Resumo quarta n2 PDF

Title Resumo quarta n2
Author Evelyn Trippe
Course Gestão Estratégica De Pessoas
Institution Universidade do Anhembi Morumbi
Pages 10
File Size 805.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 47
Total Views 187

Summary

Resumo para prova de Gestão estrategica de pessoas...


Description

Prova N2 Quarta OBJETIVAS:  Um líder deve trabalhar para estimular sua equipe de trabalho: um líder é um fator importante que gera e utiliza energia das pessoas, dessa forma qual alternativa sintetiza qual estímulo o líder deve fazer ENTENDENDO O QUE É LIDERANÇA  Função da relação entre os liderados e o líder(do momento), em uma situação ou conjunto de situações Definição de Liderança atividade ou ato de influenciar positivamente as pessoas para que se empenhem voluntariamente para alcançar/obter/atingir objetivos/atividades em uma situação ou um conjunto de situações. DUCKER (2003:134): “liderar é dirigir o olhar das pessoas para perspectivas mais elevadas, elevar seu desempenho a padrões mas altos, construir personalidades que superem suas limitações normais”. DIFERANÇA ENTRE LIDERANÇA E GERENCIAMENTO: GERENCIAMENTO LIDERANÇA planejamento, organização, controle, e resolução de associada à determinação da direção na qual a problemas imediatos e operacionais (perfil de controle) organização deve caminhar, à criação de uma visão de futuro, à capacidade de persuadir pessoas importantes a aceitar ideias novas e implementá-las (perfil inovador) GERENCIAR → tem mais a ver com rotinas, prazos, LIDERAR → dar direção, definir o caminho, pensar o recursos, resultados, etc. caminho, etc O GERENTE PENSA: como podemos chegar neste O LÍDER PENSA: precisamos chegar neste objetivo → objetivo → operacional pensa e define o objetivo

BASES TEORICAS DA LIDERANÇA:

TEORIA DOS TRAÇOS → nasceu líder/tem características que o fazem líder/características da personalidade; TEORIA DO COMPORTAMENTO DO LÍDER: autocrático → eu mando/eu decido ➢ democrático → as diretrizes são debatidas pelo grupo estimulado e assistido pelo líder ➢ laissez-faire → liberdade total para as decisões do grupo ou individual/deixa fazer/delega/participa mínima do líder, mas não é abandono TEORIAS CONTINGENCIAIS variáveis /situações inesperadas 

Liderança transformacional  a abordagem da nova liderança entende a líder “como alguém que define a realidade organizacional por meio da articulação de uma visão, que é um reflexo de como o lider define a missão de uma organização e os valores que a apoiarão” - (líder define o caminho, a direção, a estrada...)



Liderança situacional (mas empregada no mercado) não existe um único modo melhor de influenciar as pessoas. - o estilo de liderança que uma pessoa deve adotar com indíviduos ou grupos depende do nível de maturidade das pessoas que o líder deseja influenciar. - (depende da maturidade da equipe → “não é ser é estar” - como perceber o nível de maturidade: boa escuta/intuição baseado na experiência de outros casos/percepção/histórico profissional - nível de maturidade do indivíduo é medido pelas variáveis: comportamento da tarefa e comportamento do relacionamento (ver próximo gráfico)



Liderança compartilhada (distribuição das funções do líder / quando eu tenho uma equipe treinada e madura)



Segundo a teoria de Maslow (pirâmide, linhas, necessidades, o que cada um representa)

MOTIVAÇÃO. AS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS OBEDECEM PARA MASLOW, UMA HIERARQUIA, OU SEJA, UMA ESCALA DE VALORES A SEREM TRANSPOSTOS. - SEMPRE QUE UM INDIVÍDUO ALCANÇA UMA NECESSIDADE, SURGIRÁ OUTRA A CONQUISTAR, LEVANDO AS PESSOAS A BUSCAR MEIOS PARA SATISFAZÊ-LA.



Estruturas organizacionais (abrangência da estrutura organizacional, onde ela é definida)

Forma como as empresas se organizam, agrupam recursos humanos e materiais para atingir os objetivos, abrange divisão do trabalho, especialização e hierarquia. São definidas na estratégia organizacional, pela gerência, diretoria ou qualquer outro conceito que seja ligado ao conceito de “alta cúpula da organização”.

