Administracao Teoria Processo e Pratica PDF

Title Administracao Teoria Processo e Pratica
Author Roger Kazama
Course Mecanica geral
Institution Universidade Católica Dom Bosco
Pages 103
File Size 1.5 MB
File Type PDF
Total Downloads 54
Total Views 192

Summary

Manual do Professor para adotar em sala de aula. Referência livro Idalberto Chiavenato....


Description

Manual do Professor

Idalberto CHIAVENATO

Administração  4ª edição

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Este manual tem como objetivo facilitar a vida do professor. Aqui são oferecidos materiais complementares adicionais, prontos para serem aplicados em sala de aula. São eles: Exercícios: Questões oferecidas para facilitar a compreensão dos capítulos. Tem como objetivo fazer com que os alunos, através de perguntas conceituais de acordo com os roteiros de cada capítulo fixem as idéias e conceitos centrais. Discussão das afirmações: Afirmações de especialistas relacionadas de acordo com cada capítulo. Sugestão de Pesquisa: Temas oferecidos para o aluno pesquisar algum caso prático do capítulo. O objetivo é que o aluno se intere com os principais meios de comunicação e desenvolva as capacidades de argumentação e apresentação. Estudos de Caso: Casos práticos para serem discutidos em sala se aula. Juntamente com cada caso vem acompanhado um tópico chamado objetivo do caso para servir de apoio para o professor na discussão. Apresentações: Slides em MS-PowerPoint prontos para serem utilizados em sala de aula. (download pode ser realizado através dos sites www.campus.com.br/professores.asp ou www.chiavenato.com )

Informações da obra acesse: http://www.chiavenato.com/publicacoes/catalogo_detalhe.asp?id=29



2

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

SUMÁRIO Parte I – Os fundamentos da Administração ................................................. 4 Capítulo 1 - O Que é Administração de Empresas............................................. 5 Capítulo 2 – As Empresas.................................................................................. 8 Capítulo 3 – O Administrador ........................................................................... 12 Parte II - O contexto em que as empresas operam ..................................... 20 Capítulo 4 - O Ambiente das Empresas ........................................................... 21 Capítulo 5 - A Tecnologia e sua Administração................................................ 25 Capítulo 6 - Estratégia Empresarial.................................................................. 28 Parte III – Planejamento da ação empresarial .............................................. 35 Capítulo 7 - Planejamento Estratégico ............................................................. 36 Capítulo 8 – Planejamento Tático .................................................................... 39 Capítulo 9 – Planejamento Operacional ........................................................... 43 Parte IV – Organização da ação empresarial ............................................... 51 Capítulo 10 – Desenho organizacional............................................................. 52 Capítulo 11 – Desenho Departamental ............................................................ 56 Capítulo 12 – Modelagem do Trabalho ............................................................ 59 Parte V – Direção da ação empresarial ........................................................ 66 Capítulo 13 – Direção....................................................................................... 67 Capítulo 14 – Gerência .................................................................................... 70 Capítulo 15 – Supervisão ................................................................................. 73 Parte VI – Controle da ação empresarial ...................................................... 79 Capítulo 16 – Controle Estratégico................................................................... 80 Capítulo 17 – Controle tático ............................................................................ 83 Capítulo 18 – Controle operacional .................................................................. 86 Parte VII – A administração da ação empresarial ........................................ 97 Capítulo 19 – Competências organizacionais e criação de valor ..................... 98



3

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Parte I – Os fundamentos da Administração A definição para da palavra "administração" tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. Essa velha conotação de supervisionar ou de só tomar conta de algum empreendimento ou pessoas está hoje totalmente ultrapassada e obsoleta. A administração cresceu e tomou-se uma ciência, uma técnica e uma arte: ela é uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obter resultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas. As organizações operam em ambientes diferentes, rodeadas de um universo de fatores, tais como: econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais e demográficos que interagem entre si e se alternam constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forças caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor. No fundo, as organizações recebem influências de seu meio ambiente, mas, em contrapartida, nele também provocam profundas influências. A Parte I é finalizada com o estudo de caso “Blockbuster”, onde os alunos deverão responder as questões e refletir sobre as mudanças no ambiente empresarial. Qualquer consideração e informação a respeito do estudo de caso poderão ser feitas através do e-mail: [email protected]. Contribuições e experiências obtidas na discussão serão sempre bem-vindas e terão os créditos mencionados nos materiais.



