Análise DE Bolton... -texto def PDF

Title Análise DE Bolton... -texto def
Author Anonymous User
Course Ortodontia Preventiva
Institution Universidade de São Paulo
Pages 11
File Size 841.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 41
Total Views 123

Summary

ANÁLISE DE BOLTON - DISCIPLINA DE ORTODONTIA - DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMRNTO ORTODONTICO...


Description

ANÁLISE DE BOLTON • Para que exista um correto engrenamento entre os dentes superiores e inferiores, é necessário que haja um proporção perfeita entre a somatória do maior diâmetro dos dentes do arco inferior em relação aos dentes do arco superior.

Esta análise não leva em consideração as bases ósseas e sim os efeitos interarcos das discrepâncias dos tamanhos dentais e, através de tabelas, estabelece o excesso de material dentário existente em um dos arcos.

• Em 20% dos casos - há uma oclusão adequad de dentes anteriores e posteriores. • Em 20% dos casos – existe um excess de substância dentária anterior superior, em comparação com a inferior. • Em 60% dos casos – existe uma deficiência relativa de massa dentária no segmento anterior superior.

O diferencial de angulação resultante ( prescrição Roth Light especial ) de 32º (46º 14º ) ajuda a aumentar o tamanho do segmento anterior superior e a diminuir o tamanho do segmento anterior inferior. Tal fato ajuda a melhorar a oclusão dos dentes pertencentes ao grupo de casos de excesso mandibular (60%).

+ 9º

Material necessário para a execução da análise: 1. modelo de estudo superior 2. modelo de estudo inferior 3. compasso de ponta seca 4. calculadora 5. lápis , borracha 6. régua

Como executar? 12 dentes mandibulares = _X__ mm X 100 12 dentes maxilares = Y mm % media = 91,3 desvio padrão = 1,91

1ª Situação : (de 89,39 até 93,21) Resultará em uma situação ideal de sobremordida e sobressaliênci , bem como de oclusão posterior, o que indica uma harmonia perfeita entre os arcos dentais. 2ª Situação : relação total > 93,21 (91,3+ 1,91) A discrepância será devida a um excesso de material dental inferior > 93,21 = discrepância mandibular

12 mand.(paciente)

-

12mand.(tabela)

=

discrepância mandibular (excesso)

De quanto é o excesso?

1. Medem-se os 12 dentes superiores do paciente. 2. Na tabela estará a medida correspondente a esse valor e que indica a medida desejada dos inferiores. 3. Medem-se os 12 dentes inferiores .(medida do paciente) 4. A diferença entre as medidas dos inferiores do paciente e a da tabela é a quantidade excessiva de material dental inferior. 3ª Situação : relação total < 89,39 (91,3 - 1,91)

A discrepância será devida a um excesso de material dental superior. < 89,39 = discrepância maxilar 12 max.(paciente) - 12 max.(tabela) =

discrepância maxilar (excesso)

De quanto é o excesso? 1. Medem-se os 12 dentes inferiores do paciente. 2. Na tabela estará a medida correspondente a esse valor e que indica a medida desejada dos superiores . 3. Medem-se os 12 dentes superiores.(medida do paciente) 4. A diferença entre as medidas dos superiores do paciente e a da tabela é a quantidade excessiva de material dental superior. Relação entre os Segmentos Anteriores :

6 dentes anteriores mandibulares = 6 dentes anteriores maxilares =

X Y

mm x100 mm

% média = 77,2 desvio padrão = 1,65 1ª Situação : de 75,55 até 78,85) Proporcionará sobremordida e sobressaliência ideais se a angulação dos incisivos estiver correta e a espessura lábio-lingual das bordas incisais não for excessiva. 2ª Situação : Proporção anterior > 78,85 (77,2+1,65) Haverá excesso de material dental inferior. nos dentes anteriores mandibulares) Como calcular o excesso ? 6 mand. (paciente) - 6 mand. (tabela) = discrepância mandibular (excesso) 3ª Situação : Proporção anterior < 75,55 (77,2 - 1,65)

Haverá excesso de material dental superior. nos dentes anteriores maxilares) Como calcular o excesso ? 6 max. (paciente)

- 6 max.(tabela)

=

discrepância maxilar ( excesso)

Desarmonias possivelmente encontradas quando os dentes anteriores superiores são muito grandes em relação aos dentes anteriores inferiores: • • • • •

Sobremordida mais profunda Sobressaliência mais acentuada Combinações de ambas Apinhamento do segmento anterosuperior Segmento posterior com oclusão incorreta Cl II )

Quando acontece de haver um excesso de material dental no dentes ânteroinferiore , podem ocorrer as seguintes desarmonias: • • • •

