Resumo sobre processo de Oxirredução PDF

Title Resumo sobre processo de Oxirredução
Author PEDRO LUCAS BRITO DE SÁ
Course Química Geral Teórica
Institution Universidade Federal do Pará
Pages 3
File Size 182.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 63
Total Views 155

Summary

Resumo rápido sobre Oxirredução, fazendo um apanhado sobre os processos de oxidação e redução....


Description

Início do trabalho de química. Antes de dar início ao estudo das eletrólises, nos devemos introduzir os conhecimentos sobre oxirredução. Assim, deve-se lembrar que as reações de oxired são reações de transferências de elétrons entre elementos, com isso já é possível verificar a necessidade de compostos que realizam ligações iônicas em tais processos, posto que com a propriedade das ligações iônicas há uma transferência de elétrons, sendo esse o objetivo dos métodos aqui trabalhados. Assim, a característica dos metais de perder elétrons juntamente com a eletronegatividade dos ametais constitui um terreno apropriado para a geração de energia elétrica, assim como também a criação de alguns compostos utilizados pela indústria, tais como gases, alguns metais e processos de galvanização.

(1) Exemplo de um processo de oxirredução (processo espontâneo de uma pilha). Pode-se observar uma diferença de potencial que gera uma corrente elétrica no fio.

Imagem: Mundo Educação (2018) Uma reação de oxirredução acontece quando há a oxidação e a redução das substâncias presentes em um processo. A oxidação é o processo de perda de elétrons de um agente enquanto que a redução é o processo de ganho de elétrons em outro, em que o ânodo é aquele que transfere os elétrons para o cátodo. Também deve-se lembrar que o agente redutor é aquele que “força” a oxidação no ânodo, e o agente oxidante “força” a redução no cátodo. Reações de redução e oxidação. Para entender a transferência de elétrons entre ânodo e cátodo precisamos tomar conhecimento das semirreações de redução e oxidação. Para isso, vamos utilizar como exemplo os elementos Zn e Cu.

Em um processo de oxirredução entre os dois elementos citados o Cu tende a receber elétrons por ter um potencial de redução maior do que o Zn, o que representamos em reação como: Cu^+2 + 2e^- ➔ Cu0 E em seguida, o Zn transfere elétrons, por ter um potencial de oxidação maior. Zn0 ➔ Zn^+2 + 2e^Após isso, basta somar as semireações para obter reação global Cu^+2 + Zn0 ➔ Cu0 + Zn^+2 Potenciais de redução Dando seguimento à discussão, reservaremos uma observação mais aprofundada sobre os potenciais de redução devido sua importância na analise das reações redoxi. Em reações de oxirredução um reagente atua como oxidante, recebendo elétrons enquanto um segundo atua como redutor, fornecendo elétrons. Essas reações podem ser utilizadas para gerar corrente elétrica e estão associadas com uma diferença de potencial, ou energia potencial. Caso essa diferença de potencial exista a reação ocorrerá de forma espontânea, esse é o caso de células voltaicas, ou pilhas. Caso contrário é necessário fornecer energia para que a reação ocorra, nesse caso o processo é chamado de eletrólise. A espontaneidade de uma reação redox depende da tendência de um dos reagentes receber elétrons em relação ao outro. Por exemplo, se retomarmos o Zn e o Cu usados na explicação das semireaçoes podemos dizer que Cu tem uma maior tendência em receber elétrons, ou seja é um agente oxidante mais forte que o reagente Zn, podemos prever uma reação redox onde Cu oxida o reagente Zn. Esse tipo de análise pode ser utilizada para determinar se uma reação redox ocorrerá espontaneamente ou não. Logo, ao verificarmos os potenciais de cada semireação é possível dizer quais delas proporcionariam um melhor processo de redoxi como também qual delas seria o agente redutor e qual seria o agente oxidante. Basta lembrar que para ocorrer uma transferência de elétrons é necessário que haja uma diferença de potencial nos terminais, algo que vai gerar o movimento dos elétrons. Nas pilhas, isso ocorre de forma espontânea devido a escolha adequada das reações e seus respectivos potenciais.

(2) Abaixo, semirreações acompanhadas de seus respectivos potenciais de redução, enfatizando qual processo de oxired ocorrera em cada uma.

imagem: Colégio Web (2018)...


Similar Free PDFs