A construção do parágrafo padrão PDF

Title A construção do parágrafo padrão
Author JOSÉ ERASMO RODRIGUES DA SILVA
Course Modelagem E Análise De Sistemas
Institution Centro Universitário Eniac
Pages 28
File Size 852.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 113
Total Views 146

Summary

atividades...


Description

A construção do parágrafo padrão

APRESENTAÇÃO

Você sabe o que é um parágrafo? Quais são as características de um bom parágrafo? Como articular os parágrafos a fim de produzir um bom texto, garantindo assim a coesão e a coerência das ideias? Essas e outras questões nos assombram no momento da produção textual e podem nos deixar inseguros na hora de produzir um texto escrito, principalmente quando este se trata de um texto acadêmico ou uma redação de concurso. Bons estudos. Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: • Identificar as qualidades essenciais de um parágrafo. • Reproduzir parágrafos coerentes com o tema do texto a ser produzido. • Associar os parágrafos com coesão e coerência a fim de produzir um texto.

DESAFIO

Compreender a noção de parágrafo aumenta nossa competência textual e nos torna mais aptos a produzir textos coerentes e coesos. A má elaboração de parágrafos, bem como a articulação deficitária entre eles, pode fazer com que a intenção comunicativa de seu texto seja prejudicada de forma irremediável, fazendo com que o leitor não compreenda a ideia que você tentou construir, ou a compreenda de maneira equivocada. Assim, antes de iniciarmos a construção de um texto, o ideal é planejar os parágrafos com base nas informações que dominamos sobre o assunto que pretendemos escrever, aliando a isso uma boa articulação lógica de sentido, fazer uso dos elementos conectivos de nossa língua (pronomes, preposições, conjunções e advérbios) e, em seguida, partir para a formulação do texto em si.

A seguir, você encontrará quatro exemplos de parágrafos que apresentam falta de coerência e/ou coesão. Você deverá reescrever esses parágrafos, a fim de garantir a coesão e a coerência entre as ideias que neles estão presentes. Para isso, poderá acrescentar ou extrair palavras e sinais de pontuação a fim de construir a lógica interna do parágrafo, mas cuidado para não alterar o tema básico contido nele. 1) "Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país." 2) "Estava assistindo ao debate na televisão dos candidatos ao governo de São Paulo, eles mais se acusavam moralmente do que mostravam suas propostas de governo, em um certo momento do debate dois candidatos quase partem para a agressão física. Dessa forma, isso nos leva a concluir que o homem não consegue conciliar ideias opostas é por isso que o mundo vive em guerras frequentemente." 3) "O gato comeu o peixe que meu pai pescou. O peixe era grande. Meu pai é alto. Eu gosto de meu pai. Minha mãe também gosta. O gato é branco. Tenho roupas muito brancas." 4) "O verdadeiro amigo não comenta sobre o próprio sucesso quando o outro está deprimido. Para distraí-lo conta-lhe sobre seu prestígio profissional, conquistas amorosas e capacidade de sair-se bem das situações. Isso com certeza vai melhorar o estado de espírito do infeliz."

INFOGRÁFICO

Com base na análise do infográfico a seguir, você poderá identificar com agilidade e precisão as qualidades essenciais de um parágrafo.

CONTEÚDO DO LIVRO

Apesar de um parágrafo ser definido pelo afastamento da margem da folha até o ponto final, o mais importante não é essa estrutura, e sim a unidade de sentido que o parágrafo representa no todo do texto, pois a partir de uma adequada formulação de parágrafos é que chegamos à elaboração de bons textos escritos. Como o intuito é de expandir seus conhecimentos sobre as características essenciais para se produzir um bom parágrafo, leia um trecho do livro a seguir.

Boa leitura.

A construção do parágrafo padrão Objetivos de aprendizagem Ao final deste texto, você deve apresentar os seguintes aprendizados:  Identificar as qualidades essenciais de um parágrafo.  Construir parágrafos coerentes com o tema do texto a ser produzido.  Elaborar parágrafos com coesão e coerência, a fim de produzir um texto que forme um todo de sentido.

Introdução A escrita e a leitura fazem parte das habilidades exigidas para quer possamos viver plenamente em sociedade, uma vez que nossas relações sociais e com o mundo se dão a partir delas. Nesse caso, nos apropriarmos bem da capacidade de escrever pode trazer grandes benefícios à nossa vida pessoal e profissional. Considerada, na atualidade, como uma das deficiências do processo de aprendizagem, a escrita da população brasileira precisa ser aprimorada, e, para que isso aconteça, precisamos nos apropriar da construção do parágrafo padrão, conhecendo a sua estrutura, as suas qualidades essenciais e os mecanismos que podem torná-lo eficaz. Neste capítulo, você aprenderá sobre o parágrafo padrão, bem como conhecerá suas qualidades essenciais. Além disso, aprenderá a como produzir parágrafos com coesão e coerência, de modo a tornar o texto mais compreensível, para que possa comunicar objetivamente ao leitor aquilo que seu autor planejou comunicar.

