Resumo Apoios e Descansos em PPR e Retentores Extracoronários PDF

Title Resumo Apoios e Descansos em PPR e Retentores Extracoronários
Course Clínica Integrada Em Próteses Parciais II
Institution Universidade Metodista de São Paulo
Pages 4
File Size 330.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 55
Total Views 125

Summary

Download Resumo Apoios e Descansos em PPR e Retentores Extracoronários PDF


Description

Resumo Apoios e Descansos em PPR Os apoios são responsáveis pela fixação e suporte da PPR, faz parte da PPR. Também tem função de retenção indireta, tenta impedir a peça de rodar.  FIXAÇÃO: é o assentamento final da peça. É a resistência ao deslocamento da peça no sentido ocluso-cervical durante a aplicação de forças, como por exemplo, durante a mastigação.  SUPORTE: é a transmissão das cargas mastigatórias recebidas pela base da PPR aos dentes suporte. O eixo real de rotação passa sobre o apoio e o nicho (nicho ou descanso é a região do dente desgastada para receber o apoio). Os apoios devem ser confeccionados na face oposta ao espaço protético de extremidade livre com intuito de prevenir a migração dentária e diminuir o torque sobre o dente pilar. Apoios muito profundos causa dor, por conta que entra em contato com dentina não mineralizada. Por isso, o preparo dos apoios, deve ser confeccionado apenas em esmalte. Se tiver uma restauração, o preparo deve estar contido apenas na restauração ou apenas no esmalte, mas nunca em restauração e esmalte juntos. O apoio deve estar inteiramente contido dentro do descanso. O descanso deve ter espaço suficiente para caber o apoio sem interferir na oclusão garantindo a rigidez da peça. O preparo do apoio deve ser feito. Se não é feito preparo nenhum em cíngulo, em um dente que tem a necessidade (como no caso dos anteriores inferiores), se é colocado um apoio, vai criar forças sobre esse dente e a coroa pode vestibularizar e a raiz lingualizar. Então por isso que fazemos a reanatomização do cíngulo com resina, melhorando a direção de forças e fazendo com que ela fique o mais paralela possível ao eixo axial, para o dente não sofrer migração.

Tipos de Apoios Apoio Oclusal

Apoio Interdental Apoio de Cíngulo

Confecção

Dimensão

Dividir o dente em terços (mesial, médio e distal; vestibular, médio e lingual). Ponto de eleição: fossa mesial. Com uma broca esférica, deixar o preparo arredondado, com formato triangular e ângulos redondos. Em molares muito grande, é dividido em 4 terços no sentido mésio-distal e 3 terços no sentivo vestíbulo-lingual (para dimensionar o tamanho do apoio). Feito com broca esférica, entre os dentes para colocar um grampo em dois dentes. Exemplo: grampo genius, que é formado por duas circunferências simples (é por ação de abraçamento). Realizado em dentes anteriores, pois não tem oclusão. Os cíngulos de inferiores são menos proeminentes do que os cíngulos dos superiores. Se o paciente possui um cíngulo muito proeminente, não precisa ser feito uma reanatomização para melhorar a biomecânica da peça, mas se o cíngulo não é tão proeminente, como é o caso dos inferiores, é necessário fazer uma reanatomização. Possui um formato de bigode.

Largura: 1/3 da distância intercuspída. Profundidade: 1mm a 1,5mm. Largura: 2,2mm. Profundidade: 1,5mm. Extensão: 2,5mm a 3mm. Largura: 1mm. Profundidade: 1mm a 1,5mm.

Resumo Retentores Extracoronários

Todo grampo circunferencial vai ser sair da oclusal, ir para cervical e tem tanto o braço de retenção quanto o de oposição.

Tipos Ackers

Ação Reversa ou grampo de Gillet Reverso

Anel (1CM e 1A)

Anel (1CM e 2A) Anel (2CM e 2A)

GRAMPOS EXTRACORONÁRIOS POR AÇÃO CIRCUNFERENCIAL Características Indicações Constituição: Apoio oclusal, braço de Molares e pré-molares ou em casos retenção e oposição, unidos entre si de segmentos de dento suportados pelo corpo do grampo e um conector verticalizados em posição favorável. menor. NÃO da para usar se o dente estiver Do mesmo lado do espaço protético. mesioangulado ou lingualizado. Constituição: igual de ackers. Molares e pré-molares, quando a O terminal retentivo e apoio se porção retentiva se localizar próximo localizam no mesmo lado ao apoio Igual ao de Ackers quanto ao desenho, Molares inclinados para os espaços a diferença é que o apoio, corpo e CM protéticos, ou seja, está e a trajetória dos braços estão mesioangulado, então se busca a distantes do espaço protético. retenção na mesial para dentes mesioangulados, ao contrário do de ackers. A característica principal dos 3 tipos do grampo em anel é circunscrever o dente suporte a partir de um ponde de origem (apoio). Apoio->lingual (braço de oposição)-> proximal ->ângulo proximovestibular (braço de retenção). Igual ao de cima, mas o braço de retenção tem origem do outro apoio.

