Segunda Lista DE Exercícios-2019-UEPB PDF

Title Segunda Lista DE Exercícios-2019-UEPB
Course Hidrologia
Institution Universidade Estadual da Paraíba
Pages 6
File Size 264.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 101
Total Views 153

Summary

Download Segunda Lista DE Exercícios-2019-UEPB PDF


Description

SEGUNDA LISTA DE EXERCÍCIOS Disciplina: Hidrologia Data: Professora: Maria Adriana Ribeiro Aluno:

Período: Matrícula:

SEGUNDA LISTA DE EXERCÍCIOS DE HIDROLOGIA 1) Uma estação pluviométrica X ficou inoperante durante parte de um mês, durante o qual ocorreu uma tormenta. Os totais da tormenta em 3 estações adjacentes A, B e C foram de 105 mm, 87,5 mm e 120 mm. As quantidades de precipitação anual normal para as estações X, A, B e C são de 962,5 mm, 1002,5 mm, 920 mm e 1180 mm, respectivamente. Estime a precipitação da tormenta na estação X. 2) A interceptação é a retenção de parte da precipitação acima da superfície do solo (Blake, 1975), podendo ocorrer pela presença de vegetação ou outra forma de obstrução ao escoamento. Identifique quais os fatores que influenciam na Interceptação vegetal e de que forma a Interceptação interfere no balanço hídrico de uma bacia hidrográfica. 3) (Concurso ANA 2006): Pelas leis brasileiras, a dominialidade dos rios segue a seguinte lógica: A. quando o rio corre inteiramente dentro do território de um único Município de um Estado, o rio é tido como de domínio Municipal; B. quando a bacia hidrográfica de um rio se estende: por mais de um território estadual; por territórios de outros países; ou quando esse rio se constitui em limite territorial com outro país, esse rio é tido como de domínio conjunto da União e dos Estados por ele banhados; C. quando a bacia hidrográfica de um rio se estende por mais de um território estadual, o rio é tido como de domínio conjunto dos Estados por ele banhados; D. quando o rio corre inteiramente dentro do território de um único Estado, estendendose por mais de um Município, o rio é tido como de domínio conjunto entre o Estado e os Municípios banhados;

E. quando o rio corre inteiramente dentro do território de um único Estado, estendendose por um (ou mais de um) Município/s, o rio é tido como de domínio estadual. Identifique os principais erros nas afirmativas destacadas acima. 4) A Interceptação interfere no balanço hídrico da bacia hidrográfica, que funciona como um reservatório e armazena uma parcela da precipitação para consumo. Em relação à Infiltração, refere-se a um processo de grande importância prática, pois afeta o escoamento superficial (que é o componente do ciclo hidrológico responsável pelos processos de erosão e inundações). Baseado nestas afirmativas assinale (V) verdadeiro e (F) falso as seguintes proposições a seguir. Justifique as alternativas Falsas. (

) A Interceptação, geralmente, depende: (a) da Intensidade da chuva; (b) Área

vegetada ou urbanizada; (c) Características da vegetação. ( ) A Interceptação se refere à retenção de parte da precipitação abaixo da superfície do solo. ( ) A Infiltração é um fenômeno que depende: (a) da água disponível para infiltrar; (b) da natureza do solo; (c) do estado da superfície e (d) das quantidades de água e ar, inicialmente presentes no solo. ( ) A Infiltração é definida como a penetração da água no solo, a partir da superfície. A percolação se refere ao movimento descendente da água a partir da zona não saturada para a zona saturada e a ascensão capilar é um fluxo de água no solo também importante na análise da recarga dos aquíferos (reservatórios de água subterrânea). 5) Relacione os fatores que influenciam a Infiltração. Descreva qual a importância da Infiltração e explique o que ocorre com a Infiltração a partir do gráfico a seguir.

6) A partir das informações abaixo (temperaturas médias mensais em João Pessoa – Paraíba) e número de horas do dia médio de cada mês, calcular a evapotranspiração potencial para cada mês, usando as fórmulas empíricas de Thornthwaite. Kc = 0,X*.

* Considere o valor do Kc = 0, (último número da matrícula) MÊS Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho

T (ºC) 23,4 22,6 21,5 22,5 20,4 19,5

MÊS Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

T (ºC) 20,6 22,4 23,6 25,0 28,5 29,5

7) Descreva o método da Curva Número e em seguida Calcule o Hietograma pelo método da Curva Número correspondente a precipitação apresentada na Tabela abaixo, sabendo que choveu 60mm nos últimos 5 dias e que a bacia hidrográfica tem solo predominantemente tipo B e ocupado por área residencial 38% impermeável. Intervalo de Tempo

Chuva em cada Intervalo de Tempo

0-1 1-2 2-3 3-4 4-5 8) Para uma latitude de (8° S – para as matrículas terminadas em números pares) e 15° S – para as matrículas terminadas em números ímpares). Calcule o valor da ETP pelo Método de Thornthwaite para todos os meses do ano, sabendo que a bacia é coberta por pasto. Kc = 0,X*. * Considere o valor do Kc = 0, (último número da matrícula) Fator T (°C)

