Atividade 2 MLJ2 - Questões sobre lógica jurídica PDF

Title Atividade 2 MLJ2 - Questões sobre lógica jurídica
Course Metodologia e Lógica Jurídica
Institution Pontificia Universidade Católica do Paraná
Pages 1
File Size 66.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 95
Total Views 164

Summary

O arquivo se refere a atividades propostas pelo professor a serem resolvidas pelos alunos da turma de metodologia e lógica jurídica, acerca das questões que envolvem dedução e indução...


Description

Metodologia e Lógica Jurídica II - O argumento contido nesse discurso político é válido ou inválido? “Pessoal, votem no outro candidato se vocês quiserem pagar mais impostos, comprar menos com o seu dinheiro, e ter um governo desonesto. Mas sei que vocês são inteligentes e, por isso, votarão em mim.”

Primeiramente, antes de analisar a validade ou a invalidade do argumento contido no discurso, é necessário reduzir o argumento e analisá-lo. Sendo assim, o argumento se estrutura da seguinte forma lógica:



Se vocês desejam pagar maiores impostos, comprar menos com o seu dinheiro e querer ter um governo desonesto, então vocês devem votar no outro candidato (Se p, então q).



Não é verdade que vocês estejam dispostos a pagar maiores impostos, comprar menos com o seu dinheiro e querer ter um governo desonesto (não p).



Vocês não devem votar no outro candidato (não q).

A forma de um argumento condicional só pode ser considerado válido caso cumpra as regras de sempre, após o silogismo condicional, afirmar o antecedente (AA) ou negar o consequente (NC). Sendo assim, caso a forma de algum argumento descumpra essa regra e, após o silogismo categórico, afirme o consequente (q) ou negue o antecedente (não p), ele será considerado inválido. No discurso político, podemos perceber que, de início, ele coloca como antecedente a condição do eleitorado desejar pagar mais impostos, comprar menos e ter um governo desonesto, porém, logo em seguida, ele afirma que não é verdade que a população anseia isso, portanto, ele nega o antecedente contido no silogismo condicional. Sendo assim, pode-se concluir que o argumento contido no trecho da oratória política é inválido (incorreto) do ponto de vista da lógica....


Similar Free PDFs