Atividade sobre o filme Óleo de Lorenzo PDF

Title Atividade sobre o filme Óleo de Lorenzo
Course Introdução à Metodologia Científica - TCC 1
Institution Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Pages 3
File Size 90.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 52
Total Views 157

Summary

Atividade correspondente às questões sobre filme Óleo de Lorenzo...


Description

Introdução à Metodologia Científica – TCC I Roteiro para o Filme: O Óleo de Lorenzo

1. O Filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Indique quais são e explique-as? R: Temos várias imagens de ciência ao longo do filme. A primeira, introduzida no começo da trama, retrata uma ciência com poucas informações acerca da síndrome de Lorenzo. Os cientistas sabiam que pouco poderia ser feito, mas, infelizmente, desde o início já desencorajaram os pais de Lorenzo na busca de tratamentos para melhorar a qualidade de vida do garoto. No final do filme, a visão de ciência já toma uma conotação totalmente diferente. Ao invés daquela ciência “enferrujada e travada” que apenas os especialistas poderiam dar opiniões acerca da ALD, temos uma ciência mais flexível, marcada pela constante tentativa dos pais do garoto em achar soluções para o problema do filho. O filme retrata uma história de superação e esforço familiar, além de mostrar que a ciência é um bem da humanidade, não é uma ferramenta destinada apenas aqueles que se autodenominam cientistas e usam um jaleco. 2. Essas imagens reforçam as ideias do leigo acerca da ciência e do cientista? Justifique. Não, o filme mostra a ciência como algo que todos podem utilizar para atingir a melhora da vida de outras pessoas, até mesmo do seu próprio filho. A ideia de que o leigo deve-se calar e escutar o cientista como se ele fosse o detentor da verdade é ultrapassada, além de ser muito errada no sentido da definição de ciência. De acordo com o dicionário “Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.” Dessa forma, não importa se esses conhecimentos serão organizados por leigos ou cientistas, se o estudo cumprir todas exigências do método científico, ele é considerado ciência. Seja você um médico, seja você um pai desejando o melhor para seu próprio filho.

3. No filme vemos um caso de pesquisa experimental que veio passando por diferentes procedimentos em busca da cura da doença. Esses procedimentos foram experimentados porque os pesquisadores tinham algumas hipóteses sobre a possível causa da doença. Relate cada uma dessas fases da pesquisa até a chegada de uma hipótese mais provável e ao resultado satisfatório para aquela época.

O filme se inicia demonstrando os primeiros sinais de desenvolvimento da Adrenoleucodistrofia de Lorenzo. Ao leva-o ao médico e diagnostica-lo com a tal, os pais juntamente com o médico decidem introduzi-lo em um tratamento proposto por um estudo científico que analisava uma população de indivíduos com ADL. Em uma das propostas do estudo estava a restrição alimentar de gorduras saturadas de cadeia longa da dieta, com o intuito de diminuir sua concentração sérica. Os cientistas da época criaram uma teoria em torno da elevação da concentração dos níveis séricos de determinadas gorduras e o impactos neurológicos, portanto, acredita-se na falta de uma enzima que a catabolizasse. De acordo, com a pesquisa da época, poderia-se atenuar o desenvolvimento da doença. No entanto, com 2 meses de amostras sem mudanças significativas nos exames e evolução dos sintomas os pais decidiram iniciar estudos próprios para entendimento da doença.

Dessa maneira, houve processo de montagem de pesquisa para a formulação de novas teorias a respeito da doença. Primeiro, a escolha do tema preestabelecida do tema e revisão da literatura pelos pais de Lorenzo, demonstrando toda a preparação e formação do conhecimento básico teórico para o avançar do entendimento da bioquímica avançada. Assim, como nas fases de pesquisa atuais, estabeleceu-se o problema principal: persistência do níveis séricos alto de gorduras saturadas, após modificação da dieta. Entre esse meio tempo, iniciou-se um outro tratamento alternativo pelo mesmo grupo de pesquisa com quimioterapia, sem muitos resultados. Em reunião do conselho, houve a tentativa de quebra do sigilo proposto pela pesquisa, com o intuito de descobrir os número de indivíduos que não estavam tendo resultados com a dieta, com o intuito de comprovar o paradoxo da dieta e nível de triglicerídeos. Não há um interesse dos cientistas em mudar o protocolo, uma vez que não havia sido cumprido ainda os 6 meses de análise, além de não ter outras opções conhecidas de tratamento.

