ANOTAÇÃO DA AULA DE QUEIMADOS PDF

Title ANOTAÇÃO DA AULA DE QUEIMADOS
Author Beatriz Crisóstomo
Course Medicina upe
Institution Universidade de Pernambuco
Pages 2
File Size 68 KB
File Type PDF
Total Downloads 88
Total Views 147

Summary

anotacoes de aula ...


Description

Beatriz Crisostomo 103

Aula de Queimaduras Professor Marcelo Borges

A queimadura é dada pela exposição das terminações nervosas, então a tendência da dor é diminuir com curativo oclusivo e compressivo e é assim que vamos fazer.

TTO LOCAL: 1) Limpar com agua 2) Remover epiderme solta 3) A princípio não romper bolha (15% do líquido é reabsorvido pelo organismo), mas se o atendimento for 24-48h depois, posso romper a bolha para desbridar tecido desvitalizado 4) Aplicação de agente microbiano tópico (sulfadiazina de prata a 1%), que interage com o DNA bacteriano e impede a replicação das bactérias, e o cério a 0,4%, que é um imunomodulador e melhora a reposta imunológica do paciente queimado (todo grande queimado é um imunodeprimido). 5) Fazer curativo. Não devo ocluir em lesões que tem secreção sérica como vagina, pênis, anus e face. CONDUTAS DIFERENCIADAS PARA O GRANDE QUEIMADO O paciente grande queimado tem uma grande demanda calórica, devido ao dano sofrido, além dele perder líquidos intravasculares, ele perde também a regulação térmica corpórea pela pele. Assim, alguns cuidados relacionados a dieta, temperatura ambiente (ideal é 26-30 graus, com umidade do ar 80%), medicamentos, analgésicos, são necessários. 1) Profilaxia antitetânica é indicada em queimaduras extensas, se o paciente não estiver em dia, dou reforço da antitetânica. Se estiver em dúvida se o paciente está em dia ou não, dá a vacina. 2) Betabloqueadores: o grande queimado tem fc>100 (120,130,150), então se usa um beta bloqueador para normalizar essa fc, pois essa taquicardia aumenta o gasto energético do miocárdio e prejudica a recuperação, desperdiçando energia. 3) Pode-se usar morfina para analgesia ou derivados, na veia, nunca no musculo, pois, o queimado tem depleção do volume intravascular e fazendo intramuscular, não vai fazer efeito na hora porque não vai ter boa absorção, e quando for absorvido futuramente, pode até causar uma PCR. Tem que ter cuidado porque a morfina, mesmo na veia, pode deprimir o SR, SNC, etc.

4) Anabolizantes: oxandrolona é utilizada com objetivo de evitar proteólise decorrente da REMIT do paciente à queimadura. Isso é muito importante porque se o paciente perder 40% da sua massa magra, ele vai ter 90% de chance de óbito. 5) Profilaxia TVP, TEP e FVC (fio de veia cava, umbrela implantada na VC que impede trombos de embolizar pro pulmão durante cirurgia). Pela estase, vou usar um clexane (heparina de baixo peso molecular), 40mg sc por dia. 6) SNJ (sonda nasojejunal): é passada pelo endoscópio, libera o paciente do jejum preoperatorio, ganhando tempo, não precisa fazer jejum pre-op. Coloca no 2 dia pos trauma. 7) Dieta: 25kcalxpeso(kg) + 40 kcal x % área queimada. 1,5 a 2g de proteína por kg ao dia. RECURSOS MEDICAMENTOSOS 1) Prata nano cristalina (ACTICOAT): a nanotecnologia permite que a prata vá mais fundo no tecido e combata as bactérias de maneira mais eficiente que a sulfadiazina de prata em pomada. É bem melhor que a pomada. 2) Excisão e enxertia precoces: entre o 4 e o 8 DPO. 3) Fechamento da ferida por pressão negativa: drena fluidos das feridas.

*Dermacerium *Complexo liquido proteico polimerizado (eu anotei essas coisas soltas e não lembro pq, mas deve ter sido pq ele falou demais os nomes e eu boiei, p ver oq era dps)

2...


Similar Free PDFs