Resumos de Geografia (riscos, etc...) 9ºano de escolaridade PDF

Title Resumos de Geografia (riscos, etc...) 9ºano de escolaridade
Course Geografia dos Recursos Naturais (not translated)
Institution Universidade Nova de Lisboa
Pages 10
File Size 824.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 45
Total Views 201

Summary

(Letícia Sousa Páris)Conhecer conceitos relacionados com a teoria do risco Distinguir suscetibilidade e vulnerabilidade de risco. Suscetibilidade Vulnerabilidade Propensão de uma área para ser afetada por um determinado perigo, em tempo indeterminado, sendo avaliada através de fatores de predisposiç...


Description

Geografia (Letícia Sousa Páris)

Conhecer conceitos relacionados com a teoria do risco 1. Distinguir suscetibilidade e vulnerabilidade de risco. Suscetibilidade Propensão de uma área para ser afetada por um determinado perigo, em tempo indeterminado, sendo avaliada através de fatores de predisposição para a ocorrência dos processos ou ações, não contemplando o seu período de retorno ou a probabilidade de ocorrência.

Vulnerabilidade Grau de perda associado aos elementos em risco, resultantes da ocorrência de determinado episódio natural ou antrópico, gerador de instabilidade.

2. Distinguir risco de catástrofe. Risco Probabilidade de ocorrência de um processo (ou ação) perigoso e respetiva estimativa das suas consequências sobre as pessoas, bens e ambiente.

Catástrofe Acontecimento súbito, quase sempre imprevisível, de origem natural, provocando um grande número de vítimas e muitos danos materiais.

3. Identificar diferentes riscos quanto às suas causas: naturais e mistos.

1 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

Compreender os furacões e os tornados como riscos Meteorológicos com consequências para o meio e a sociedade. 1. Distinguir furacão de tornado. Furacão Forma-se sobre o solo em áreas continentais de planície. Redemoinhos de vento associados a centros de baixas pressões. Observados em todos os continentes, exceto na Antártida. Tempestade tropical energética e destrutiva com ventos superiores a 118 km/h.

Tornado Forma-se sobre o mar e perde força depois que atinge a costa. Ciclone tropical que ocorre em águas superiores a 27ºC - oceano Atlântico e Pacífico Leste. Conhecidos por tufão quando ocorrem no Pacífico Oeste e no sudeste do Índico. •Coluna de ar rotativa com ventos de grande velocidade, da ordem dos 300 km/h, extremamente localizada e de curta duração.

2. Descrever as caraterísticas meteorológicas dos furacões e dos tornados. Furacão:

2 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

Ao atingir o continente, a tempestade deixa de ser alimentada pela humidade e perde gradualmente a força. Tornado:

O tornado é um fenómeno de curta duração, mas muito destruidor.

3 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

3. Localizar as áreas mais suscetíveis à formação e à afetação de furacões e tornados, à escala planetária.

4 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

4. Reconhecer a incidência de furacões no arquipélago dos Açores e de tornados no território continental português. ___________________________________________________________________ _____ 5. Explicar as consequências da passagem dos furacões e dos tornados nos territórios.

6. Identificar medidas de proteção antes e durante a passagem de furacões e tornados.

5 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

•Sistemas de alerta através de satélites meteorológicos, por exemplo. •Proibir a construção em áreas sujeitas a inundações. •Reforçar a construção de habitações e outras instalações. •Construir abrigos para a evacuação da população (em locais de maior altitude, no caso dos furacões, e subterrâneos, no caso dos tornados). •Na rua, deitar-se numa depressão ou área mais baixa, fora da estrada, protegendo a cabeça, no caso dos tornados.

Compreender as secas como um risco climático com influência no meio e na sociedade 1. Distinguir seca meteorológica de hidrológica. Seca meteorológica Período anormal de tempo seco, suficientemente longo, devido à ausência ou escassez de precipitação.

Seca hidrológica Diminuição das reservas hídricas, como, por exemplo, a redução significativa do caudal dos rios, do nível das albufeiras e lagos e da drástica diminuição da quantidade de água no solo e nos aquíferos.

2. Caraterizar as condições meteorológicas que estão na origem das secas. As secas acontecem num período em que as condições climáticas de um lugar se alteram devido à excecional ausência de precipitação.

3. Localizar as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de secas, à escala planetária e em Portugal.

6 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

4. Referir os impactes das secas no território. Consequências diretas.

Consequências indiretas.

7 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

5. Reconhecer medidas de prevenção e controlo das secas. •Previsão –Possibilita a antecipação de ações de controlo. •Monitorização –Permite detetar e conhecer em cada instante o grau de severidade da seca. •Alteração –Do comportamento de cada indivíduo no que diz respeito ao consumo de água.

Compreender as ondas de frio e de calor como riscos climáticos com influência no meio e na sociedade 1. Distinguir ondas de frio de ondas de calor. Vaga de frio Onda de calor Período de tempo de pelo menos seis Período de tempo de pelo menos seis dias consecutivos em que a temperatura dias consecutivos em que a temperatura mínima diária é inferior em 5 ºC ao valor máxima diária é superior em 5 ºC ao médio das temperaturas mínimas do valor médio das temperaturas máximas período de referência.

diárias.

2. Identificar as condições meteorológicas que estão na origem de ondas de frio e de calor. __________________________________________________________________

8 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

3. Localizar as áreas mais suscetíveis à ocorrência de ondas de frio e de calor, à escala planetária e em Portugal.

4. Inferir os impactes das ondas de frio e de calor no território. •Aumento da morbilidade e da mortalidade. •Causam prejuízos incalculáveis com a destruição de culturas agrícolas. •Aumento do consumo energético, quer para aquecimento quer para refrigeração. •Incêndios florestais •Maior consumo de água •Aumento anormal da temperatura nos centros urbanos

5. Identificar medidas de proteção contra as ondas de frio e de calor.

9 de 10

Geografia (Letícia Sousa Páris)

10 de 10...


Similar Free PDFs