PGP - Entrega 2 - Atividade prática sobre gerenciamento de projetos PDF

Title PGP - Entrega 2 - Atividade prática sobre gerenciamento de projetos
Author Alefe Correia
Course Gestão de Projetos
Institution Universidade de São Paulo
Pages 25
File Size 1.3 MB
File Type PDF
Total Downloads 61
Total Views 124

Summary

Atividade prática sobre gerenciamento de projetos...


Description

Prática e Gerenciamento de Projetos Prof. Dr. Edmir Prado Naiara Alflen

AVALIAÇÃO EMPRESARIAL 360°

Alefe Correia Serafim

10391232

Gabriel Carvalho Mendonça

9911472

Juliana Witzke de Brito

10258959

Nathalia Cristina Pereira Mizuma

8428172

Rafael Condez Gosson Pavarini

9360986

Vinícius Felipe

9277019

São Paulo 2019

Sumário 1.

Finalidade básica do sistema

2

2.

Requisitos necessários para utilização e funcionamento do sistema

3

2.1.

Requisitos funcionais

3

2.2.

Requisitos não funcionais:

4

3.

Método de Avaliação dos Colaboradores

5

4.

Protótipos das telas

8

4.1.

Protótipos de Tela do Sistema em Geral

4.2.

Protótipos de Tela do Questionário

5. Referências bibliográficas

8 15 24

1

1. Finalidade básica do sistema O projeto a ser apresentado pelo grupo consiste no desenvolvimento de uma metodologia de avaliação empresarial do tipo 360° em que todos os funcionários sejam capazes de avaliar uns aos outros, independente do seu cargo dentro da instituição em que esteja vinculado. Serão utilizadas perguntas que tem o intuito de gerar feedbacks dos funcionários baseando-se no comportamento, eficácia, eficiência,

qualidade,

prazo,

proatividade,

relacionamento

interpessoal,

comunicação, compatibilidade com a cultura da empresa e metas a serem cumpridas.

2

2. Requisitos necessários para utilização e funcionamento do sistema Na construção de um sistema, é necessário que seja feito um levantamento de requisitos antes de qualquer outra ação. Os requisitos podem ser do tipo funcional ou não funcional. A seguir temos a definição de cada um dos termos, bem como a descrição dos requisitos do sistema proposto neste trabalho. 2.1.

Requisitos funcionais

Segundo Sommerville (2011, p.59), “requisitos funcionais são declarações de serviços que o sistema deve fornecer, de como o sistema deve reagir a entradas específicas e de como o sistema deve se comportar em determinadas situações. Em alguns casos, os requisitos funcionais também podem explicitar o que o sistema não deve fazer.” Dessa forma, definimos como requisitos funcionais do nosso sistema:

1. O sistema deve ser capaz de armazenar as respostas dos funcionários ao questionário aplicado; 2. O sistema deve permitir a realização do questionário apenas quando o usuário aceitar os termos; 3. O sistema deve oferecer uma lista de seleção para permitir ao usuário escolher o funcionário a ser avaliado; 4. O sistema deve permitir que o usuário avalie cada funcionário apenas uma vez; 5. O sistema deve ser capaz de exibir caixas de seleção para as respostas a cada pergunta do questionário; 6. O sistema deve permitir apenas uma resposta por questão; 7. O sistema deve identificar cada usuário por um login e senha, a qual deve conter uma série de regras, por exemplo, letras maiúsculas, minúsculas, números e um mínimo e máximo de caracteres; 8. O sistema deve ser capaz de exibir a opção de recuperar a senha caso o usuário a tenha esquecido; 3

9. O sistema deve permitir que a senha seja resetada apenas pelo administrador; 10. O sistema deve permitir que o usuário pare de fazer a avaliação a qualquer momento e volte a fazê-la de onde parou; 11. O sistema deve permitir a geração de relatórios das avaliações realizadas; 12. O sistema deve permitir que o usuário realize uma nova avaliação de outro funcionário na finalização do questionário.

2.2.

