UNL – O Alquimista - Resumo sobre o livro mais famoso do brasileiro Paulo Coelho. Vai ser abordado PDF

Title UNL – O Alquimista - Resumo sobre o livro mais famoso do brasileiro Paulo Coelho. Vai ser abordado
Course Língua Portuguesa
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 3
File Size 88.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 90
Total Views 155

Summary

Resumo sobre o livro mais famoso do brasileiro Paulo Coelho. Vai ser abordado questões acerca do livro O Alquimista....


Description

UNIVERSIDADE NILTON LINS

Aluno: José Daniel Santos Resenha #3: O Alquimista – Paulo Coelho

Introdução

Apesar dos comentários que são feitos acerca do autor, esta obra de Paulo Coelho é um livro que deve ser lido por todos. Talvez nem todos gostem, mas simplesmente trata-se da obra brasileira mais conhecida no exterior e devemos apoiar os artistas nacionais.

O alquimista é o primeiro livro que leio de Paulo Coelho, e para ser bastante sincero, gostei bastante e acredito que tenha começado bem. Porém, tenho quase certeza que irei parar, depois de ter lido outra obra e gostado nadinha. Então acredito finalizar por aqui minhas leituras sobre Paulo Coelho.

Sobre a Obra e Autor

Vamos agora comentar um pouco sobre O Alquimista e Paulo Coelho.

“O alquimista” foi escrito originalmente em 1988 por Paulo Coelho e vendeu mais de 45 milhões de exemplares no Brasil e no mundo. Se tornando o livro brasileiro mais lido no exterior, como foi dito anteriormente.

O autor é muito criticado pelos críticos brasileiros, não apenas essa obra, como todas, e ironicamente, é o autor mais vendido fora. Sua obra não mudou minha vida, e não haverá uma próxima leitura, mas se tantas pessoas dizem que suas obras são inspiradoras e mudaram suas vidas, então acredito que Paulo Coelho seja válido.

Enredo

Nesse livros vamos conhecer a história de Santiago, que é um pastor da Andaluzia, que ao longo do livro é referido como “o rapaz” e cujo destino reservou um tesouro. Então o homem resolve ir atrás desse tesouro depois que uma cigana interpreta um sonho que o perseguia por várias noites. No início o rapaz fica meio desacreditado a respeito da veracidade desse tesouro e do por que ele era o escolhido para possuir determinado tesouro. Depois de vários “sinais”, ele deixa tudo que possui e resolve ir atrás do seu destino, que no livro é referido várias vezes como a “Lenda Pessoal”.

Podemos observar várias vezes durante a trama, que temos também um lindo romance que obviamente não poderia faltar em uma história tão linda. Quando comecei a ler, já sabia que a fábula tinha um romance dentro e confesso que fui enganado, pois, achei que o romance já tinha começado quando o rapaz conhece a filha de um comerciante e tem uma paixonite por ela, até que depois, somos surpreendidos por um amor puro e platônico que nos deixa uma grande lição a respeito da vida: “O amor nunca impede um homem de seguir sua Lenda Pessoal. Quando isso acontece é porque não era o verdadeiro Amor, aquele que fala a linguagem do mundo”.

Uma das frases marcantes do livro, que inclusive vem escrita na contracapa, nos diz que “Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize seu desejo”. De fato, nessa história mesmo quando o rapaz acredita que tudo está conspirando contra ele, no final ele percebe que, na verdade, há males que vem para o bem, e acaba entendendo tudo que acontece na sua vida.

O alquimista é uma história maravilhosa e com uma profundidade filosófica que eu me arriscaria a dizer que é também uma forma de autoajuda (aqui entra as críticas que são feitas ao autor). Toda a fábula tenta nos passar a mensagem de que nunca devemos deixar de perseguir os nossos sonhos, a nossa “Lenda Pessoal”. Além do mais, é um livro religioso que nos mostra que Deus escreveu o destino de cada ser humano, mas cabe somente a nós interpretar os “sinais”, enfrentar nossos medos e perseguir a felicidade que nos espera.

Em todo momento do livro nos deparamos com frases de incentivo para pessoa não desistir, apesar de todas as dificuldades, ir atrás dos seus sonhos, pois tudo que acontece tem um propósito e no final, se fizer parte do nosso destino, vai se concretizar, e se não fizer, tiraremos algo de lição e nos será mostrado algo que vá nos fazer melhor ainda.

Esse livro possui várias frases e palavras que merecem ser citadas. A palavra que eu mais gostei foi “Maktub”, que traduzindo do árabe é algo como “está escrito” ou “tinha que acontecer”. Essa palavra tem um significado profundo, e nos diz que apesar de nosso livre arbítrio, tudo que acontece em nossa vida, já estava escrito por Deus.

Além disso, o próprio autor, Paulo Coelho, tem uma obra a qual leva o nome de Maktub. Que até o momento não tenho intenção de ler.

É uma obra recomendável a todos aqueles que desejam conhecer uma história de inspiração e coragem para enfrentar os medos, principalmente nos momentos de renúncia. É um livro que nos sugere confiança de realização de nossa Lenda Pessoal. Maktub....


Similar Free PDFs