4

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Capítulo 1 - O Que é Administração de Empresas Questões: 1. Conceitue a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: • Tarefas • Estrutura • Pessoas • Tecnologia • Ambiente • Processos 2. Conceitue a Administração em função de cada uma das variáveis anteriores, tomadas em conjunto. 3. Explique as características da Administração Científica de Taylor. 4. Compare o modo como é hoje organizada uma grande empresa típica com o modo como era organizada em 1940. 5. Quais são as maneiras pelas quais a administração pode departamentalizar-se? 6. Compare o valor da formalização para a administração com o seu valor para os funcionários. 7. Baseado na sua experiência no trabalho ou na escola descreva os modos como os princípios da administração científica e burocrática ainda são usados nas organizações. 8. À medida que as organizações tornam-se mais orientadas pela tecnologia, o que você acredita ser mais importante – a administração do elemento humano da organização, ou a administração da tecnologia? Explique. 9. Muitas empresas de e-commerce faliram enquanto outras estão em atividade. Você consideraria uma carreira em uma empresa de ecommerce uma boa opção? Explique os pontos positivos e negativos da sua escolha. 10. Você preferiria trabalhar numa burocracia ou em uma organização virtual? Por quê? 11. Quais são as principais características da Teoria Clássica de Fayol e de Ford? 12. Quais são as diferenças entre Eficiência e Eficácia? 13. Com base no conteúdo do livro e confrontando com sua perspectiva faça uma análise do rumo da administração nos próximos anos no Brasil? OBS: Professor, utilize também as “Questões para revisão” disponíveis na página 29 do livro.



5

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Discutam as afirmações: “O traço comum às idéias propostas por pessoas como Taylor, os Gilbreth, Fayol e Weber eram o do aumento da eficiência. O mundo que existia no final do século XIX e início do século XX era um mundo de grande ineficiência. A maioria das atividades organizacionais não tinha nenhum planejamento. As responsabilidades de trabalho eram vagas e ambíguas. Os gerentes, quando existiam, não tinham noção clara do que deviam fazer. Havia uma necessidade gritante e idéias que pudessem implantar ordem nesse caos e melhorar a produtividade. E as práticas padronizadas recomendadas pelos clássicos ofereciam um meio para melhorar essa produtividade.”1 "O auge da popularidade da burocracia provavelmente se deu nos anos 1950 e 1960. Naquele momento, quase toda grande empresa no mundo - como IBM, GE, Volkswagen, Matsushita e Shell, - era organizada como uma burocracia. Embora a burocracia esteja fora de moda atualmente - os críticos afirmam que ela não consegue responder rapidamente Às mudanças e bloqueia a iniciativa do funcionário.2 “A prática da administração pode ser traçada desde 3.000 a.C. para as primeiras organizações desenvolvidas pelos sumérios e egípcios, mas o estudo formal de administração é relativamente recente. Os primeiros estudos sobre administração como conhecemos hoje começou com o que agora é chamado de perspectiva clássica. A perspectiva clássica sobre administração emergiu durante o século XIX e o início do século XX. O sistema de fábrica, que começou a aparecer nos anos de 1800, apresentava desafios que as primeiras organizações não haviam encontrado. (...)”. 3 “Provavelmente o taylorismo tivesse tido sucesso, independente do estágio de desenvolvimento da indústria e do contexto ideológico. O taylorismo juntou-se com a indústria e a linha de montagem de Henry Ford. O princípio de Ford já era conhecido mesmo antes do nascimento da Administração Científica. Bicicletas, armas, peças, etc, já tinham sua produção em massa desde a Revolução Industrial; ou seja, a produção em massa de determinados produtos já existia, um exemplo disso eram os Venezuelanos, que dominavam a montagem em série de navios. Thomas Jefferson, em 1.785, visitou uma fábrica em Versailles que utilizava o conceito de peças intercambiáveis, que consistia em fazer peças semelhantes que pudessem ser usadas em todos os mosquetes existentes em armazém”.4