Relação incisal de topo Espaçamento entre os dentes anteriores superiores Apinhamento na área de incisivos inferiores Relação incorreta dos segmentos posteriore ( Cl II )

Interpretação e Soluções Clínicas :

Quando se encontra um excesso de material dental ( de até 4mm ), tanto no arco superior como no inferior, pode-se proceder a DESGASTES INTERPROXIMAIS. (entre os seis dentes anteriores, às vezes, até as faces mesiais de pré-molares) Desgastes gradativos com tiras de lixa de aço ou discos diamantados extra finos , fazendo-se em seguida um polimento da superfície desgastada e aplicação de flúor.(com o uso concomitante de aparatologia fixa) Quando a discrepância exceder a 4mm , na mandíbula : Pode-se optar pela extração de um incisivo inferior. Como seleciona-lo? • o que estiver mais malposicionado , • ou o mais destruído • ou aquele que tiver o diâmetro mesiodistal mais próximo da discrepância encontrada.

Desvantagens deste procedimento : • Aprofundamento da mordida, • aumento do overjet e • perda da linha média

Para um bom diagnóstico e planejamento de um caso clínico, é imprescindível que a Análise de Bolton faça parte da documentação ortodôntica.

Exercício Análise de Bolton Relação entre os Segmentos

6 dentes mandibulares = 6 dentes maxilares =

Anteriores :

mm mm

x100 = ___________

% média = 77,2 desvio padrão = 1,65 Em qual situação se enquadra? ( 1ª Situaçã : de 75,55 até 78,85) Proporcionará sobremordida e sobressaliência ideais ( 2ª Situação : Proporção anterior > 78,85 (77,2+1,65) excesso de material dental inferior. ( nos dentes anteriores mandibulares)

( ) 3ª Situação : Proporção anterior < 75,55 (77,2 - 1,65 - excesso de material dental superior. ( nos dentes anteriores maxilares)

Como calcular o excesso ? 2ª Situação : Proporção anterior > 78,85 (77,2+1,65) - excesso de material dental inferior. ( nos dentes anteriores mandibulares)

6 mand. (paciente) - 6 mand. (tabela) = discrepância mandibular (excesso) __________mm

-

________ mm = _______mm

ou 3ª Situação : Proporção anterior < 75,55 (77,2 - 1,65 - excesso de material dental superior. ( nos dentes anteriores maxilares) 6 max. (paciente) -

__________mm

6 max.(tabela)

-

= discrepância maxilar ( excesso)

________ mm

= _______mm

Compensações nas Inclinações Dentárias : Segundo Rocha e Vigorito, compensações nas inclinações dentárias, nas dimensões da sobremordida e sobressaliência, podem compensar as discrepâncias de tamanho dentário, sem a necessidade de desgastes ou aumento das coroas clínicas dos dentes. Mandíbula retroposta + excesso dentário mandibular - pode-se evitar fazer desgastes interproximais e os incisivos podem ser protruídos (dentro das possibilidades), para compensar a maloclusão. Deficiência maxilar + excesso dentário superior - seria compensada pela protrusão dos incisivos (dentro das possibilidades) e sem desgastes interproximais Comparando-se o cálculo de 12 e de 6 dentes, pode-se também localizar se a discrepância está situada apenas na região anterior, apenas na posterior ou distribuída por todo o arco. Possíveis indicações para a extração de incisivo inferior : • Relação de suave CL III • Apinhamento moderado no segmento ântero-inferior • Incisivo inferior tratado endodonticamente , restaurado ou com problemas periodontais • Apinhamento tardio dos incisivos inferiores • Boa oclusão nos segmentos posteriores • Excesso na largura dos dentes ântero-inferiores • Pacientes com incisivos laterais superiores estreitos • Incisivo supranumerário • Erupção ectópica de incisivos • Necessidade de manutenção do perfil facial • Necessidade de uma mecânica ortodôntica menos mais simples . Contra-Indicações para a extração de incisivo inferior :

• • • • • • •

Mordida profunda Trespasse horizontal aumentado Oclusão inadequada nos dentes posteriores Leve apinhamento (< 3mm) ântero-inferior Apinhamento severo (> 7mm) ântero-inferior Caninos inclinados mesialmente Paciente que não quer usar aparelhos fixos

Um grande número de pacientes que se apresentam para tratamento ortodôntico possuem discrepâncias de tamanho dentário, 13,5% na avaliação com 12 dentes e 30,6% na avaliação com 6 dentes na amostra pesquisada de 157 pacientes ortodônticos de etnias diversas . ( Freeman, Maskeroni e Lewis) Exercício Análise de Bolton Relação entre os 12

dentes superiores e os 12 dentes

inferiores : 12 dentes mandibulares = 12 dentes maxilares =

mm mm

x100 = ___________

% media = 91,3 desvio padrão = 1,91 Em qual situação se enquadra? 1ª Situação : (de 89,39 até 93,21) Resultará em uma situação ideal de sobremordida e sobressaliênci , bem como de oclusão posterior, o que indica uma harmonia perfeita entre os arcos dentais.