Jan Fev 25,5 26,2

Mar Abr 26,3 24,5

Mai 25,2

Jun 23,5

Jul 26,0

Ago Set Out Nov Dez 25,2 26,3 27,5 28,2 27,5

9) Descreva os métodos para determinação da Evapotranspiração e as suas respectivas características fundamentais. 10) Responda Certo ou Errado nas questões 1 a 13 e justifique quando estiver errada:

01. (SEMAF/2004) Denomina-se hidrograma o gráfico que acumula o volume de chuva precipitada em uma bacia ao longo do tempo. 02. (IEMA/2004) A vazão de um rio (Q) pode ser calculada por meio do produto da velocidade média do fluxo (V) pela área (A) da seção transversal do canal, isto é, Q = V A. 03. (IEMA/2004) Em uma seção de um canal com área de 52 m2 em que a velocidade da água é de 2 m/s, a vazão é igual a 208 m3/s. 04. (TCE-ES/2004) A curva-chave de um rio relaciona vazões com níveis de água do rio. 05. (SEMAF/2004) A infiltração das águas na própria bacia de geração do excedente hídrico pluvial minimiza os riscos de enchentes urbanas. 06. (Petrobrás/2004) As reações químicas do intemperismo ocorrem mais intensamente nos compartimentos do relevo onde é possível boa infiltração da água, percolação por tempo suficiente para consumação das reações e drenagem para lixiviação dos produtos solúveis. 07. (Petrobrás/2004) A infiltração, processo mais importante de recarga da água no subsolo, é favorecida pela presença de materiais de baixa permeabilidade. 08. (TJDFT/2007) Uma forma de estimar a disponibilidade hídrica superficial de uma bacia hidrográfica é a determinação da curva de permanência das vazões. A curva de permanência é a forma mais precisa de se estimar a disponibilidade hídrica superficial de uma bacia hidrográfica, pois, além do valor da vazão, leva em consideração a sequência cronológica da mesma. 09. (ANA/2006) O volume de escoamento superficial de uma chuva é diretamente proporcional ao volume precipitado e à área da bacia de drenagem, e inversamente proporcional ao volume infiltrado. 10. (ANA/2006) Mudanças no uso e no manejo do solo da área a montante da ponte, tais como urbanização, desmatamento etc., podem ter contribuído para o aumento da vazão de pico, por meio da redução do coeficiente de escoamento superficial dessa área. 11. (PMVNS/2007- adaptada) Nos estudos hidrológicos em bacias hidrográficas, a vazão do escoamento superficial costuma ser caracterizada por diversos valores, tais como vazão máxima, média e mínima, entre outros. 12. (PMVNS/2007) A vazão máxima é um valor único e corresponde à maior vazão instantânea registrada na bacia. 13. (TCE-ES/2004) O volume morto de um reservatório é o volume de água acima do nível normal do reservatório que é perdido através do vertedor em épocas de cheias.

11) Considerando a cobertura vegetal em uma bacia hidrográfica, indique a afirmativa INCORRETA: a) O reflorestamento das encostas de uma bacia hidrográfica tende a aumentar o tempo de concentração da bacia. b) O reflorestamento dos terrenos tende a diminuir o coeficiente de runoff das chuvas. c) O desflorestamento dos terrenos tende a diminuir a capacidade de infiltração das bacias e aumentar o potencial erosivo das chuvas. d) A urbanização dos vales fluviais tende a aumentar a produção de escoamento superficial das chuvas intensas e o tempo de concentração das bacias. e) A urbanização de uma bacia hidrográfica tende a reduzir as taxas naturais de recarga subterrânea por infiltração de chuva. 12) Diversos fatores têm influência no processo de penetração da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno, fenômeno que é conhecido como infiltração. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fator que interfere neste processo. a) Suprimento específico;

b) Cobertura vegetal; c) Temperatura; d) Grau de umidade do solo; e) Compactação devida ao homem e aos animais.

13) O escoamento superficial numa bacia hidrográfica é influenciado por fatores que facilitam ou prejudicam a sua ocorrência, podendo-se afirmar que: 1. esses fatores podem ser de natureza climática relacionados à precipitação, ou de natureza fisiográfica. 2. para chuvas de intensidade constante haverá maior oportunidade de escoamento quanto maior for sua duração. 3. dentre os fatores fisiográficos os únicos importantes são a área e a forma da bacia. Marque a resposta correta. a) Somente a afirmativa 1 está certa. b) Somente as afirmativas 2 e 3 estão certas. c) Todas as afirmativas estão certas. d) Somente as afirmativas 1 e 2 estão certas. e) Somente a afirmativa 3 está certa.

14) Calcule a capacidade de Infiltração da água no solo, com os seguintes dados: f0 fc k t

300 12 3 1 a 20

mm/h mm/h h

15) Represente o Hidrograma Unitário e separe os escoamentos superficial, subsuperficial e o escoamento de base (indicando no gráfico) . Tempo (h)

Qs (m³/s)

0,00

0,00

1,00

0,85

2,00

1,0

3,0

2,55

4,0

3,5

5,0

5,2

6,0

7,3

7,0

8,15

8,0

9,36

9,0

10,3

10,0

16,34

11,0

19,24

12,0

15,40

13,0

10,40

14,0

9,57

15,0

8,6

16,0

5,22

17,0

4,5

18,0

3,2

19,0

1,99

20,0

0,00

b) Indique os pontos de ascensão, recessão e o pico do Hidrograma...


Similar Free PDFs