1

ROBBINS P., Stephen. Administração: Mudanças e Perspectivas .ed. Saraiva, 2000, p.192 LAWLER, E. Bureaucracy Busting - Across the Board, Março 1993 3 DAFT, Richard L. Administração. Thomson, 2006. p.31. 2

4 MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2ª ed. SP: Atlas,



6

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Sugestão para Pesquisa No dia seguinte ao da posse, ocorrida em 15 de março de 1990, o Presidente lançou seu programa de estabilização, o plano Collor, baseado em um gigantesco e inédito confisco monetário, congelamento temporário de preços e salários e reformulação dos índices de correção monetária. Em seguida, tomou medidas duras de enxugamento da máquina estatal, como a demissão em massa de funcionários públicos e a extinção de autarquias, fundações e empresas públicas. Ao mesmo tempo, anunciou providências para abrir a economia nacional à competição externa, facilitando a privatização de empresas estatais (como as de telefonia), a entrada de mercadorias e capitais estrangeiros no país. Pesquise em bibliotecas, na Internet, jornais ou revistas casos de empresas brasileiras que se beneficiaram com a abertura econômica na Era Collor (1991/92), e como esta mudança influenciou na administração das organizações nos seguintes aspectos: • • • • • •

Pessoas Cargos Processos Tecnologias utilizadas na produção Comunicação Tecnologia da Informação



7

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Capítulo 2 – As Empresas Questões: 1. Identifique os principais componentes da teoria dos sistemas. Esta perspectiva é primariamente interna ou externa? Explique. 2. Qual a diferença entre shareholder e stakeholder? Cite pelo menos duas empresas que adotam esta prática. 3. O que significa Governança Corporativa, e qual o seu impacto nas instituições em geral? 4. Compare estratégias internas e externas de administração nas empresas. 5. Quais são as principais áreas funcionais de uma Empresa? 6. Quais foram as principais mudanças ocorridas durante a Era Industrial (2ª Revolução Industrial entre 1860 e 1914) e durante a Era da Informação (entre 1970 até os dias atuais)? Discuta com seus colegas sobre as inovações (produtos e serviços) que se destacaram nestes períodos. 7. Quais as forças que estão reformulando o mundo inconstante do trabalho? 8. Como as organizações se adaptam ou procuram influenciar seus ambientes? 9. De que forma você acha que os grandes blocos comerciais (Mercosul; BRIC (Brasil; Rússia; Índia e China); UE) podem, ou poderão lhe afetar como futuro gerente? 10. Com base em sua experiência no trabalho, ou na universidade, descreva os modos como os princípios da administração científica e burocrática ainda são utilizados. 11. Até que ponto a pressa no processamento de mudanças estratégicas, sem levar em conta os estágios de transição, pode causar danos aos níveis organizacionais? 12. Explique os seguintes conceitos (veja exemplos nas paginas 51 e da P&G na pg 54 do livro): • Missão organizacional • Visão • Princípios e Valores • Objetivos Organizacionais 13. Nas empresas de hoje Recursos ainda são importantes. Faça um resumo dos principais. E relacione a idéia de recurso humano X competências e gestão de talentos? OBS: Professor, utilize também as “Questões para revisão” disponíveis na páginas 64/65 do livro.