(

2ª Situação : relação total > 93,21 (91,3+ 1,91)

(

A discrepância será devida a um excesso de material dental inferior

(

)

3ª Situação : relação total < 89,39 (91,3 - 1,91)

A discrepância será devida a um excesso de material dental superior.

Como calcular o excesso ?

2ª Situação : relação total > 93,21 (91,3+ 1,91) 12 mand. (paciente) - 12 mand. (tabela) = discrepância mandibular (excesso) __________mm

-

________ mm = _______mm

ou 3ª Situação : relação total < 89,39 (91,3 - 1,91) 12 max. (paciente) -

__________mm

-

12 max.(tabela)

________ mm

= discrepância maxilar ( excesso)

= _______mm

Freqüentemente , nas últimas fases do tratamento ortodôntico, descobre-se que não será possível finalizar o caso adequadamente, pois o tamanho dos dentes superiores não é compatível com o dos inferiores. Ou seja, os dentes superiores e inferiores não apresentam uma proporção adequada para permitir uma boa relação vertical e horizontal (sobremordida e sobressaliência). Constatando-se os excessos de massa dentária pela proporção total e / ou pela anterior, torna-se possível localizar a região onde efetivamente há a discrepância. Por exemplo, se a proporção total evidenciou um excesso de 3mm no arco superior, e a proporção anterior não demonstrou discrepância, então provavelmente o excesso de 3 mm está ocorrendo na região posterior. Em outro caso, se a proporção total apresentou um excesso de 4mm no arco superior e a proporção anterior discriminou um excesso de 2 mm, então provavelmente os 4 mm totais estão distribuídos 2 mm na região posterior e 2mm na anterior. Ainda, num terceiro exemplo, se a proporção total evidenciou um excesso de 2 mm no arco superior, e a proporção anterior também evidenciou 2 mm , então a discrepância está restrita à região anterior.

Quando nos referimos ao excesso de massa dentária, nesta análise, entendemos que também pode representar uma deficiência. Isto é, quando identificamos 3 mm de excesso no arco inferior, não quer dizer que estes 3 mm representam necessariamente um excesso real no referido arco, mas pode representar uma diminuição no comprimento mesiodistal do arco antagonista. Portanto, num caso onde há nitidamente um dente conóide superior, a análise de Bolton indicará que existe um excesso inferior de massa dentária. Obviamente que o bom senso nos indicará que na verdade há uma falta no arco oponente , devido ao dente conóide . O mesmo pode ocorrer quando o arco dentário apresenta elementos restaurados com subcontorno (principalmente restaurações MOD nos dentes posteriores ).

Torna-se importante observar que além da soma dos tamanhos dentários, o grau de sobremordida e sobressaliência também pode ser influenciado pelas inclinações dos incisivos, bem como a relação das bases apicais.

Portanto , se o paciente apresentar distorções na posição dos dentes ( inclinações ) e/ou bases apicais, não se pode correlacionar a sobressaliência e a sobremordida simplesmente de modo direto com os tamanhos dentários. A tabela dos valores ideais para os arcos superiores e inferiores são originados de indivíduos com oclusão normal, portanto, não sofreram a influência destas duas variações citadas. Isto é particularmente importante nos casos onde o tratamento ortodôntico envolverá uma compensação dentária ( por inclinação ) para mascarar uma suave discrepância de bases. Assim, mesmo que a análise de Bolton, realizada no início do tratamento, evidenciasse um excesso de massa dentária inferior, por exemplo, não indicaria desgastes obrigatórios se a mandíbula apresentasse retroposição. Porque, para compensação, os incisivos seriam protruídos e dissolveriam o excesso de massa dentária. O oposto também seria válido nos casos de deficiência maxilar. Neste caso, a necessidade de protrusão dentária superior, compensaria eventuais excessos de massa dentária superior. O diagnóstico e o planejamento detalhado, incluindo a avaliação das discrepâncias do tamanho dentário, permitirá um tratamento mais específico e consciente para uma finalização apurada, com adequados trespasses horizontal e vertical.` Segundo HALAZONETIS, quando o arco dentário apresenta-se com a curvatura menos acentuada, bem como diâmetros incisais vestíbulo linguais mais estreitos, há uma tendência para que a proporção de BOLTON anterior necessária seja maior que 77.2, isto é, a massa dentária inferior precisará ser maior . O inverso ocorrerá quando a curvatura do arco for maior....


Similar Free PDFs