualidade do ensino. Tudo deve convergir para que esse objetivo seja alcançado. 2. Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes. O diretor da escola tem um relacionamento direto com os alunos e docentes, pois como um gestor de pessoas, ele deve estar capacitado para atuar na orientação, coordenação e gestão da equipe, atendendo as demandas pedagógicas, disciplinar, materiais didáticos, conflitos entre alunos, entre professores etc. traçar estratégias, objetivos e metas de ensino, coordenar a equipe de pedagogos para um melhor atendimento aos professores e obviamente aos alunos. O seu relacionamento com os alunos e pais deve ser aberto para prestar um melhor atendimento seja individual ou coletivo, deve participar do acolhimento aos alunos durante sua chegada, deve permitir espaço para esclarecimento de dúvidas, de conflitos, deve buscar exercer uma gestão democrática possibilitando a participação tanto dos funcionários da escola, quanto dos alunos e comunidade nas tomadas de decisões, na elaboração do PPP.

12

Como o foco de uma boa gestão é a qualidade do ensino, o diretor deve estar a par de todas as demandas seja pela equipe docente, seja pelos alunos, visando o alcance desse objetivo, que é a oferta de uma educação de qualidade.

13

4 PLANO DE AÇÃO Descrição da Situação Problema A EMCG localizada em uma região de alta vulnerabilidade no município de Contagem - MG atualmente atende 450 alunos nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, trabalhando nos dois turnos, manhã e tarde. Boa parte das famílias dos educandos se encontram em situação de vulnerabilidade social, pais desempregados, mães solos etc. os alunos apresentam baixo rendimento escolar e sinais de carência alimentar. De acordo com pesquisas realizadas com os familiares, foi constatado que a maior parte dos alunos fazem suas refeições exclusivamente na escola e durante o período extraescolar e finais de semana, não se alimentam adequadamente. Somente a merenda ofertada pela escola não tem sido suficiente para a nutrição dos alunos. Como alimentação e aprendizagem estão diretamente relacionados, constatou-se a necessidade de ampliar a oferta alimentar das famílias para suprir essa carência nutricional. Proposta de solução Para suprir a carência nutricional dos alunos nos períodos extraescolar e consequentemente melhorar o nível de aproveitamento da aprendizagem. Foi proposta a distribuição de sextas básicas mensalmente, por aluno matriculado e cadastrado no Bolsa Família e cad. Único, mediante comprovação de baixa renda. Ações: 

Realizar o levantamento das famílias cadastradas no bolsa família e/ou Cad. Único e realizar o cadastramento na escola dos que ainda não possui o cadastro.



Solicitar verbas aos órgãos responsáveis Como Estado e município, Secretaria Municipal e Estadual de educação. Através de dados coletados pela escola, como defasagem da aprendizagem, laudos de médicos e nutricionistas, e os cadastros sociais realizados.



Após aprovação do benefício, realizar reunião com pais e responsáveis para esclarecimento sobre o recebimento do beneficio e sobre a importância da alimentação na aprendizagem.



Realizar um recadastramento a cada 6 meses para atualização dos dados.

14



Realizar avaliações periodicamente para identificar melhoria no nível de aprendizagem dos alunos.

Objetivos do plano de ação De acordo com os levantamentos feitos sobre a comunidade escolar foi constatado que a grande maioria dos alunos vivem em situação de alta vulnerabilidade, apresentam sinais de fome e desnutrição e consequentemente dificuldade de memória, atenção e baixo rendimento escolar. O Objetivo desse plano de ação é uma intervenção social com apoio de órgãos competentes, para a distribuição de sextas básicas para os alunos que apresentam situação de insegurança alimentar. Suprindo uma carência nutricional, objetiva-se a melhora das capacidades físicas e cognitivas dos alunos, e consequentemente a melhora na sua capacidade de aprendizagem, desenvolvimento integral e no seu rendimento escolar. Abordagem teórico metodológico O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo” (BRASIL, 2009). O plano de ação se baseia no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que é um dos mais antigos programas de políticas públicas de alimentação e nutrição com sua gestão compartilhada com estados e municípios. Seu objetivo é garantir direito nutricional aos estudantes através de uma alimentação de qualidade no ambiente escolar. Uma grande conquista do PNAE foi a publicação da lei 11.947 de 16 de junho de 2009 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do programa dinheiro direto na escola aos alunos da educação básica. O PNAE está sobre a jurisdição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da educação (MEC) Sendo responsável pela distribuição de recursos para custear a alimentação escolar. Este recurso não é

15

integral sendo uma parte responsabilidade dos estados, municípios e distrito Federal. O PNAE apresenta três modelos de gestão da alimentação escolar: Centralizado, o qual as secretarias de educação gerenciam os recursos financeiros da alimentação escolar, descentralizado, quando as escolas gerenciam diretamente os recursos e Misto onde tanto as secretarias de educação e a escolas gerenciam os recursos financeiros. Recursos Os recursos financeiros serão financiados pela secretaria da educação de acordo com solicitação prévia e prestação de contas. Os orçamentos para compra e distribuição das sextas básicas serão primeiramente feitos valorizando os distribuidores locais. Serão utilizados formulários socioeconômicos a cada seis meses para aprofundar dados e informações sobre a situação financeira dos alunos. Considerações finais O presente plano de ação tem como objetivo uma intervenção social para a melhoria da situação de insegurança alimentar dos alunos e consequente melhora em seu aproveitamento de aprendizagem e desenvolvimento. Através de uma alimentação que supra as necessidades físicas, cognitivas e emocionais dos alunos, sua capacidade de aprendizagem também melhora e consequentemente seu rendimento escolar, diminui o índice de reprovação, e há uma conexão maior entre os alunos a família e a escola.

16

CONSIDERAÇÕES FINAIS A Realização da disciplina de estágio: Gestão e a elaboração dos relatórios de acordo com os textos e vídeos disponibilizados, foi de grande importância para a minha formação como pedagoga, pois me permitiu uma reflexão sobre a importância dos temas aqui tratados na atuação do diretor na escola e comunidade. Conhecer sobre o papel do Diretor na gestão de pessoas e administrativas da escola, me fez refletir sobre o papel social que ele exerce na formação de pessoas e na responsabilidade de assumir esse papel. Foi possível compreender como se dá a relação Gestor com a equipe pedagógica, funcionários, alunos e comunidade e sua importância na busca de atingir os objetivos educacionais e na solução de conflitos. Compreendi a importância do Regimento escolar e do Projeto Político pedagógico como orientador das práticas

educacionais, a

importância da gestão

democrática e dos

conhecimentos sobre a legislação educacional. Tive a oportunidade de realizar um plano de ação com a solução de uma situação problema de livre escolha, onde pude refletir sobre objetivos, metas e ações para proporcionar melhorias na qualidade de ensino. Os temas estudados e relatados no presente trabalho da disciplina de estágio: Gestão, adicionou conhecimentos que serão bem utilizados em minha prática profissional e em minha formação pessoal, pois todo conhecimento adquirido tem grande importância na minha formação como futuro pedagogo.

17

REFERÊNCIAS

ALVAREZ, Adrian;RIGO, Mariana. Pedagogia em ação: O papel do pedagogo e suas diversas atuações. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v.44 n.2, maio/ago. BRASIL, Ministério da educação. Portal do FNDE. PNAE Programa nacional de alimentação escolar. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2021....


Similar Free PDFs