Atividade Avaliativa Especial - Prova 2 PDF

Title Atividade Avaliativa Especial - Prova 2
Author Paulo Eliane Bervig
Course Física
Institution Universidade Estácio de Sá
Pages 7
File Size 663.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 50
Total Views 153

Summary

Prova...


Description

1/7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária Semestre: 3º Disciplina: Física Teórica e Experimental O ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8 Professor: Scheyla Cadore ORIENTAÇÕES A avaliação está sendo enviada em DOC (WORD). A resolução pode ser enviada em arquivo no formato PDF, ou no formato DOC (WORD). Observação: - O formato PDF, pode ser gerado através de scanner ou aplicativo de celular disponível para esse processo, uma indicação é o CamScanner. - Para o formato DOC, insira fotos da resolução com boa qualidade. Para as questões que envolvem cálculos na resolução, esses cálculos devem constar juntamente com a alternativa correta, caso contrário a questão terá 50% do seu valor descontado. 1) (valor 1,0) Um gás sofre um processo a volume constante que também é adiabático. A variação da energia interna do material no final do processo será: a) Maior do que era no início do processo, porque com volume constante a energia interna tende a aumentar. b) Menor do que era no início do processo. c) Igual, ou seja, a energia interna não sofrerá alteração, pois o volume é constante com isso não tem realização de trabalho e processo adiabático não tem troca de calor. Resposta d) Maior, pois, no processo adiabático tem aumento do calor. e) Todas as alternativas estão corretas.

2) (valor 1,0) Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço. Os gases sofrem alguns tipos de transformações, uma delas é a transformação isobárica, onde a pressão do gás é _________, e sua energia interna aumenta se a diferença entre _________ e __________ for _________. Qual das alternativas abaixo preenche corretamente as lacunas. a) constante, calor, trabalho, nula. b) constante, calor, trabalho, negativa. c) variável, calor, trabalho, positiva. d) constante, trabalho, calor, negativa. e) constante, calor, trabalho, positiva. Resposta

2/7

3) (valor 1,0) As máquinas térmicas utilizam energia na forma de calor – gás ou vapor em expansão térmica – para provocar a realização de um trabalho mecânico. Certa máquina térmica que opera em ciclos recebe, em cada ciclo, 250 cal da fonte quente e realiza um trabalho igual a 1045 J. Sabendo disso, marque a alternativa correta: DADOS: 1cal = 4,18 J a) O gás no interior dessa máquina térmica sofre em cada ciclo uma transformação do tipo isovolumétrica, o que explica a transformação integral de energia em trabalho. b) A máquina funciona segundo o princípio de Otto, logo, seu rendimento é 100%. c) A máquina contraria a primeira lei da Termodinâmica (conservação da energia), pois está transformando integralmente a energia recebida em trabalho, mas não contraria a segunda lei da Termodinâmica, pois possui rendimento de 100%. d) A máquina não contraria a primeira lei da Termodinâmica (conservação da energia), pois está transformando integralmente a energia recebida em trabalho, mas contraria a segunda lei da Termodinâmica, pois possui rendimento de 100%.Resposta e) A máquina contraria as duas leis da Termodinâmica, pois transforma integralmente a energia recebida em trabalho. 4) (valor 1,0) As máquinas a vapor foram um dos motores da revolução industrial, que se iniciou na Inglaterra no século XVIII e que produziu impactos profundos, em nível mundial, nos meios produtivos, na economia e no modo de vida da sociedade. O estudo destas máquinas, em particular de sua eficiência, deu sustentação à formulação da Segunda Lei da Termodinâmica. Considere uma máquina térmica que trabalha entre duas fontes térmicas: uma quente em temperatura de 227°C e uma fria em temperatura -73°C. A sua eficiência térmica em percentual, é de: a) 10 b) 25 c) 35 d) 50 e) 60 Resposta

