Treinamento desportivo História PDF

Title Treinamento desportivo História
Author Eloiza Leu
Course Treinamento Desportivo
Institution Universidade do Vale do Itajaí
Pages 6
File Size 135.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 61
Total Views 144

Summary

Resumo sobre a história do treinamento desportivo....


Description

ÓTICA EVOLUTIVO DO TREINAMENTO DESPORTIVO ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Introdução - História do treinamento esportivo está sempre relacionada com os Jogos Olímpicos, conforme literatura. Por que é nesse espaço que as formas de treinamento (novas/ bem-sucedidas/ fracassadas...) são expostas ao mundo. - Na pré-história as práticas, era realizada de forma inconsciente. Pois o homem visava somente a sua sobrevivência. Consequentemente possuíam um ótimo condicionamento físico devido a isso. -Grécia E Roma: As práticas visavam além da estética, a preparação para as guerras e para competições importantes como Jogos Augustos e os Jogos Capitolinos.

Período do Empirismo Duração: Dos métodos arcaicos de preparação física das antigas civilizações, até o surgimento do renascimento (Sec. XV) Características:   

Muitos dos processos atuais de treinamento, tiveram origem nas civilizações antigas. Os exercícios físicos tinham como objetivos intervenções profiláticas na formação integral na vida dos indivíduos. Na Grécia com os Jogos Olímpicos, houve uma contribuição muito grande com a concepção de treinamento que hoje conhecemos.

Conforme Tubino 1985 Para TUBINO (1985), pode-se dizer que a preparação dos atletas helênicos em muito se assemelhava ao treinamento empregado em nossos dias, com uma preparação bastante eclética (corridas, marchas, lutas, saltos etc.), usavam sobrecargas para melhoria do rendimento, tinham um preparo psicológico apoiado no sofrimento, utilizavam o aquecimento no início e a volta à calma acrescida de massagens ao final da sessão de treino, e já possuíam a exemplo das concepções científicas modernas, os chamados ciclos de treinamento, denominados na época de “tetras”, e ainda estabeleciam dietas especiais nos períodos de treino e competições.

- Distorcendo a visão dos gregos, sob os esportes. E o utilizaram para preparação de soldados imbatíveis.

- Foi através dos romanos que o esporte se tornou profissionalizante, devido a criação dos Jogos Augustos e dos Jogos Capitolianos. Onde o suborno e a violação se tornaram fatos comuns. - Este período finalizou com a transição para o período da improvisação, onde inicia-se o renascentismo. Que caracteriza a passagem na era medieval para a era moderna, que acreditava-se no amplo alcance intelectual em todas as área de conhecimento.

Período da Improvisação () 

Características - A principal carc. Deste período, foi a falta de subsídios teóricos e de conhecimentos no âmbito das áreas referentes a biologia humana para a elevação do conhecimento na área do treinamento desportivos. - Os humanista, baseados nos biólogos Hipócrates e Galeno, acreditavam que os movimentos auxiliavam na satisfação do homem em suas necessidades intrínsecas. Devido ao aparecimento das maquinas no cotidiano da sociedade. Algumas tendências de treinamento desportivo apresentam-se neste período 1. Tendência Inglesa: Está relacionada á orientação da massa (população) a um esporte que os ingleses admiravam; a corrida de longa distâncias e posteriormente a curta distância. Eram utilizadas desde a recreação ao exercito britânico. 2. Tendência norte-americana: Partindo da do treinamento ingles, os norte-americanos experimentavam diversas combinações de métodos, entre eles de forma insipiente o método fracionado de treinamento de corridas, o que chamar-se-ia mais tarde de intervalado. - Com o intuito de demonstrar superioridade, criou-se competições de corrida longa primeiramente (duravam 3 dias), onde a inglêsa ganhou. E mais tarde criou-se as corridas curtas de 100, 440 jardas e meia e e uma milha. - As concepções de treinamento surgiram do atletismo.

Período da sistematização (1936)



Características: Evidencia-se a necessidade de planejar previamente o ordenamento e controle das cargas de trabalho ministradas durante o treinamento

estabelecendo metas a serem atingidas. Este período inicia na era moderna Olímpica de Atenas 1896 e chega até a Olímpiadas de Berlim 1936 Algumas Tendências também se apresentam neste período: 1. Tendência alemã: Neste período algumas concepções questionam e inovam o treinamento, sendo o principal questionamento, a possibilidade de adquirir resistências especifica e endurece através da aplicação de pequenas distâncias no treinamento. - Atletismo 2. Sueca: Neste período a carc. Mais preponderante foi a criação do método fartlek* de corrida, uma tentativa de não esgotar o atleta psicologicamente em seu ambiente de treinamento. *Corrida Brincando: para não tornar cansativo o treinamento. Também eram colocados exercícios. Quebrar psicologicamente a chatice do treinamento. 3. Finlandesa: O primeiro pais a tomar iniciativa diante deste tipo de treinamento. O treinador Pihkala criou um sistema de treinamento onde utilizava o conceito ondulatório. Que é o aumento da intensidade do trabalho, iniciando com o trote até a velocidade máxima. Acredita-se que por este motivo ele seja o criador do interval-training.

