Resumo - Ácidos e Bases PDF

Title Resumo - Ácidos e Bases
Author Vitor Pette Kovet
Course Química Inorganica
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Pages 6
File Size 452.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 72
Total Views 118

Summary

Química Inorgânica - Resumo - Ácidos e Bases...


Description

QUÍMICA INORGÂNICA – RESUMO ÁCIDOS E BASES

Ácidos e Bases Conceito de Arrhenius – É muito restrito e serve somente quando a água É é solvente.

ÁCIDO é qualquer substância que aumenta a concentração do íon hidrônio, H3O+, em solução aquosa. O HCl é um ácido HC(g) + H2O(l) → H3O+(aq) + Cl-(aq) Do mesmo modo, CO2 é um ácido

CO2 + H2O(l) → H2CO3(aq) Sofrendo posterior reação para produzir H3O+ E HCO3-

H2CO3(aq) + H2O(aq) → H3O+(aq) + HCO3-(aq) BASES: Qualquer substância que aumenta a concentração do íon hidroxila (OH -) em água. NaOH, um composto iônico contendo íons Na+ e OH-. Em água, eles sofrem dissociação.

Outros exemplos de base incluem substâncias como NH3 E N2H4, que reagem com água para produzir OH-:

Conceito de Bronsted-Lowry (1923) - A característica essencial de uma reação ácido-base é a transferência de um próton de uma espécie à outra. Nesse contexto, um próton é um íon de hidrogênio, H+ ÁCIDO: É toda a espécie química (molécula ou íon) capaz de ceder (doar) prótons. BASE: É toda espécie química (molécula ou íons) capaz de receber prótons. Um exemplo de um ácido de Bronsted é o fluoreto de hidrogênio, HF, que pode doar um próton a outra molécula, tal como a água, quando ele se dissolve em água:

Um exemplo de uma base de Bronsted é a amônia, NH3, que pode aceitar um próton deum doador de próton:

Água é uma substância anfótera, atua tanto com ácido como base de Bronsted.

Este equilíbrio fornece uma descrição mais completa do comportamento do ácido HF e da base NH3, em água do que somente a reação direta A utilidade é a habilidade de lidar com qualquer solvente, como amônia ou ácido sulfúrico

Além disso, outras reações de transferência de prótons que normalmente não seriam chamadas de neutralização, mas que são de caráter ácido-base, podem ser tratadas de imediato:

Equilíbrio Geral de Bronsted-Lowry:

Base1 é chamada de base conjugada do Ácido1 Ácido2 é chamado de ácido conjugado da Base2 A base conjugada de um ácido é a espécie gerada após a perde de um próton. O ácido conjugado de uma base é a espécie formada quando um próton é ganho. Ácido ou protogênicos: doam prótons Básicos ou protofílicos: fixam prótons Anfóteros: ambos Apróticos: nenhum FORÇAS RELATIVAS DE ÁCIDOS E BASES Quanto mais forte é o ácido, mais fraca é a base conjugada. Os ácidos fortes transferem completamente seus prótons para a água. Suas bases têm tendência desprezível para serem protonadas. Os ácidos fracos dissociam-se parcialmente em água. E as bases têm ligeira capacidade de remover prótons da água. (As bases conjugadas de ácidos fracos são bases fracas)

As substâncias com acidez desprezível, como CH4, não tem comportamento ácido em água. Suas bases são fortes, reagindo completamente com água para formar OH-.

A força de um ácido em solução aquosa é expressa pela constante de acidez (ou constante de ionização ácida), Ka:

[x] é o valor numérico da concentração molar das espécies X. Um valor de Ka Ka2, isto porque, próton deve ser removido de uma espécie que contém uma carga negativa a mais que a espécie anterior, prendendo-o mais facilmente....


Similar Free PDFs