3/7

5) (valor 1,0) Dentre as duas leis da termodinâmica, a segunda é a que tem maior aplicação na construção de máquinas térmicas e utilização na indústria, pois trata diretamente do rendimento das máquinas térmicas. Sobre a segunda lei da termodinâmica e sobre as máquinas térmica analise as afirmações abaixo: I - Máquina térmica é um sistema que realiza transformação cíclica: depois de sofrer uma série de transformações ela retorna ao estado inicial. II - É impossível construir uma máquina térmica que transforme integralmente calor em trabalho. III - O calor é uma forma de energia que se transfere espontaneamente do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. IV - É impossível construir uma máquina térmica que tenha um rendimento superior ao da Máquina de Carnot, operando entre as mesmas temperaturas. As afirmações CORRETAS são: a) I, II e IV b) II, IV e V c) II, III e V d) Somente I e) Todas as afirmações. Resposta

6) (valor 1,0) Fluidos são substâncias ou corpos cujas moléculas ou partículas têm a propriedade de se mover umas em relação às outras sob ação de forças de mínimas grandezas. Para entender hidráulica é fundamental conhecer as propriedades dos fluidos. Com isso preencha as lacunas abaixo. - A massa específica corresponde a razão entre a ____________ de um determinado ponto de um fluido pelo volume que o mesmo ocupa. - Estas pressões são chamadas de pressões hidrostáticas pois se devem a fluidos estáticos, em _________. - A pressão pode ser medida por meio de um ______________ de mercúrio, onde um tubo de vidro preenchido com mercúrio é invertido e mergulhado em um recipiente com mercúrio, de modo que a extremidade fechada do tubo fique para cima.

4/7 - Massa específica () ou densidade absoluta é a massa contida por unidade de _____________. As lacunas são preenchidas corretamente com as seguintes palavras: a) b) c) d) e)

Massa – Repouso - Barômetro – Volume. Resposta Volume – Movimento – Dinamômetro – Massa. Massa – Repouso – Termômetro – Massa. Volume – Repouso – Dinamômetro – Volume. Volume – Movimento – Barômetro – Massa.

7) (valor 1,0) Um macaco hidráulico consiste de um grande cilindro de área A conectado a um cilindro de área menor a. Ambos os cilindros são preenchidos com óleo. Quando a força f é aplicada ao cilindro menor, a pressão resultante é transmitida para o cilindro grande, que então exerce uma força F para cima. Suponha um carro de peso 12.000 N repousando sobre o cilindro grande de área 0,10 m2 . Qual é a força que deve ser aplicada ao cilindro menor de área 0,002 m2 para suportar o carro? a) b) c) d) e)

f = 350 N f = 240 N Resposta f = 1100 N f = 75 N f = 185,5 N

5/7

8) (valor 1,0) Um tipo de medidor de pressão é o manômetro de tubo aberto, que trata-se de um manômetro com um tubo em forma de U contendo um líquido com uma das extremidades aberta e a outra conectada a um recipiente no qual se deseja medir a pressão manométrica, sendo esta a finalidade do manômetro de tubo aberto. Considere o manômetro em U da figura abaixo para determinar a pressão manométrica em A, devido a deflexão do mercúrio do manômetro. Dados: γágua = 1000 kgf/m³, γHg = 13600 kgf/m³.

a) b) c) d) e)

pA = 1089 kgf/m2 pA = 15.250 kgf/m2 pA = 10.280 kgf/m2 Resposta pA = 15.000 kgf/m2 pA = 2036 kgf/m2

9) (valor 1,0) O teorema de Bernoulli resulta diretamente da aplicação do princípio da conservação da energia e se aplica tão somente aos fluidos em movimento permanente. Sobre esse importante teorema analise as afirmativas abaixo.

6/7 I – O teorema de Bernoulli refere-se ao princípio de conservação de energia. II – O teorema é válido somente para fluidos compressíveis. III – O termo hf (perda de carga) é acrescentado no teorema de Bernoulli para fluidos reais. IV – No teorema para fluidos perfeitos não pode ocorrer perda de energia devido ao atrito interno. Está correto as afirmativas: a) I, II e III b) I e IV c) II, III e IV d) I, III e IV Resposta e) Apenas I.

10) (valor 1,0) Um tubo de 200 mm de diâmetro está instalado em um reservatório de água, como mostra a figura. Desprezando-se a perda de carga no sistema hidráulico, a vazão no tubo será de: a) b) c) d) e)

Q = 0,28 m3 /s Resposta Q = 1,25 m3/s Q = 0,89 m3/s Q = 5,89 m3/s Q = 0,10 m3/s

7/7...


Similar Free PDFs