Podem ser :

ESTRUTURA FUNCIONAL (LINEAR): atividades agrupadas de acordo com as áreas. (Piramidal)

ESTRUTURA POR PROJETOS OU PROJETIZADA: organizada por projetos, caráter temporário. ESTRUTURA MATRICIAL: departamento funcional + projeto (especialização e coordenação) OUTRAS: modelo celular, virtual, em rede, hibrida (funcional+processos)

ESCOLA NEOCLASSICA -Processo administrativo: Planejamento define missão, formula objetivos, define planos para alcança-los, programa as atividades Organizaçãodivide o trabalho, designa as tarefas, agrupa as atividades em órgãos e cargos, aloca recursos, define autoridade e responsabilidade. Direção  designar as pessoas, coordenar os esforços, comunicar, motivar, liderar, orientar. Controle  definir padrões, monitorar o desempenho, avaliar o desempenho, ação corretiva. VISÃO SISTÊMICA Um sistema é um conjunto de partes independentes e relacionadas para um propósito comum. Visão sistémica é a habilidade de conhecer todas as partes e como elas se conectam e impactam uma nas outras. A visão sistémica da estratégia de empresas, devemos entender todas as relações e como elas impactam em nosso negócio hoje e no futuro. AFINAL, O QUE É ESTRATÉGIA?  A capacidade do comandante em organizar e levar a cabo as campanhas militares  Programa amplo para se definir e alcançar as metas de uma empresa, ou seja, a resposta da empresa ao seu ambiente através do tempo  Hamel e prahalad (1995) definem a estratégia como o processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa  ➢ bateman e snell (1996) definem o termo como o padrão de alocação dos recursos para realizar os objetivos da organização.  - A estratégia diz respeito à organização e ao ambiente  - a essência da estratégia é complexa;  - a estratégia afeta o funcionamento da organização;  - a estratégia envolve questões relativas ao caminho determinado, assim como o processo de se determinar este caminho;  - a estratégia realizada quase nunca é a mesma que foi planejada;  - as estratégias existem em diferentes níveis da organização;  - a estratégia envolve um exercício de definição de conceitos e análise da realidade. Estratégia é criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades.  Se houvesse apenas uma posição ideal, não haveria necessidade de estratégia.  ser diferente, ocupar uma posição não explorada e assumir uma personalidade de valor único, são os ingredientes de um posicionamento estratégico.  a essência do posicionamento estratégico consiste em escolher atividades diferentes daquelas dos rivais. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL  elaboração de ações para a utilização dos pontos fortes existentes (os potenciais pontos fortes também), para o posicionamento da empresa diante das mudanças do meio ambiente. Estas ações irão compor um plano estratégico de ações que, por sua vez, viabilizará a gestão estratégica da empresa. DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  Assunto: produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos.

• • • •

Elementos do planejamento estratégico: propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programa, orçamentos, normas e procedimentos. Espaço de tempo necessário: curto, médio e longo prazo. Unidades abrangidas: corporação, subsidiárias, divisões, departamentos. Características: complexo ou simples, qualidade ou quantidade, estratégica ou tática, confidencial ou público, formal (sistemático) ou informal.

O que se espera com as ações estratégicas? Maior crescimento, maior rentabilidade, ganho de participação no mercado; de marketshare, incremento de qualidade, incremento de produtividade – outros fatores.

   

Missão: “para que?” a organização existe; “o que a empresa faz?” e “para quem?” Parte das decisões superiores. Resposta para a pergunta: o que as pessoas fazem na organização? Quais são os compromissos da organização com as partes envolvidas.

     

Visão: Imagem mental de uma situação futura desejável e possível para a org. Visão da organização do futuro “sonho”, “situação”; Sucinta, clara e de longo prazo; Iniciada pela liderança Deve ser compartilhada com a organização;

DEFINIÇÃO DOS VALORES ORGANIZACIONAIS conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma organização • Crenças básicas para a tomada de decisão na empresa • servem para moldar as ações dentro das crenças desta organização • princípios de orientação perenes, essenciais, intrínsecos e importantes somente para os componentes da organização • decididos pela empresa e não devem mudar para reagir a efeitos externos. 

Líder coaching (qual atuação, o que significa, o que ele precisa para dar feedback?)

Atuação? A LIDERANÇA QUE ENSINA, COMPLEMENTA, ENCORAJA E APOIA SEUS LIDERADOS NA EXECUÇÃO DE SUAS TAREFAS E NO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Significa: Significa treinamento, um profissional que auxilia seu cliente a sair de seu estado atual e a chegar

ao estado desejado por meio da condução a reflexões poderosas que levam a mudanças de comportamento, ressignificação de crenças negativas, aprimoramento técnico e emocional e a atitudes mais positivas e bem-sucedidas. LIDERANÇA SITUACIONAL E O LÍDER COACHING estilo do líder e a maturidade dos liderados os quatro estilos: • “determinar” • “persuadir” • “compartilhar” • “delegar”. Feedback o feedback é o processo de descrever a outra pessoa, sua percepção de como o comportamento dela, impacta negativamente ou positivamente as outras pessoas em seu entorno e também, a ela mesma, quando ela está desempenhando uma determinada tarefa.