8

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Discutam as afirmações: “As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. Constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. As empresas de hoje são diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes. Não há duas empresas semelhantes, pois a principal característica das empresas é a sua enorme diversidade: as empresas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais. Existem empresas dos mais diversos ramos de atividade que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços dos mais variados tipos, vendidos e distribuídos de muitas formas para os mais diversos tipos de mercados, a fim de serem utilizados pelos mais diversos consumidores”.5 “Utilizando uma abordagem sistêmica, vislumbramos a organização como constituída de fatores interdependentes, incluindo indivíduos, grupos, atitudes, motivações, estrutura formal, interações, metas, status e autoridade”.6 “Diante de um cenário de conhecimento cada vez mais complexo, temos de fortalecer o poder das estruturas profissionais e processuais. As empresas precisam de líderes de projeto mais fortes e de defensores intelectuais com força organizacional suficiente. Mas nenhuma dessas estruturas deve dominar totalmente. Se a ação dirige todo o sistema, o resultado é a adhocracia e, se deixarmos que o conhecimento seja o único princípio organizador, a estrutura resultante será a "meritocracia". A dominação total por apenas um dos princípios leva a burrocracia (bureau-crazy), à ad horrorcracia e (ad-hocrazy) à mentecaptocracia (meritocrazy), e a nada mais. Os três aspectos da empresa moderna precisam existir simultaneamente - em nossas mentes.. E esse último ponto é de fundamental importância. O modelo funky não é uma matriz tridimensional. Não resolvemos problemas simplesmente rearranjando caixas do organograma e setas.”7 “Estamos entrando em uma nova era de tecnologias de comunicações digitais e do comércio cultural. De fato, os dois juntos criam um novo e poderoso paradigma econômico. Uma parte cada vez maior de nossas vidas diárias já é mediada pelos novos canais digitais de expressão humana. E, uma vez que a comunicação é o meio pelo qual os seres humanos encontram significado comum e partilham o mundo por eles criado, transformar todas as formas de comunicações digitais em commodity é um processo paralelo à transformar em commodity muitos relacionamentos que compõem a experiência vivida - a vida cultural - do indivíduo e da comunidade. Depois de milhares de anos de existência em um âmbito semi-independente, às vezes tocado pelo mercado, mas nunca absorvido por ele, a cultura - a experiência humana compartilhada agora está sendo arrastada para o âmbito econômico, graças ao domínio que 5

CHIAVENATO, I. Administração Processo e Prática. 4ª. ed. Elsevier, 2007.p.31. DEGREENE, K. B. Sociotechnical Systems: Factors in Analysis, Design and Management, Englewood Cliffs, 1973. 7 NORDSTRÖM, Kjell, RIDDERSTRALE, Jonas. Funky Business. Ed. MBooks, 2001 p.164. 6



9

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

as novas tecnologias de comunicação estão começando a ter na vida diária. Em uma economia global cada vez mais dominada por uma grade de comunicações eletrônicas comerciais e por todo tipo de produção e commodity cultural, assegurar o acesso às próprias experiências vividas torna-se tão importante quanto foi adquirir propriedades, em uma época dominada pela produção de bens industriais”.8

8

RIFKIN, Jeremy A Era do Acesso. ed. Makron Books, 2001 p.112.



10

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Sugestão para Pesquisa: Forme grupos de alunos, escolha três empresas e pesquise informações detalhadas (jornais; periódicos; ou Internet) sobre o ramo de atividade, os produtos e serviços comercializados e discuta as características que diferenciam uma empresa de outra: • • • •

Empresas orientadas para o lucro Empresas que são dirigidas por uma filosofia Empresas sem fins lucrativos Uma empresa orientada para o lucro, pode ser ao mesmo tempo voltada para o social?



11

Administração: Teoria, Processo e Prática – Material Complementar do Professor Idalberto Chiavenato

Capítulo 3 – O Administrador Questões: 1. Explique e descreva: • O papel do administrador nas empresas modernas • As competências do administrador • Principais habilidades 2. De que forma as habilidades se distribuem nos níveis organizacionais? 3. Explique as habilidades: • Técnicas • Humanas • Conceituais 4. Quais as diferenças entre empreendedor, gerente e líder? Exemplifique com pessoas que possuam pelo menos uma característica, e a empresa onde trabalha. 5. Quais as características do trabalho do administrador? 6. Por que as empresas de primeira geração, ainda jovens e sob administração dos fundadores, parecem necessitar de culturas fortes e claras, como se precisassem encontrar sua própria identidade? 7. Quais os riscos de a transição do fundador par...


Similar Free PDFs