Qualidades essenciais de um parágrafo O Brasil enfrenta, hoje, críticas nacionais e internacionais aos aspectos referentes à avaliação da aprendizagem dos alunos da educação básica

2

A construção do parágrafo padrão

realizada em larga escala. Essas avaliações, que constituem o Índice da Educação Básica (IDEB), avaliam também os aspectos referentes à aquisição das habilidades de escrita e leitura, que ainda precisam melhorar consideravelmente para alcançarmos padrões internacionais de aprendizagem. Pode parecer estranho começar a estudar sobre o parágrafo dessa maneira, mas acreditamos que a contextualização é importante neste momento, visto que aprender a construir um bom parágrafo é um passo muito importante na formação básica de nossos alunos. Um parágrafo bem escrito apresenta uma estrutura que, quando aprendida e ampliada, leva-nos a compor bons textos, bons artigos, boas dissertações, boas teses, etc. Dessa forma, se aprendermos a escrever bem o parágrafo, conhecendo as suas características, os seus componentes e as suas qualidades essenciais, teremos grandes possibilidades de fazer uso eficiente da língua portuguesa, tornando-nos hábeis escritores. Afinal, “[...] a escrita é importante na escola porque é importante fora da escola, e não o inverso” (FERREIRO, 1999, p. 21). Ou seja, nossa vida social está repleta de situações que exigem que sejamos capazes de exercer a escrita, seja de forma manual ou mesmo digital. Entretanto, como podemos definir parágrafo? E quais seriam as suas qualidades essenciais? Com o intuito de responder a esses questionamentos, leia o comentário de Garcia (1998, p. 203) a respeito do parágrafo padrão: [...] esse conceito se aplica a um tipo de parágrafo considerado como padrão, e padrão não apenas no sentido de modelo, de protótipo, que se deva ou que convenha imitar, dada a sua eficácia, mas também no sentido de ser frequente ou predominante na obra de escritores — sobretudo modernos — de reconhecido mérito.

Como se pode perceber, o parágrafo padrão costuma ser amplamente utilizado devido à sua eficácia; ou seja, em virtude da possibilidade de atingir o seu resultado, tornando inteligíveis e passíveis de compreensão as ideias que se procura transmitir. O que leva um parágrafo a ser considerado padrão é a existência de algumas partes específicas em sua estrutura, conforme você pode observar na Figura 1, a seguir.

Figura 1. Partes componentes do parágrafo padrão.

A construção do parágrafo padrão

A introdução do parágrafo padrão pode ser composta por um ou mais períodos, e é neste momento inicial que se dá a construção do tópico frasal, também conhecido como frase núcleo, o qual informará ao leitor qual é o principal assunto, isto é, a ideia central que será trabalhada no parágrafo. No desenvolvimento, seguem os períodos que servirão para elaborar melhor a ideia apontada no tópico frasal, possibilitando formas de entendimento deste. A conclusão, por sua vez, é utilizada para realizar um fechamento das ideias trabalhadas no parágrafo. Por exemplo, veja o parágrafo destacado na Figura 2 e observe os elementos em sua estrutura.

Introdução

Tópico frasal

A sociedade atual exige o desenvolvimento de muitas habilidades. Entre elas, apontamos como principal a capacidade de escrita dos indivíduos, uma vez que, sendo hábeis na escrita, podem se tornar cidadãos mais atuantes, bem como se relacionar melhor socialmente e atingir seus objetivos pessoais e profissionais. Como vimos, saber comunicar-se bem de forma escrita somente traz benefícios, não é mesmo? Desenvolvimento

Conclusão

Figura 2. Exemplo de parágrafo padrão.

Observe que, no parágrafo da Figura 2, o autor tem como objetivo principal destacar a importância do desenvolvimento da capacidade de escrita nas pessoas. No entanto, não seria interessante abordar diretamente essa ideia, de modo que o autor escreveu, então, um período introdutório, o qual procurou amarrar junto ao tópico frasal. A partir da exposição da ideia central, começam a ser expostos os argumentos em torno da proposição principal, sendo eles: a possibilidade de exercer melhor a cidadania e a melhoria nas relações sociais, pessoais e profissionais. Ao final, o autor conclui o parágrafo realizando um fechamento das ideias expostas e, ainda, provocando o leitor a posicionar-se em relação a isso ao terminar com uma interrogação. Comece a observar os parágrafos que você tem produzido: eles têm apresentado esses elementos? Ou alguns deles não têm sido utilizados?