O segredo do feedback “O SEGREDO DA BOA COMUNICAÇÃO É A HABILIDADE DE SER TOTALMENTE SINCERO E AMÁVEL AO MESMO TEMPO” John Powell

 Já é truismo dizer que as organizações precisam estar (alguma coisa ambiente)

(sobre planejamento estratégico) (para que serve) Não sei, você sabe? Eu também naõ



Análise SWOT: marcar a alternativa incorreta

DISSERTATIVAS: 

O comportamento humano tem sucesso nas organizações? O esforço para o envolvimento das pessoas tem grande ênfase quando se fala em liderança. -como envolver? Como inspirar? Dar seu tempo, dar seu trabalho, motivação. CHIAVENATO (1999): consiste em um processo essencial para o ser humano. Motivação: sentimento vindo de dentro pra fora, pode vir de fontes externas, por outras pessoas ou situações que levam este profissional a buscar o melhor em si em suas ações. “[...] todo comportamento motivacional só existe em função de um estado interior de carência, portanto quanto maior for este estado, maior será a motivação vigente, fazendo assim com que a necessidade seja sinônimo de motivação. quanto maior a necessidade, maior a motivação”. (bergamini, 2006, p.89).



Modelo de paladino 2008: o sucesso das organizações está ligada ao engajamento positivo das pessoas (como podemos ter esse engajamento?) (Pré requisitos, necessidades básicas) um exemplo de cada um,

Dividido em duas etapas: Pré-requisitos  objetivos: definir os objetivos organizacionais, o direcionamento claro do que se espera do liderado. Meios garantir a viabilidade das ações decorrentes Ambiente definir onde ocorrerá o envolvimento. AÇÕES BASICAS DO PROGRAMA DE ENVOLVIMENTO: Alterações comportamentais e institucionais: criação de referenciais para ações das pessoas. Treinamento  garantir para as pessoas o “saber fazer” Motivação gerar motivos para as ações Reciprocidade  negociação de metas. Pré-requisitos   objetivos: definir os objetivos organizacionais. o direcionamento claro do que se espera do liderado. definir claramente o que deve ser feito.  aceitação das metas pelas pessoas: aspecto fundamental.  os objetivos devem ser passíveis de avaliação ou mensuração: indicadores de qualidade e de desempenho.  os referenciais para as pessoas devem ser: planejamento estratégico, processos, procedimentos, polítcas, etc. mas principalmente o direcionamento da liderança. Pré-requisitos:  ✓ Meios: garantir a viabilidade das ações decorrentes:

✓ sem ações não há resultados e sem meios não há ações ✓ os meios dependem de investimentos ✓ ferramentas de gestão e/ou tecnológicas, permitem altos índices de desempenho e qualidade.

Pré-requisitos: ✓ Ambientes: definir onde ocorrerá o envolvimento . ✓ fundamental o investimento num local adequado de trabalho correspondente às características do trabalho. ✓ aspectos físicos do ambiente; ✓ clima organizacional

Ações básicas do programa de envolvimento  ✓ Alterações comportamentais e institucionais: criação de referenciais para as ações das pessoas; ✓ exemplos de ações institucionais; ✓ exemplos de ações gerenciais. Ações básicas do programa de envolvimento: ✓ treinamento: garantir para as pessoas “o saber fazer” ✓ treinamentos compulsórios; ✓ treinamento por oferta; ✓ treinamento por demanda; Ações básicas do programa de envolvimento: ✓ motivação: gerar motivos para as ações: ✓ abordagem participativa: colaboradores participam das soluções e trabalham em equipe; ✓ abordagem clássica: contato com os problemas e defeitos. A motivação depende da coação e a criatividade é limitada. ✓ abordagem promocional: feita através de campanhas motivacionais, competições entre setores. Ações básicas do programa de envolvimento: ✓ motivação: gerar motivos para as ações: ✓ abordagem progressiva: motivação para transpor obstáculos sucessivos onde são estipulados indices para serem superados; ✓ abordagem aderente: parte da hipótese de desenvolver modelos de sistemas para a organização. ✓ abordagem integrada: utilização de dois ou mais enfoques. Ações básicas do programa de envolvimento: ✓ reciprocidade: negociação de metas: ✓ necessidades da empresa em relação aos recursos humanos; ✓ a organização exige competência e entusiasmo; ✓ os colaboradores requerem estratégias de formação, qualificação e atualização; ✓ gestão efetiva: gerar condições para que organização e colaboradores possam ser atendidos.



Conclusões de equipe, por exemplo o que é uma cultura anti equipe? Nem todas as empresas estão prontas para lidar com as decorrências do trabalho em equipe, principalmente de equipes auto-gerenciáveis, pois isto implica em níveis diferenciados de liberdade aos integrantes, em especial. Isto faz com que a cultura da empresa trabalhe contra as equipes, de forma sutil ou declarada.



