Anotações - Modelo de Diário de Campo PDF

Title Anotações - Modelo de Diário de Campo
Course Metodologia de Pesquisa
Institution Universidade Federal de Mato Grosso
Pages 7
File Size 169.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 80
Total Views 149

Summary

Anotações - Modelo de Diário de Campo...


Description

(MODELO DE DIÁRIO DE CAMPO)

DIÁRIO DE CAMPO

DATA: 03/11/2015 LOCAL: CASA

HORÁRIO (início/término): 21h28 / 22h20 MEIO: COMPUTADOR

OBSERVAÇÃO: 1. Reflexão sobre o tema a ser escolhido. 2. Escolha acerca de assuntos referentes à “memória”, devido ao fato de eu me sentir livre para a escolha de qualquer tema. 3. Identificação do tema do artigo através da familiarização com o mesmo, visto que realizo um curso para melhorar a memória. Tema: “Memória e suas dificuldades”. 4. Alteração do mesmo: “Fatores que interferem na memorização”. 5. Escolha do artigo: “Os 5 piores erros cometidos por estudantes”, de Renato Alves.

DATA: 11/11/2015

HORÁRIO (início/término): 09h07 / 10h23

LOCAL: BIBLIOTECA CENTRAL

MEIO: LIVRO

OBSERVAÇÃO: 1. Pesquisa de um outro tema na Biblioteca Central e Seleção dos livros de Chanlat (2012), Galvêas (1984) e Almeida-Lopes (2010). 2. Escolha do livro de Almeida-Lopes (2010). 3. Seleção de trechos do livro de meu interesse. 4. Anotação de alguns trechos: Trechos:

“[...] educação refere-se apenas àqueles processos de socialização que contemplam objetivo (s) e planejamento. [...] receio por parte dos educadores em admitir que o processo de inserção na sociedade inclui também o aprendizado de um trabalho e inserção econômica.” (ALMEIDA-LOPES et al, 2010, p. 2).

5. Pausa para reflexão acerca do passo a passo do diário de campo. 6. Percepção de que ainda falta definir o tema e o problema do artigo. 7. Reflexão sobre a escolha do tema e subtema. 8. Decisão de unir dois temas, modificando algumas colocações. Temas: “Aprendizagem Organizacional” e “Empreendedorismo & Inovação.” 9. Reflexão sobre a escolha de um subtema. 10.

Subtema: “Obtenção de habilidades empreendedoras dos estudantes”.

DATA: 12/11/2015 LOCAL: CASA

HORÁRIO (início/término): 19h24 / 19h35 MEIO: LIVRO

OBSERVAÇÃO: 1. Alteração do subtema. Subtema: “Como os estudantes desenvolvem suas habilidades empreendedoras?”.

DATA: 14/11/2015 LOCAL: CASA

HORÁRIO (início/término): 20h00 / 00h10 MEIO: LIVRO

OBSERVAÇÃO: 1. Leitura do material de apoio de Gil (2002) para identificar a formulação do problema do livro escolhido. 2. Reflexão sobre o problema a ser formulado. 3. Problema: Com quais informações posso definir os fatores que afetam a aprendizagem empreendedora de estudantes com níveis educacionais distintos? 4. Objetivo: permitir o conhecimento sobre o modo como os estudantes são afetados pelo empreendedorismo em diferentes ângulos educacionais. 5. Seleção de alguns trechos ligados ao tema, ao subtema ou demais delimitações.

Amostra dos trechos selecionados:

“[...] pode-se definir o empreendedor como aquele que inova, aquele que propõe formas diferentes de fazer as coisas, aquele que inova, aquele que reorganiza os recursos produzindo ganho. [...] discussões sobre educação empreendedora estão focadas, por motivos históricos, no aspecto da criação de empresas.”(ALMEIDA-LOPES et al, 2010, p. 4).

