Resumo livro O Homem Mais Rico da Babilônia PDF

Title Resumo livro O Homem Mais Rico da Babilônia
Author marcos vagas
Course ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Institution Universidade do Grande Rio
Pages 2
File Size 34.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 106
Total Views 138

Summary

feito para aula de finanças...


Description

Esse livro nos abre os olhos para o dinheiro de uma forma muito ampla que a riqueza é uma faca de dois gomos, ou ele te deixa um gastador compulsivo, ou te torna uma pessoa avarenta e ambos te torna muito dependente do dinheiro que não é isso que queremos, devemos sim poupar para ter um futuro e um presente estável não podendo perder a cabeça e o foco que é ser feliz. Em um dia, o autor tem um sonho, onde é rico e não se preocupava com mais nada além de esbanjar seu dinheiro de uma maneira que bem gosta e entender.

No entanto, ao despertar do seu sonho, a atual realidade amarga de uma vida pobre o faz refletir em algumas questões.

No meio do seu devaneio, o atual melhor amigo Kobi chegava para pedir um dinheiro emprestado e começa aí uma conversa cheia de pensamentos e reflexões.

Começando por, um amigo analisa sua situação de extrema pobreza.

Mesmo tendo lutado incansável e arduamente por muito mais da metade de sua vida e residindo na cidade mais rica da época, ele não tinha um único siclo que era uma antiga moeda do povo hebreu, de prata, cujo peso equivalia a seis gramas.

Tendo um grande sentimento de raiva, passa a falar com o amigo como se sente por estar nessa situação.

Bansir olha para uma fila de escravos do rei, mal vestidos e carregando pesados baldes de água para molhar os jardins altos, e conversa com o amigo Kobbi que apesar deles dois serem pessoas livres não eram muito melhores que aqueles que observam.

Chegaram nessa grande conclusão ao se perguntarem e se darem conta que suas vidas eram somente a trabalhar muito e nunca ter um retorno alto e trabalhavam incansavelmente, ganhando por seus esforços apenas o mínimo para sobreviverem.

Em um ponto da conversa, chegaram a uma ideia, eles precisam achar uma pessoa mais rico e aprender com ele como se tornarem homens de riquezas também.

Lembrando que conhecem um homem muito rico com muitas posses chamado Arkad, ele é considerado um dos homens mais ricos de toda Babilônia, e apesar de ser continua humilde e amigo deles.

No meio dessa conversa, Kobbi fala uma coisa de extrema relevância, tanto que reproduzirei integralmente: A riqueza de um homem não se acha na bolsa que ele carrega. Uma bolsa gorda fica logo vazia se não houver constante fluxo de ouro. Arkad tem rendimentos que conservam suas reservas sempre altas, por maior que seja a liberdade com que gasta dinheiro.” Bansir e Kobbi, juntos com um número grande de amigos pobres, vão até Arkad pergunta-lo do porquê apesar deles terem tido a mesma orientação e terem vivido no mesmo ciclo durante a infância e a adolescência, na vida adulta Arkad se destacou tanto em termos de riqueza e eles não? o amigo rico respondeu: “Se vocês não adquiriram mais do que uma pobre existência desde os tempos em que éramos jovens, isso se deve ao fato de que não conseguiram aprender ou não observaram as leis que governam a acumulação de riqueza.” Arkad continua explicando que os que não seguem os conceitos da acumulação de dinheiro e não auferem suas riquezas por seus próprios méritos, o dinheiro pode fazer um grande mal, pois ou produz gastadores demais ou poupadores mão de vaca, perseguidos pelo medo de perder o que ganharam.

A outra opção seria se tornar milionario de forma rápida, como receber uma grande herança, conseguir dendimentos altos com ela e continuar a ser feliz e pleno, mas essa última possibilidade é bem rara.

co....


Similar Free PDFs