3

4

A construção do parágrafo padrão

É comum observarmos, por exemplo, que o elemento de conclusão dos parágrafos (assim como das redações em geral) costuma ser negligenciado pelos escritores principiantes. Fica, então, o desafio: tente elaborar seus parágrafos a partir de agora utilizando a estrutura aqui estudada.

Talvez você não se lembre do conceito de período, que aprendeu no Ensino Fundamental. Vamos recordar: um período é uma frase, que pode ser constituída por uma ou mais orações. Uma oração, por sua vez — quando seus termos são analisados de forma sintática —, apresenta alguns elementos essenciais, que são: o sujeito, o predicado e o verbo, podendo também apresentar outros integrantes, como complemento verbal (objeto direto e indireto), complemento nominal e agente da passiva.

Squarisi e Salvador (2013) se referem ao processo de escrita fazendo uma analogia com o trabalho de um ourives, em que, nesse caso, o ourives do texto é o próprio autor. Cabe ao autor lapidar a sua escrita, percebendo se esta não poderia ser aprimorada em alguns detalhes que compõem cada período construído, bem como nas partículas de ligação entre eles, que são capazes de propor as qualidades essenciais almejadas com o parágrafo padrão. Algumas das qualidades essenciais requeridas com a produção de um parágrafo padrão são sintetizadas a seguir:      

clareza; coesão; unidade; coerência; sentido; comunicação.

Por meio dessas qualidades essenciais, percebe-se que um parágrafo padrão precisa ser claro, objetivo, de modo a transmitir ao leitor precisamente aquilo que se intenciona, sem rodeios desnecessários, indo direto ao ponto. Para que consiga atingir esse objetivo, de modo que o leitor conseguia extrair sentido do parágrafo, o autor do parágrafo precisa estar atento aos mecanismos de

A construção do parágrafo padrão

coesão necessários, bem como à busca pela coerência durante o processo de escrita. Aprenderemos sobre os mecanismos de coesão e coerência nas próximas seções deste capítulo.

Uma das principais qualidades de um parágrafo padrão é a sua capacidade de comunicar ideias com clareza e objetividade aos leitores.

A coerência na construção de parágrafos Defi nimos anteriormente que um parágrafo padrão é aquele que atinge com eficácia os seus objetivos, dessa forma, é construído de forma a ser facilmente interpretado pelos seus leitores. Para que isso ocorra, existem alguns cuidados que precisam ser considerados por aquele que produz (produtor) o parágrafo, ou o texto, para que este tenha lógica, que produza significado àqueles que o leem (receptores). Esse sentido é produzido a partir da meticulosa criação dos parágrafos, em que cada elemento escrito deve ser articulado e conectado, levando ao entendimento do todo. Podemos apontar, ainda, que um parágrafo apresenta dois importantes mecanismos: a coesão (interna) e a coerência (externa). Começaremos pelo estudo da coerência. É possível definir coerência como uma relação lógica entre as ideias apresentadas, que devem se complementar e, ao mesmo tempo, não se contradizer na composição do parágrafo. Claro que a coerência envolve fatores externos à escrita do parágrafo, como, por exemplo, o conhecimento do produtor e do receptor a respeito do assunto que está sendo abordado, bem como seu nível de conhecimento de mundo e da própria língua portuguesa em si, que fornecem condições (ou não) de realizar essa leitura com coerência. Ao buscar uma definição possível para coerência, Koch e Travaglia (2010, p. 21) afirmam que esta pode ser entendida como “[...] um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto”. Esse sentido, evidentemente, deve ser do todo, pois a coerência é global. Para entender melhor o que os autores apresentam, observe o exemplo a seguir.

5

6

A construção do parágrafo padrão

Leia atentamente o parágrafo a seguir:

As crianças estão morrendo de fome ao redor do mundo devido a acumulação de riqueza dos que não se importam com os outros somente consigo mesmos isso precisa mudar. Observe que esse parágrafo está mal escrito, não é mesmo? Veja que não existe lógica na sua construção. Como estariam as crianças morrendo de fome, se existe acúmulo de riqueza? Não estão claras as ideias apresentadas nos períodos e, além disso, faltam elementos de coesão importantes, como a própria pontuação, a acentuação e outros mecanismos gramaticais de ligação entre as frases. Pensando no aspecto da coerência, talvez se o receptor tivesse o mínimo de entendimento sobre os conceitos de pobrez a, má distribuição de renda ou mortalidade infantil, pudesse ter a capacidade de entender minimamente o que o produtor do parágrafo teve a intenção de transmitir com a sua escrita. Acompanhe agora o parágrafo reescrito, mais coerente:

Várias crianças estão, atualmente, morrendo de fome ao redor do mundo. Isso ocorre devido à acumulação de riqueza de alguns, que se importam somente consigo, não considerando os demais. Precisamos mudar essa situação! Com a simples divisão dos períodos por meio da pontuação, bem como da utilização de conectivos de ligação mais apropriados, a eliminação de pleonasmos (consigo mesmos), o parágrafo ficou mais claro, proporcionando maior possibilidade de entendimento por parte do leitor.

