Relatório estagio - trabalho PDF

Title Relatório estagio - trabalho
Course Educação Física
Institution Universidade de Pernambuco
Pages 9
File Size 114.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 54
Total Views 140

Summary

trabalho...


Description

Universidade de Pernambuco – UPE Escola Superior de Educação Física – ESEF

Relatório do estágio supervisionado em saúde Academia HI Graças

João Guilherme Sabino

Recife 2017

Universidade de Pernambuco – UPE Escola Superior de Educação Física – ESEF

Relatório do estágio supervisionado em saúde Academia HI Graças

Relatório de experiência referente ao estágio supervisionado em saúde do curso bacharelado em educação física na academia HI Graças monitorado pelo professor Jefferson Ribeiro.

João Guilherme Sabino

Recife 2017

SUMÁRIO

1. Introdução.......................................................................................................... 2. Identificação....................................................................................................... 3. História do local de estágio................................................................................ 4. Fatores de observação/acompanhamento........................................................ 5. Participação....................................................................................................... 6. Considerações finais..........................................................................................

1. INTRODUÇÃO O estágio em saúde foi realizado na academia HI, unidade das Graças. A academia não tem um público alvo, levando em consideração academias que focam em idosos, crianças, jovens, atletas e etc. Há pessoas que treinam que vão desde os 12 anos até os 84 na academia. O espaço apresenta algumas propostas fundamentais de fidelidade tanto em relação aos clientes quanto aos estagiários, oferecendo os mais diversos serviços de inteligência motora, pilates, aulas localizadas, aulas de funcional, lutas entre outras. Durante o estágio, tive a oportunidade de vivenciar a prática de um professor de musculação, como é seu ‘dia a dia’ dentro da academia, tive a oportunidade de aprender a executar ‘x’ movimento ou exercício, tendo ideia de como pode haver um enfoque anatômico no mesmo, foram grandes experiências. Minha atuação no espaço foi como estagiária da musculação no horário da manhã tendo supervisão e auxílio do professor Jefferson Ribeiro que é um dos responsáveis pela sala de musculação nesse respectivo horário.

2. IDENTIFICAÇÃO · Dados pessoais: João Guilherme Sabino de Barros, estudante do 5º período de bacharelado em educação física na instituição de ensino Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade de Pernambuco (UPE) Brasileira; 21 anos; Solteiro. R.G:9.101.991 SDS/PE CPF: 071.546.334-92 E-mail: [email protected] Contatos: (81) 9.9458-3574 / (81) 3423-6961 Residência: Rua João Ramos, n211, apt 601, Graças. Recife – PE.

INSTITUIÇÃO CONCEDENTE:

O estágio em saúde ocorreu na academia HI, unidade Graças, na Rua Amélia, 637 – Graças, Recife –PE. Telefone: (81) 3127-2317. Horário de funcionamento: Segunda a quinta – das 5h às 23h, Sexta – das 5h as 22h e Sábado – das 8h as 14h.

3. HISTÓRIA DA HI:

Inaugurada em 2004, a rede HI de academias possui 10 unidades distribuídas pelos principais bairros da cidade do Recife, em Pernambuco, e com uma unidade operando em João Pessoa, na Paraíba. A rede de academias foi criada com o objetivo de atender um nicho de clientes que prezam pela qualidade, modernidade, conforto e dinamismo que uma academia de grande porte deve oferecer. Hoje a rede conta com mais de 19 mil alunos no total, professores capacitados, ótima estrutura e equipamentos modernos em todas as unidades. A Hi tem sempre uma unidade pertinho de você com planos versáteis e acessíveis. Não perca mais tempo. Corra e entre em contato agora com nossos atendentes. Sinta o efeito HI.

4. FATORES DE OBSERVAÇÃO/ACOMPANHAMENTO

As atividades acompanhadas foram da musculação. As tarefas eram bastante adequadas ao estágio, uma vez em que nós ficávamos de observação apenas na parte da musculação. Quanto as minhas expectativas, não pude dizer por total na apresentação do estágio, mas agora que estou entrando no meu quarto mês na academia, posso dizer que elas estão sendo todas cumpridas. Elas eram: Presenciar o âmbito da academia do ponto de vista do professor; Aprender a corrigir posturas e execução de movimentos; Aprimorar a comunicação com o aluno; e Aprender a elaborar prescrição de exercícios para alunos de todas as aptidões físicas. Falando sobre a comunicação na aula, havia boa quantidade de interação professor-estagiário na aula, Jefferson estava sempre chamando os estagiários para ver, analisar e corrigir alguns exercícios, e dependendo do que os estagiários falassem/fizessem, ele corrigia ou dava um feedback. Nós não ficávamos sempre ou obcecados nas máquinas, a HI também tem um espaço de funcional, lá podíamos aprender exercícios com o peso do corpo, utilização do rolo de liberação miofascial entre outros matérias que a academia cedia.

5. PARTICIPAÇÃO

A presença do professor é de suma importância dentro do espaço da musculação, pois ele dá o suporte necessário e apoio caso ocorra algo. Além da questão do conhecimento e experiência vivida ao longo de sua carreira, que é compartilhado o tempo todo. Os preceptores e os demais foram pessoas bastante importante para o estágio, eles foram os responsáveis pela orientação, e aumento dos valores e conhecimentos. Minha participação como estagiário foi de observar e fazer intervenções na sala de musculação quando necessário ou quando o professor me chamava. Nós estagiários, além de atuar nessa intervenção, participávamos também colaborando para com que o aluno se sentisse a vontade e confortável no ambiente da academia, transformando-o em um local amigável e acolhedor, sendo receptivos, solícitos e nos importando com o bem estar de cada um deles. Não tive dificuldade na realização de nenhum desses aspectos, felizmente.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pude concluir ao decorrer do tempo que o estágio curricular supervisionado proporcionou uma gama de novos conhecimentos para somar com os que são vistos em sala de aula, mas que não são vivenciados na prática. O estágio me contemplou de forma puramente positiva, abrindo mais ainda o leque de possibilidades que o bacharelado proporciona e mais uma vez desconstruindo velhos conceitos que eu formulei e negligenciei sobre academias. Foi uma experiência verdadeiramente construtiva em diversos aspectos desde o profissional ate o pessoal. Inclusive, entramos como desconhecidos na academia e hoje, posso dizer que fiz grandes amigos, tanto quanto os estagiários que também ficavam no meu turno, quanto os professores que nos davam maior apoio....


Similar Free PDFs