Solução: neste tipo de empresa, deve-se avaliar as verdadeiras razões para se criar uma equipe. Se não forem absolutamente relevantes, melhor nem criar equipe.



Dentro do coaching, explicar os objetivos de um processo de coaching, o que se pretende dentro desse processo.

Processos de Coaching: questionar, guiar, compartilhar, complementar, encorajar, debater. Se esperar obter melhores resultados, e melhora nas relações.

Lider Coach sempre promove um ambiente de trabalho propício ao compartilhamento de ideias, opiniões, conhecimentos e sugestões. Com ambiente aberto e flexível, incentivando sua equipe a descobrir respostas e soluções para as questões, demandas e atividades do dia-a-dia. Não prioriza apenas os resultados, mas, também, a qualidade nas relações interpessoais, uma boa comunicação, e vê sempre novas possibilidades de evolução para si e para seus liderados. “O COACHING DE SUCESSO É UMA CONVERSAÇÃO MÚTUA ENTRE O LÍDER E UM LIDERADO QUE CONDUZ A UM DESEMPENHO SUPERIOR, A UM COMPROMISSO PARA ATINGIR MELHORIAS CONTÍNUAS E RELAÇÕES POSITIVAS” •Dennis C. Kinlaw(Coaching for Commitment Coaching com Compromisso) 

Teoria dos dois fatores de Herzberg, explicar os conceitos, quais são os fatores, qual a diferença entre eles e exemplos (fatores higiênicos e motivacionais)

O objetivo era identificar as consequências de determinados tipos de acontecimentos na vida profissional, visando determinar e entender os fatores que causariam insatisfação e a satisfação no ambiente de trabalho. - Incluindo o ambiente que rodeia as pessoas e as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. 

"Fatores higiênicos"/ EXTRÍNSECOS (insatisfação): São fatores do ambiente externo que cerca o individuo.

Ex: Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno.



"Fatores motivacionais"/ INTRÍNSECOS (satisfação): a satisfação no cargo é função que o individuo executa no trabalho. (Estão sob seu próprio controle, o q faz e desempenha).

Ex: São fatores que envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e autorealização; Concluiu que::::: AS PESSOAS FICAM INSATISFEITAS POR UM AMBIENTE RUIM, MAS ELAS RARAMENTE FICAM SATISFEITAS POR UM BOM AMBIENTE A PREVENÇÃO DA INSATISFAÇÃO É TÃO IMPORTANTE QUANTO O INCENTIVO DE SATISFAÇÃO FATORES DE HIGIENE OPERAM INDEPENDENTEMENTE DOS FATORES DE MOTIVAÇÃO. UM INDIVÍDUO PODE SER ALTAMENTE MOTIVADO EM SEU TRABALHO E ESTAR INSATISFEITO COM SEU AMBIENTE DE TRABALHO TODOS OS FATORES DE HIGIENE SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES, EMBORA A SUA FREQUÊNCIA DE OCORRÊNCIA DIFERE CONSIDERAVELMENTE MELHORIAS DOS FATORES DE HIGIENE TÊM EFEITOS DE CURTO PRAZO. QUAISQUER MELHORIAS RESULTAM EM UMA REMOÇÃO DE CURTO PRAZO, OU PREVENÇÃO, DA INSATISFAÇÃO.

INFORMAÇÃO EXTRA – NÃO ESTA NOS TOPICOS DO QUE VAI CAIR NA PROVA Mentalidade competitiva: Falando sobre clientes: “Clientes são a razão de ser de qualquer negócio ou função. Uma organização tem sucesso quando provê produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades (conscientes ou inconscientes) de seus clientes e satisfaz da melhor forma possível seus atributos de valor (explícitos ou implícitos)”.

Necessidades são os “problemas” (conscientes ou inconscientes) de um segmento de mercado ou de determinado cliente com potencial de serem satisfeitos/ resolvidos por um produto ou serviço. EX.: BANCO • Serviços de administração dos ativos financeiros • crédito fácil quando necessário • alavancar patrimônio • proteção em caso de adversidade • velhice tranquila e confortável Atributos de valor: representam as características e qualidades inerentes a um produto ou serviço que o cliente atribui um alto valor . Atributos de valor são utilizados: como mecanismo de decisão para escolher um determinado fornecedor para satisfazer sua necessidade; para determinar seu grau de satisfação com o produto ou serviço  solidez/segurança  boa rentabilidade das aplicações  atendimento personalizado  economia de tempo  home banking completo  agências próximas da residência e escritório  ampla gama de produtos  serviços a domicílio A RELAÇÃO CLIENTE – EMPRESA: Como chegar ao estagio de encantamento do cliente? -ouça os clientes e colaboradores; -mantenha sua equipe motivada; -estabeleça metas;...


Similar Free PDFs