Requisitos não funcionais:

Segundo Sommerville (2011, p.59), “requisitos não funcionais são restrições aos serviços ou funções oferecidos pelo sistema. Incluem restrições de timing, restrições no processo de desenvolvimento e restrições impostas pelas normas. Ao contrário das características individuais ou serviços do sistema, os requisitos não funcionais, muitas vezes, aplicam-se ao sistema como um todo”. Assim, definimos os seguintes requisitos não funcionais do nosso sistema:

1. Desempenho: O sistema deve responder de forma rápida a solicitação do usuário e não deve travar. 2. Segurança: O sistema permite ao administrador criar um login (usuário e senha) de acesso ao sistema, para que os usuários sejam capazes de realizar as avaliações. 3. Segurança: O sistema deve manter sigilo a respeito dos dados do usuário (login) ; 4. Segurança: O sistema deve manter sigilo a respeito das respostas dos usuários. 5. Usabilidade: O sistema deve ser de fácil utilização para o usuário, ou seja, deve ser o mais intuitivo possível.

4

3. Método de Avaliação dos Colaboradores ● Em quais quesitos o(a) colaborador(a) será avaliado(a)? O(A) colaborador(a) será avaliado dentro dos seguintes perfis: I.

Perfil Técnico: aqui será analisado como o(a) colaborador(a) exerce seu trabalho individual do dia a dia, se cumpre com os prazos de entrega, quesitos de organização do próprio trabalho, capacidade analítica, se cumpre com as suas metas, e caso não cumpra, como se comporta diante de tal cenário. Esse perfil só pode ser avaliado pelo(a) gestor(a) e líderes do(a) colaborador(a).

II.

Perfil Colaborativo: dentro desse perfil, está sendo analisado como o(a) colaborador(a) se comporta trabalhando em equipe, nível de integração com ela, comunicação, flexibilidade e compreensão, e como lida com atividades que afetam a equipe como um todo.

III.

Perfil Corporativo: neste terceiro perfil, estamos analisando o quão alinhado com a visão da empresa o(a) colaborador(a) se encontra, levando em consideração seu comportamento ético e o quão de acordo está com a cultura empresarial em que vive.

● O que será feito com o resultado da avaliação? Após ser avaliado por um(a) colaborador(a), o(a) avaliado(a) terá uma nota média para cada um dos perfis, e é baseado nessas notas que serão dados os feedbacks a(o) mesmo(a). Assim poderemos tomar ações que condizem com o perfil do(a)

colaborador(a),

onde

conseguimos

enxergar

se

serão

necessários

treinamentos e cursos de capacitação, mudanças de atividades, cursos sobre a visão e cultura empresarial, e também se o(a) colaborador(a) está pronto para enfrentar novos desafios, ocupando um novo cargo ou recebendo méritos. ● Como são calculadas as notas e no que elas implicam? Cada pergunta possui cinco opções de resposta, correspondendo a uma nota que pode variar de 1 a 5. A nota 1 é equivalente a um comportamento desfavorável enquanto a nota 5 corresponde a um comportamento favorável. A partir disso, será calculada uma nota média para cada perfil do colaborador. 5

Notas abaixo de 3 implicam que será necessário tomar uma ação de melhoria, ou seja, aplicar o que foi descrito no item 2 a depender do perfil que ficou com a nota abaixo de 3. Notas acima de 4 em dois perfis ou menos implicam que o(a) colaborador(a) pode receber um mérito (aumento salarial) ou algum bônus, a depender da decisão do(a) gestor(a) direto. Notas acima de 4 em todos os perfis implicam que o(a) colaborador(a) está pronto para receber uma promoção de cargo.

● Quais são as perguntas? I.

Perfil Técnico: 1. O(A) avaliado(a) cumpre com os prazos de entrega estipulados? 2. O(A) avaliado(a) cumpre com as metas estipuladas previamente? 3. O(A) avaliado(a) alerta de possíveis riscos de atraso nas entregas quando o mesmo pode ocorrer? 4. O(A) avaliado(a) passa adiante seu trabalho de forma organizada? 5. O(A) avaliado(a), quando identificado, aponta os riscos que uma atividade apresenta?

II.

Perfil Colaborativo: 1. O(A) avaliado(a) é transparente em relação aos riscos de um projeto com a equipe? 2. O(A) avaliado(a) abdica seus interesses pessoais pelo interesse da equipe? 3. A equipe está a par das atividade(s) do(a) avaliado(a)? 4. O(A) avaliado(a) compreende quando ocorre erros vindos por parte de algum outro membro da equipe? 5. O(A) avaliado(a) provê feedbacks construtivos para os membros da sua equipe? 6. O(A) avaliado(a) é proativo em ajudar os membros da sua equipe em suas atividades quando possível? 6

III.

