PPR - Aula 2 Retentores PDF

Title PPR - Aula 2 Retentores
Course Prótese Parcial Removível
Institution Universidade Federal do Paraná
Pages 6
File Size 351 KB
File Type PDF
Total Downloads 35
Total Views 141

Summary

Retentores
Prof. Luciano, Bindo, Bonacin...


Description

PROTESE PARCIAL REMOVÍVEL – AULA 2 Retentores 

Apoios: É o elemento do retentor responsável pela transmissão de parte ou da totalidade da força mastigatória que incide sobre os dentes artificiais da PPR, promovendo o suporte. Funções:  Transmissão axial das forças mastigatórias aos dentes pilares, caracterizando suporte. “É o componente do grampo cuja principal função é assegurar que as cargas exercidas durante os dentes artificiais durante o processo de mastigação sejam transmitidas aos dentes suporte de maneira adequada.”

 Estabilização da prótese em relação aos dentes pilares diretos e indiretos através do travamento mecânico dos apoios nos nichos (desgaste feito no elemento dentário para receber os apoios). “NICHOS são as cavidades especialmente preparadas para alojar os apoios, para proporcionar ao dente suporte e aos tecidos de sustentação condições biomecânicas favoráveis a manutenção de seu estado de saúde. O nicho varia de acordo com o dente que vai recebê-lo. Não se pode colocar uma PPR sem confeccionar um nicho, pois quando o paciente vai mastigar vai tocar no apoio que não está no nicho e vai causar a fratura da prótese.”

Fazer nichos em forma de colher, com broca 3168 (esférica longa), expulsivo para proximal. Não pode ultrapassar 2mm e deve ser feito preferencialmente em esmalte.  Proteção da papila gengival dos dentes pilares contra esmagamento e impacção alimentar.  Retenção indireta: impedem a rotação da peça em casos de extremidade livre.

Localização:

 Oclusais:

 Incisais: Executados em dentes superiores ou inferiores, ocupam o ângulo inciso-proximal, estendendo-se tanto por vestibular quanto por lingual, na forma de bisel, com broca cilíndrica. Usar qualquer broca tronco-cônica (4138). Mais ou menos 2,5mm inciso-cervical e 1,5mm mésio distal.

 Palatinos ou linguais: Mais indicados para caninos, podendo também confeccionar em incisivos. Ocupam a área do cíngulo. Não utiliza-se broca cone-invertido, e sim esférica longa (3168). No máximo 1mm.

 Interdentais: Oclusal e interdental juntos. *Grampo geminado: Único retentor direto cuja ação primária é indireta.

O apoio posiciona-se na superfície oclusal entre dois dentes posteriores ou incisal entre dois dentes anteriores.

Preparo:  Sobre esmalte dentário  Sobre restaurações de amálgama  Sobre próteses unitárias e fixas  Sobre restaurações de resinas fotopolimerizáveis (Resina nano tem mesma resistência que amálgama) 

Grampos: São os elementos do retentor programados para conferir retenção e estabilidade à PPR, impedindo sua movimentação no sentido gêngivo-oclusal e lateral.  Grampos de retenção: Abaixo do equador protético.  Grampos de oposição ou estabilizadores: Rígidos, largos oclusogengivalmente, cuja função é proporcionar a estabilização do dente pilar e da própria prótese em relação ao todo. Acima do equador protético. Área de maior circunferência anatômica do dente = Equador anatômico Acima dessa linha = expulsivo para oclusal. O grampo deve estar ABAIXO dessa linha. Equador protético Normalmente na vestibular é grampo de retenção.

Ação retentiva Parte ativa do grampo

 

Ação de abraçamento: Toda parte interna do grampo entra em contato com o esmalte. Grampos circunferenciais. Ocluso cervical. Flexão. Ação de ponta: Somente a ponta ativa do grampo entra em contato com o esmalte. Grampos de roach (ação ponta, grampos barra). Cervico incisal/oclusal. Torção. Roach é mais retentivo, usa mais em anteriores pq precisa de maior área retentiva.  Retentores de Roach  T: PM, caninos, incisivos. Possui extensão mesio-distal na parede vestibular do dente.

  

 

U: Único retentor de Roach utilizados em molares com coroas curtas. L: Distantes ao espaço protético. Opostos ao espaço protético. I: Próximos ao espaço protético.

C: Grampo de ação reversa. API: Em PM em extremidades livres. Apoio mesial, placa distal, grampo em I (em API, o grampo em I fica no meio da V da coroa, e não próximo ao espaço protético). Não se faz em canino.

Retentores circunferenciais mais utilizados  Circunferencial de Ackers: Dois braços de grampo, usado em M e PM.

Este grampo é constituído por um apoio oclusal, um braço de oposição, um braço de retenção, unidos entre si pelo corpo do grampo, e um conector menor.

 Retentor em anel (ring-clasp): Molares inclinados, geralmente inferiores.  Circunferencial com ação reversa (Gillet): Molares inclinados.

É indicado para dentes posteriores , quando a porção retentiva se localizar próximo do apoio, ou seja, o terminal retentivo e o apoio se localizarem do mesmo lado. Dentes mesializados com inclinação da coroa para o espaço protético.

 Grampo de Ottolengui: PM onde precisa de aumento de área de suporte. 2 apoios unidos por barra e na V tem braço de grampo circunferencial que faz retenção.  Grampo geminado: Molares e PM (juntos) quando precisa de retenção indireta. Maior função de estabilização do que retenção.



Corpo do retentor...


Similar Free PDFs