Tipos de sociedades comerciais PDF

Title Tipos de sociedades comerciais
Author Catarina Santos
Course Direito das Sociedades Comerciais
Institution Universidade de Lisboa
Pages 3
File Size 96.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 58
Total Views 131

Summary

Tipos de sociedades comerciais, diferenças...


Description

TIPOS DE SOCIEDADES COMERCIAIS

Antes de constituir uma sociedade, tem de se ter em conta o tipo legal de sociedades que existem em Portugal, o património que se pretende afetar à sociedade e o tipo de atividade que se vai desenvolver.

SOCIED ADE POR QUOTAS →Artigos 197º a 270º do Código das Sociedades Comerciais • • •





Expressões no nome da empresa: a firma tem de conter as expressões “Lda.” ou “Limitada”. Número mínimo de sócios: dois. Capital social mínimo: (1) o montante do capital social é livremente fixado no contrato de sociedade, correspondendo à soma das quotas subscritas pelos sócios; (2) não são admitidas contribuições de Indústria, ou seja, o trabalho dos sócios, a sua habilidade e os seus conhecimentos técnicos ou profissionais não podem ser valorizados como parte da sua entrada; (3) se houver entradas diferidas, o seu pagamento tem de ser efetuado em datas certas ou ficar dependente de factos certos e determinados; de qualquer forma, a prestação pode ser exigida 5 anos após a celebração do contrato; (4) o valor mínimo das quotas é de 1 euro. Responsabilidade: a responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor da sua entrada, se o capital estiver completamente realizado. Se não estiver, cada sócio responde ainda solidariamente pelas prestações que os outros sócios não satisfazerem. Outras características: (1) é obrigatória a existência de uma reserva legal, constituída pela dedução de, pelo menos, 5% aos lucros líquidos anuais, até que se atinja o mínimo de 2500€. O pacto social pode determinar valores e percentagens mais elevados. Enquanto estes valores não forem atingidos, não se podem distribuir aos sócios os lucros obtidos; (2) podem emitir obrigações.

SOCIED ADE ANÓNIM A →Artigos 271º a 464º do Código das Sociedades Comerciais. • •



• •

Expressões no nome da empresa: a firma tem de incluir as expressões “Sociedade Anónima” ou “S.A.”. Número mínimo de sócios: cinco. a qualidade de sócio adquire-se com a celebração do contrato de sociedade ou com o aumento de capital, não depende da emissão e entrega do título de ação ou, tratando-se de ações escriturais, da inscrição na conta de registo individualizado. Capital social mínimo: (1) 50.000 euros, dividido em ações; ambos devem ser expressos num valor nominal; (2) todas as ações têm o mesmo valor nominal, que não pode ser inferior a 1 cêntimo; (3) não são admitidas contribuições de indústria, ou seja, o trabalho dos sócios, a sua habilidade e os seus conhecimentos técnicos ou profissionais não podem ser valorizados como parte da sua entrada; (4) os subscritores cujas entradas são realizadas em dinheiro pagam, no ato da subscrição, o mínimo de 30% do valor nominal das ações, podendo pagar os restantes 70% no prazo de 5 anos ou após interpelação; (5) as entradas em espécie devem constar num relatório de um Revisor Oficial de Contas, que descreverá e avaliará os bens entregues. Responsabilidade: a responsabilidade de cada sócio está limitado ao valor das ações que subscreveu; da sociedade. Outras características: (1) o contrato de sociedade deve ser celebrado por todos os acionistas ou pelos seus representantes legais; (2) é obrigatória a existência de uma reserva legal, constituída pela dedução de, pelo menos, 5% dos lucros líquidos anuais, até que se atinja um quinto do valor do capital social. O pacto social pode determinar valores e percentagens mais elevados; (3) possibilidade de emissão de obrigações; (4) a administração e a fiscalização da sociedade podem organizar-se segundo uma de três modalidades: Conselho de administração e Conselho Fiscal, ou Conselho de Administração compreendendo uma comissão de auditoria, revisor oficial de contas, ou ainda Conselho de administração executivo, conselho geral e de supervisão e revisor oficial de contas.

SOCIED ADE EM NOME COL ETI VO →Artigos 175º a 196º do Código das Sociedades Comerciais. •

• • •



Expressões no nome da empresa: a demonização da empresa, quando não individualiza todos os sócios, deve conter o nome ou firma de um deles, com o acréscimo (abreviado ou por extenso) de “e Companhia”, “Cia” ou outra referência que indique a existência de mais sócios (e Irmãos, por exemplo). Número mínimo de sócios: existência mínima de dois sócios, podendo ser admitidos sócios de indústria. Capital social mínimo: não existe um montante mínimo de capital social obrigatório. Responsabilidade: os sócios respondem de forma ilimitada e subsidiária perante a empresa e solidariamente entre si perante os seus credores sociais; a responsabilidade dos sócios inclui o valor das suas entradas e os bens que incorporam o património pessoal; os sócios que satisfaçam as obrigações da sociedade podem exigir dos restantes sócios o pagamento da parte que lhes cabe nas referidas obrigações. Outras características: (1) as entradas dos sócios podem ser em indústria, dinheiro ou outros bens; (2) os sócios de indústria não respondem pelas perdas sociais nas relações internas; (3) solidariedade entre os empresários perante os credores; (4) partilha de conhecimentos e de responsabilidades entre sócios; (5) apesar de serem admitidas contribuições de indústria, o seu montante não é computado no capital social; (6) diluição do controlo da empresa; (7) risco de afetação do património pessoal dos sócios às dívidas da empresa; (8) obrigatoriedade de trabalhar em regime de contabilidade organizada; (9) complexidade de constituição e de dissolução da sociedade....


Similar Free PDFs