Período pré-científico (1948)

Características: Iniciiou-se pouco antes da 2º Guerra mundial e estendeu-se algus anos além. Aqui inicioa as primeiras tentativas de experiências cientificas na educação física, limitadas apenas pela recessão pós-guerra. Olimpiadas de Berlim até londres Algumas tendências: Alemã: Planejamento. Caracteriza-se pelo aparecimento de um fisiologista do treinamento desportivo (Woldemar Gerschller), e sua proposta de treinamento focada na especificidade do desporto, tempo curto de treinamento, treino especifico de velocidade. Retorna os treinos á pista obtendo excelente adaptabilidade funcional. - Importante também, neste período foi a concepção de treinamento pensando na lógica da periodização de temporadas e tabelas de treinamentos. Checa: Utilizava intervalos de recuperação entre as corridas. ~Recuperação

Húngara – Neste Período a norteriedade fica por conta do médico e treinamento húngara (Mihaly Igloi), que aponta para a individualização de treinamento, devido aos atletas terem carac. Genéricas diferentes. Pedra fundamental atualmente na teoria do treinamento diferente. Pedra fundamental atualmente na teoria do treinamento desportivo. Primeira vez aparece a preocupação com a individualidade biológica.

Este período pode ser considerado das Olímpiadas de Berlim (1936) até as Olímpiadas de Londres (1948).

Primeiro negro a ganhar uma olimpíada, enquanto o preferido era o alemão. (Jesse Owens)

Período Cientifico (1972) Características: Este período evolui rapidamente no mundo desportivo, sendo estimulado de forma impressionante pela multiplicação de laboratórios científicos. Tendências: 1. Neozelandesa: Aqui ocorre a divisão do treinamento em etapas – précompetitivas e pós competitiva, com características em cada período. 2. Alemã: Retorno do treinamento intervalado agora com novas adaptações, sendo a principal delas voltadas para o intervalo das repetições de treinamento. As distâncias foram encurtadas, as poucas controladas, a frequência cardíaca como parâmetro. Ficou constatado a eficiência do intervalo de treino como uma das principais formas de ganho de performance ( as tendências alemã na maioria das vezes priorizou o treino curto e de alta intensidade) Esse período esta relacionada com a Olímpiada de Londres (1948) e finalizando em 1972 nas Olímpiadas de Munique, onde registra-se pela primeira vez o uso de computadores nas provas de atletismo e natação.

Período Tecnológico (1988) Cara. Avanço nos resultados e performance de atletas relacionados não somente com a metodologia dos treinamentos, mas também pela evolução tecnológica na produção de equipemanto esportivos utilizados pelos atletas. A informática trona-se importante aliada na planificação dos treinamentos e nas avaliações morfofuncionais e da correção dos gestos técnico dos atletas.

Tendências: Saxônicas: tendo como lidar os EUA, seguido pelo Canáda, Aunstrália, Nova Zelândia e África do Sul, tem como tecnológicas e pesquisas de ponta em troca de estudos e formação na própria universidade. Socialista: Liderada pela União Soviética e Paise do bloco socialista, passa para o estado a obrigação de fomentar o desenvolviento desportivo de novos atletas, e também de políticas publicas para isso. Existis nestes países alta produção e investigação cientificas para o desporto.

Período Mercantilista (atual) Cararisticas: Caracteriza-se pelo alto investimento de empresas em patrocínio de atletas, na realização de grandes eventos e de investimento publicitários. Isto consolidou as duas principais tendências em treinamento desportivo atual: Capitalista: Os eventos esportivos transformam-se nos maiores shows tendência incentivados pelas grandes empresas investidoras destes eventos. A quebra do record passa a ser o principal objetivo para as empresas patrocinadores. Socialista: Tendo como referência principal o bloco socialista, esta tendência embora perpasse pelo Estado a responsabilidade do desenvolvimento desportivo, tronou-se atualmente também, uma das grandes referencias no treinamento desportivo mundial. * PREPARAÇÃO FISICA X ESPORTE

Preparação desportiva Processo multifacetado de utilização racional de todos os fatores (meio, métodos e condições) que permitem influir de maneira dirigida sobre o crescimento do desportista e assegurar o grau necessário para alcançar elevadas marcas desportivas. * *Sempre atualizar nossos conceitos e visões sobre cada tema.

Inclui: 1. O treinamento desportivo 2 . A competição

3. Os fatores complementares

Treinamento desportivo Representa a estrutura principal para pôr em prática a preparação do desportista. É a forma fundamental com base em exercícios sistemáticos constituindo-se, em essência, em um processo organizado pedagogicamente com o objetivo de dirigir a evolução do desportista visando atingir o maior efeito de desenvolvimento.

Treinamento desportivo: Stress e cargas de treinamento Treino como agente estressor que dá um desequilíbrio fazendo com que o corpo responda, para voltar ao equilíbrio. Nosso organismo fácil se adapta a qualquer situação, combatendo o agente estressor. Como um organismo inteligente, diz: esse agente estressor com essa intensidade não irá mais me desequilibrar, precisando outro agente, mais forte para desequilibra. * *João bobo - Supercompensação – momento de exautação.

Estresse Processo de desequilíbrio psico-fisico-espiritual do organismo, frente as pressões internas ou externas. O estresse desencadeia no organismo um conjunto de respostas especificas ou generalizadas para combater este agente estressor. Estas respostas são mecanismos naturais do organismo em nome da autopreservação....


Similar Free PDFs