Como a coerência é global e se relaciona aos formatos literários adotados pelo produtor, bem como aos recursos linguísticos que este procura utilizar ao produzir seus textos, existem, segundo Koch e Travaglia (2010), vários fatores que contribuem para a existência de coerência em uma produção escrita, conforme o Quadro 1, a seguir.

A construção do parágrafo padrão

Quadro 1. Fatores que contribuem para a coerência em produções escritas

Elementos linguísticos

Compõem a estrutura sintática que forma os períodos do texto, apontando pistas para ativar os conhecimentos armazenados na memória do leitor. A ordem como se apresentam e a forma como se relacionam ajudam a produzir sentidos sobre o texto.

Conhecimento de mundo

Representa os conhecimentos que acumulamos no decorrer de nossas vidas, os quais nos fornecem um repertório capaz de decodificar e interpretar o que está sendo comunicado ao lermos um texto.

Conhecimento compartilhado

Quando existem conhecimentos comuns entre o produtor do texto e seu receptor, a coerência será facilitada, ao passo que, ao contrário disso, o entendimento poderá ser prejudicado.

Inferências

As inferências ocorrem quando, a partir de seu conhecimento de mundo prévio, os receptores interpretam o que o texto pode estar informando.

Fatores de contextualização

São responsáveis por ancorar o texto em alguma situação. Por exemplo: data, local, assinatura, elementos gráficos, timbre, etc.

Situacionalidade

Ao construir um texto, deve-se verificar como ele se adéqua às situações específicas para o qual está sendo construído, o que implica no seu grau de formalidade, no uso da linguagem e no tipo de tratamento a ser dado ao tema.

Informatividade

A informatividade refere-se ao grau de previsibilidade ou expectabilidade que os receptores possuem sobre o texto. Dessa forma, um texto será menos informativo quanto mais previsível ou esperada for a informação que ele traz.

Focalização

É a capacidade de concentrar o produtor do texto e seu receptor na mesma área de conhecimento, favorecendo a sua interpretação.

Remete ao conhecimento prévio necessário entre textos lidos Intertextualidade anteriormente, posteriores ao texto da leitura atual, o que permite sua ligação e facilita seu entendimento. Intencionalidade e aceitabilidade

Todo produtor de textos tem uma intenção, um objetivo ao escrever seus parágrafos: a intencionalidade. Aceitar ou não os argumentos propostos é algo inerente ao receptor, que, ao ler, aderirá ou não aos comentários e às ideias propostas.

Consistência e relevância

Os enunciados dos textos precisam ser verdadeiros, ou seja, não contraditórios em relação aos períodos ou parágrafos anteriores. A relevância exige que estes sejam interpretáveis quando abordam o mesmo tema.

Fonte: Adaptado de Koch e Travaglia (2010).

7

8

A construção do parágrafo padrão

Ao referir-se ao fator de coerência “conhecimento de mundo” e associá-lo à capacidade leitora produzida pela coerência textual, destacando sua importância para a vida em sociedade, Gonçalves e Dias (2003, documento on-line) acrescentam que: É o conhecimento de mundo que favorece o processo de compreensão que se realiza por meio da construção do mundo textual, da articulação entre os elementos do texto e do estabelecimento da continuidade de sentido. Assim, o conhecimento de mundo ou saber enciclopédico se constitui em um dos fatores responsáveis pela construção de sentido e, consequentemente, pela coerência textual.

Dessa forma, pode-se destacar a importância da escola ou dos processos de escolarização formais que procuram repassar aos estudantes, durante todos os níveis de sua escolarização, os conhecimentos acumulados pela cultura humana. Tal repertório, normalmente adquirido pela exposição realizada pelos professores ou pelas incursões leitoras em temas de interesse, produzem nos indivíduos maior ou menor capacidade de entender os textos e encontrar sentido em seus parágrafos. Outro ponto muito importante a ser destacado é o fato de que, ao escrevermos um texto, deve também existir esta mesma coerência entre os parágrafos que o compõem, devendo o produtor do texto preocupar-se com a manutenção do seu sentido e com a lógica que é proposta durante o seu desenvolvimento. Cabe esclarecer que a estrutura de um texto básico, como uma redação, por exemplo, segue as mesmas etapas do parágrafo padrão, apresentando um parágrafo de introdução, em que se aponta o objetivo principal do texto (frase-núcleo ou tópico frasal); alguns parágrafos de desenvolvimento; e um parágrafo final de conclusão, com o desfecho das ideais discorridas ao longo de toda a escrita.

Quando algum dos ...


Similar Free PDFs