Na análise de novos artigos científicos, os pais de Lorenzo descobrem um estudo comparativo com rato que a restrição das gorduras eram compensadas pela produção de C24 e C26 pelo próprio corpo. A partir deste momento, surge uma nova hipótese e conclusão por parte dos pais de Lorenzo, de que seria necessário introduzir uma gordura específica na dieta para que diminuísse a produção das gorduras tóxicas. Portanto, para que isso fosse possível, convocou-se um simpósio sobre ADL para discutir a nova hipótese com cientistas da área. Em discussão foi levantado um estudo de um cientista com cultura de fibroblastos e ministração de ácido oleico reduziram os níveis de gorduras saturadas. Embora, o seu uso de maneira purificada fosse tóxico ao ser humano era a teoria mais cabível no momento. Com isso, buscam empresas que fossem capaz de produzir o composto na sua forma comestível e baixa toxicidade, por meio de um azeite purificado. Ao administrar o azeite pela sonda nasogástrica após uma semana reduziu os níveis séricos de C24 e C26 em 15%, demonstrando uma certa coerência em suas análises. Com um mês de análise percebeu a redução de 50% dos níveis, já demonstrando um grande avanço para época, mesmo que sem estudos em larga escala e grupo controle. Houve a manutenção do estudo por um determinado tempo, porém observou-se a estabilidade do resultado em 50%, demonstrando uma certa coerência da análise, mas sem poder resolutivo total.

Com isso, os pais de Lorenzo retorno a revisão das bibliografias e estudos de artigos científicos publicados em busca de novas resoluções, maneira semelhante das revisões de literaturas atuais. Ocorreu a análise robusta para elucidar uma nova teoria a respeito da doença que explicaria a manutenção da queda para 50%, sendo apenas uma enzima responsável pela polimerização de gorduras insaturadas e alongamento das cadeias

saturada, atuando de maneira competitiva. Dessa maneira, decide-se realizar teste na irmã da mãe do personagem principal com o óleo composto de ácido erucico e oleico para conhecer a segurança da ingestão dos mesmos, assim como ocorre em testes de segurança com medicamentos e vacinas atualmente. Ao obter resultado positivo, constata-se a segurança do consumo e inicia a dosagem ao menino com ADL. Após um certo período, analisando os níveis séricos de Lorenzo conclui-se que o óleo produzido era efetivo na contenção da doença, possibilitando até mesmo a redução das sequelas. Portanto, evidencia-se a importância de todo o processo científico envolvido na história, de escolha do tema, revisão e aquisição de todo arcabouço teórico, determinação do problema e objetivo - no qual era encontrar a cura para ADL, coleta de dados comparando os níveis séricos de Lorenzo a cada nova tentativa e surgimento de hipóteses, análises e discussões para o prosseguimento e surgimento de novas teorias e a conclusão dos resultados obtidos em cada passo dado.

4. Faça uma discussão sobre Ciência e Fé, baseando-se em argumentos do filme. Bem, o filme aponta o dilema entre fé/esperança e aquilo que é comprovado e estudado. É bem verdade que tantas vezes a humanidade se guiou pela escuridão por meio da fé e crenças empíricas que não ultrapassaram a barreira do simplório. Entretanto, o filme nos mostra que a fé ainda segue sendo um alicerce importante do ser humano naquilo que ele é unicamente capaz: quebrar barreiras, tornar o impossível possível, tirar da ficção para a realidade. Os grandes nomes da humanidade por muitas vezes deram um passo na escuridão para trazer luz à nossa ignorância. E foi exatamente assim que os pais de Lorenzo fizeram, por meio do estudo, fé e perseverança, sem deixar de lado a ciência, mas atrelando-a à fé ao que de fato traz algum resultado, sem negligenciar a ética e bioética, e enfrentando o sistema de interesses econômicos em prol do bem comum. 5. Qual foi o grande desafio dos protagonistas (Vivien Thomas e os Pais de Lorenzo): que perguntas eles foram formulando ao logo da trama e como tentaram responder a essas perguntas? Enfim, qual o resultado desse trabalho? Os pais de Lorenzo inicialmente estavam no escuro quanto à condição de seu filho, o que os motivou eventualmente a estudar cada vez mais tudo que precisavam para compreender o que ele passava, como “porque os níveis de gorduras se mantém mesmo com uma dieta restrita?”. Até aí, bioquimicamente, eles propuseram hipóteses, atreladas à atividade enzimática, que poderiam justificar porque a terapêutica que estava sendo estudada até então não fazia sentido, sendo duramente criticados pela comunidade científica. Porém, por fim, em seu estudo clínico com seu próprio filho, tentando a todo custo salvá-lo, eles conseguiram nortear aquilo que de fato era o problema da doença, propondo nova sugestão dietética terapêutica que salvou seu filho e prolongou sua vida por muitos anos....


Similar Free PDFs