Teorias de RI e OIs PDF

Title Teorias de RI e OIs
Author Ana Luiza
Course Teorias Contemporâneas em RI
Institution Centro Universitário de Belo Horizonte
Pages 2
File Size 77.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 67
Total Views 129

Summary

Resumo e comparação das teorias de Relações Internacionais ligadas ao estudo das Organizações Internacionais - como cada teoria vê a existência e a funcionalidade das OIs....


Description

Teoria de RI e OIs  → Preponderância dos Estados: o Estado como ator unitário; → As instituições não mudam do sistema; → Efetividade das OIs: As OIs agem como os que têm poder querem; → Mesmo tendendo ao conflito, os estados cooperam; → Estados buscam maximizar seu poder e sua insegurança; → Sistema internacional anárquico com ausência de uma autoridade supranacional; → As OIs não tem poder nem autoridade para fazer as decisões serem cumpridas e os Estados optam por obedecer às regras e normas criadas de acordo com seus interesses nacionais; → Teoria da estabilidade hegemônica: propõe que a presença de um líder poderoso é fundamental para manter.

→ Instituições e transformação nas relações entre os atores; → Crença na possibilidade de mudança; → Um fluxo mais intenso de comércio favorece a paz; → Sociedades bem ordenadas tendem a ser autorreguladas, ou seja, são capazes de corrigir, por meio de instituições e processos ineficiências e crises que ameacem sua existência; → As instituições têm a função de diminuir o grau de incerteza por meio da geração de transparência e da realização de conexões entre diferentes questões através do tempo. → As OIs facilitam a ação coletiva a partir da ativação de uma série de mecanismos que modificam as condições do ambiente internacional. As OIs favorecem o cumprimento dos acordos, com parâmetros já estabelecidos.

→ Visão positiva sobre as possibilidades e natureza humana; → Teoria + Estratégia de Integração; → Separação entre técnica e política transferência de soberania; → A politicagem atrapalha a técnica; → Especialistas em OIs consideram aspectos técnicos para a solução de problemas.

→ Combinação entre funcionalismo + federalismo; → Ênfase aos atores não estatais; → Spill-over: Entrega as questões técnicas, depois as políticas. - Funcional, Político, Organizações Supranacionais. → Como o funcionamento da CECA, EURATON, CEE foi necessário repensar o funcionalismo para apropriá-lo ao discurso sobre a natureza do processo de integração regional européia. → A existência de órgãos supranacionais eleve o nível da cooperação e da integração; → OIs como agentes ativos do processo de cooperação; → Papel central às relações regionais.

→ As OIs como instrumento das potências imperialistas; → Internacionalização do Estado; → Manutenção da hegemonia; → A anarquia não é uma característica natural e está associada ao modo de produção capitalista.

→ Construção social das realidades sociais; → Estados dinâmicos; → Contribuições: Identidade, Estados são mutáveis, mudança no significado de soberania; → Soberania é o que pensamos que ela é, a realidade nunca será a mesma; → Ideias, valores, normas, crenças devem ser considerados de forma central nas explicações sobre o Sistema Internacional....


Similar Free PDFs