Molares e pré-molares posteriores ao espaço protético, não mesializado, mas sim lingualizado em inferiores e vestibularizados em superiores.

O braço de oposição une os conectores menores e os apoios. O braço de retenção tb tem origem do outro apoio.

Molares e pré-molares isolados entre dois espaços protéticos (classe III – dento suportados) com retenção mesio-vestibular ou disto-vestibular.

Igual de cima.

Imagens

Half and Half

Gêmeos

Tipos Em T

Em 7 ou S

Em I

Constituição: dois apoios oclusais e dois braços de retenção. A reciprocidade é dada pelo corpo do grampo e pelo CM e do braço de retenção oposto. Unidos pelo Apoio: dois grampos idênticos ao de Ackers, unidos pelo apoio oclusal interdental. Constituição: 1 apoio oclusal interdental, 1 CM, 2 braços de oposição e 2 braços de retenção. Unidos pelo braço de oposição: Igual de cima, só que unido pelo braço de oposição.

Igual de cima. Mas os dois braços são de retenção, o próprio braço de retenção também serve como braço de oposição. Se o 0,25mm de um dente não estiver próximo do 0,25mm do outro dente. Sempre que houver necessidade de mais retenção. Se o 0,25mm de um dente estiver próximo do 0,25 do outro dente. Sempre que houver necessidade de mais retenção.

GRAMPOS EXTRACORONÁRIOS POR AÇÃO DE PONTA Características Indicações Lembra letra “T”. Incisivos, caninos, pré-molares e molares superiores e Possui extenção MD na face V do dente. inferiores de regime misto e dento suportados. É uma Emerge da cela (parte de acrílico), mais indicação universal. Nos casos de superiores de superiores vai ter um especificamente da grade (parte da prejuízo da estética, comparado a outros grampos de estrutura metálica). ação de ponta (em I). É mais estético do que o grampo por abraçamento, pq ele emerge da cela, então aparece menos. Características iguais ao grampo em T, mas Dentes com bossa muito acentuada ou rebordo não tem a parte mesial, apenas a distal que vestibular muito aconcavado. é a parte ativa do grampo. Quando fazemos um grampo em 7, abrimos mão de uma das retenções, porque ai ele vai ficar com um flexibilidade maior do que o grampo em T. Caninos e pré-molares superiores e inferiores que É muito retentivo, pq tem pouca apresentam suporte dentário na região posterior. flexibilidade. Apenas para casos de classe III (dento suportados). Se direciona exatamente no ponto determinado pelo calibrador. É o mais estético.

Quando um grampo por ação de ponta for utilizado em pré-molares e molares, o braço de oposição/reciprocidade é igual ao de um grampo circunferencial. Já quando um grampo por ação de ponta for usado em região anterior, não tem como colocar um braço de oposição/reciprocidade como nos grampos circunferenciais, então a oposição em um grampo por ação de ponta em dentes anteriores será o apoio.

Imagens

Tipos Grampo MD ou MDL

Grampo contínuo de Kennedy

OUTROS TIPOS DE GRAMPOS Características Indicações É muito estético. Grampo que não possui braço Braço de reciprocidade para grampos por ação de retenção por vestibular. de ponta em incisivos e caninos. Para dentes anteriores Possui apoio palatino em cíngulo e placas isolados entre espaços proximais M e D que fornecem retenção protéticos. friccional. Reciprocidade para grampos Como existe a retenção por proximal, impede por ação de ponta. um pouco a vestibularização do dente. Tem função de retentor indireto passivo (classe I Para classe I de kennedy com de kennedy). anteriores inferiores abalados Se houver grau de mobilidade2, primeiro tratar periodontalmente. periodontalmente. O grampo vai acabar agindo como uma contenção, mas tem mais função de retenção do que contenção.

Imagens...


Similar Free PDFs