Perfil Corporativo: 1. O(A) avaliado(a) colabora com as pessoas para fazer do trabalho um lugar melhor? 2. O(A) avaliado(a) possui o cliente como foco em todo seu trabalho? 3. O(A) avaliado(a) tem sede de aprendizado por novos conhecimentos? 4. O(A) avaliado(a) estimula seus companheiros a serem melhores que ele próprio? 5. O(A) avaliado(a) busca fazer o que é melhor para empresa, sendo transparente e apontando riscos sempre que necessário?

● Planos de Ação No final da avaliação, o gestor deve dar um feedback para o(a) colaborador(a), e traçar junto com esse um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), combinando juntos quais passos devem ser seguidos para que o(a) colaborador(a) aperfeiçoe cada um dos seus perfis, e alcance seus objetivos de carreira.

7

4. Protótipos das telas Baseando-se nos requisitos e no método de avaliação apresentados nas seções anteriores, foram construídos protótipos das telas que serão utilizadas no sistema. 4.1.

Protótipos de Tela do Sistema em Geral

● Tela de Login: Tela que dará acesso ao sistema.

Figura 1. Tela de Login.

● Tela de “Recuperação de Senha”: Tela que aparecerá caso o usuário selecione a opção de “Esqueceu sua senha?” na tela de login. A recuperação de senha é feita apenas pelo administrador do sistema.

8

Figura 2. Tela de "Recuperação de Senha" do sistema.

● Tela de “Termo de Aceite”: Tela de aceite das condições para a realização das avaliações. Só será possível fazer uma avaliação se este termo for aceito.

Figura 3. Tela de "Termo de Aceite" do sistema.

9

● Tela de escolha do funcionário a ser avaliado: Através desta tela é possível a escolha do funcionário que será avaliado.

Figura 4. Tela de escolha do funcionário que será avaliado.

● Tela de escolha para continuidade de um questionário iniciado anteriormente: Caso o usuário já tenha iniciado uma avaliação, é possível retomá-la de onde parou a partir do aceite nesta tela.

Figura 5. Tela de escolha para continuidade de um questionário iniciado anteriormente.

10

● Tela de início da avaliação: Exemplo de tela que aparecerá para o usuário ao iniciar a avaliação. Nesta tela há uma breve explicação de como o questionário funciona.

Figura 6. Tela de início da avaliação.

● Tela de pergunta: Exemplo de uma tela de pergunta para demonstrar o formato que as perguntas aparecerão na tela para os usuários.

Figura 7. Exemplo de tela de pergunta.

11

● Tela de fim de avaliação: Tela apresentada conforme o usuário finaliza uma avaliação. Nela é possível escolher fazer uma nova avaliação, gerar o relatório da avaliação feita ou finalizar as avaliações.

Figura 8. Tela de finalização da avaliação.

● Tela de impressão: Exemplo de tela de impressão da avaliação de funcionários.

Figura 9. Tela de impressão.

12

● Relatório de avaliação: Exemplos de relatórios que serão gerados ao escolher a opção de imprimir alguma avaliação. Existe um modelo de relatório para os funcionários em geral e outro para gestores. - Funcionários em geral

Figura 10. Exemplo de relatório gerado a partir de requisição de um funcionário.

13

- Gestores

14

Figura 11. Exemplo de um relatório gerado a partir de uma requisição de um gestor.

4.2.

Protótipos de Tela do Questionário

● Perfil técnico

Figura 12. Perfil Técnico - Pergunta 1.

15

Figura 13. Perfil Técnico - Pergunta 2.

Figura 14. Perfil Técnico - Pergunta 3.

16

Figura 15. Perfil Técnico - Pergunta 4.

Figura 16. Perfil Técnico - Pergunta 5.

17

● Perfil Colaborativo

Figura 17. Perfil Colaborativo - Pergunta 1.

Figura 18. Perfil Colaborativo - Pergunta 2.

18

Figura 19. Perfil Colaborativo - Pergunta 3.

Figura 20. Perfil Colaborativo - Pergunta 4.

19

Figura 21. Perfil Colaborativo - Pergunta 5.

Figura 22. Perfil Colaborativo - Pergunta 6.

20

● Perfil Corporativo

Figura 23. Perfil Corporativo - Pergunta 1.

Figura 24. Perfil Corporativo - Pergunta 2.

21

Figura 25. Perfil Corporativo - Pergunta 3.

Figura 26. Perfil Corporativo - Pergunta 4.

22

Figura 27. Perfil Corporativo - Pergunta 5.

23

5. Referências bibliográficas SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software, 8a. Edição, Editora: Addison-Wesley, 2007.

24...


Similar Free PDFs