6. PLANO PROVISÓRIO 1. NOÇÕES GERAIS DO EMPREENDEDORISMO 1.1 DEFINIÇÕES 1.2 EMPREENDEDORISMO EM GERAL 1.3 EMPREENDEDORISMO NO BRASIL 1.4 DIFICULDADES NA INOVAÇÃO 2. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 2.1 DEFINIÇÃO 2.2 CONTEXTO HISTÓRICO 2.3 DIFICULDADES NO ENSINO 3. APRENDIZAGEM SOBRE O EMPREENDEDORISMO 4. UNIVERSITÁRIOS EM AÇÃO 4.1 AÇÕES INOVADORAS 4.1.1

DEFINIÇÃO

4.2 PRÁTICA X TEORIA 4.3 TEORIA X PRÁTICA 4.4 RESULTADOS 5. ENSINO MÉDIO DO BRASIL EM AVANÇO 5.1 CONTEXTO HISTÓRICO DO BRASIL 5.2 VISÃO

DO

BRASIL

SOBRE

O

EMPREENDEDORISMO 6. DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDOR 6.1 EMPRESAS FOMENTADORAS 6.2 FORMAS DE ENSINO DO EMPREENDEDOR 6.2.1

METODOLOGIAS EDUCACIONAIS

ENSINO

DO

6.2.2

APLICAÇÃO

6.2.3

RESULTADO

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

DATA: 17/11/2015

HORÁRIO (início/término): 08h40 / 09h30

LOCAL: CASA

MEIO: ---------------------

OBSERVAÇÃO: 1. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE PESQUISA O processo de pesquisa bibliográfica exigiu ações de interesse dos alunos. Aqueles que se propuseram a seguir todos os passos com exatidão, puderam obter a experiência almejada pela docente: a experiência da proatividade que culmina na busca de informações para a resolução de um problema existente. Dessa forma, os estudantes que passaram pelo processo de pesquisa bibliográfica adquiriram habilidades técnicas básicas para uso, também, em atividades futuras, não se atendo somente à atividade do momento. 1.1 ACERTOS ● Escolha de um livro que aborda o tema escolhido do artigo e que é de meu interesse; ● Atenção à estrutura do diário de campo; ● Pausas para reflexões necessárias; ● Leitura do material de apoio enviado pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem); ● Sanamento de dúvidas que impediam a realização do trabalho; ● Busca por modelos de diário de campo para melhorar o embasamento e a estrutura da atividade; ● Empréstimo do livro escolhido na Biblioteca Central para maior tranquilidade e comodidade em seu uso. 1.2 DIFICULDADES/ERROS ● Realização inicial do diário de campo com o acompanhamento do rascunho da estrutura apresentado em sala de aula;

● Leitura tardia do material de apoio; ● Mudanças constantes referentes aos temas e subtemas; ● Finalização do trabalho no limite do prazo estabelecido; ● Adiamento da finalização antecipada por motivos fúteis; ● Inversão de alguns elementos das etapas; ● Pouco aprofundamento dos trechos selecionados; ● Pressa na escolha das fontes; ● Escolha não minuciosa de algumas fontes. 1.3 PONTOS FORTES ● Transmissão de conhecimento e habilidades técnicas básicas do processo; ● Fomentação do potencial dos estudantes na resolução da atividade; ● Facilitação da organização de ideias; ● Motivação à pesquisa de outros temas; ● Modelagem do interesse dos estudantes para um assunto determinado; ● Desenvolvimento e otimização da individualidade.

DATA: 17/11/2015

HORÁRIO (início/término): 09h40 / 16h22

LOCAL: CASA E TRABALHO MEIO: LIVRO E COMPUTADOR REFERENCIAL DA PESQUISA: ALMEIDA-LOPES, R. M. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Sebrae, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

REFERENCIAL ESCOLHIDO COMO SUPORTE AO ARTIGO: ALMEIDA-LOPES, R. M. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Sebrae, 2010.

DICIO. Significado de ação. Disponível em: . Acesso em: 17 de nov. 2015.

FAZENDO ACONTECER. O projeto. Disponível em: . Acesso em: 17 de nov. 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Global Entrepreneurship Research Association – GERA. Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 de nov. 2015.

MACHADO, M. Empreendedorismo no Brasil: uma visão otimista,2010. Disponível em: . Acesso em: 17 de nov. 2015.

PASINATO, N. M. B.; CRUZ, J. B. A.; BEHRENS, M. A. O agir docente numa abordagem inovadora da complexidade. IX  Congresso Nacional de Educação – Educere: III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Paraná, 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 de nov. 2015.

SEBRAE. Educação empreendedora no ensino médio. Disponível em: < http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/programas/Educa%C3%A7%C3%A3oEmpreendedora-no-Ensino-M%C3%A9dio>. Acesso em: 17 de nov. 2015. VICENZI, S. E.;BULGACOV, S. Fatores motivadores do empreendedorismo e as decisões estratégicas de pequenas empresas. Revista de Ciências da Administração, v. 15,

n.

35,

abril

2013.

Disponível

. Acesso em: 17 de nov. 2015.

em:...


Similar Free PDFs