Aula 7. Ectoparasitas PDF

Title Aula 7. Ectoparasitas
Author Déborah Cavalcante d Lima
Course terapeutica veterinaria
Institution Universidade Federal Rural de Pernambuco
Pages 3
File Size 74.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 12
Total Views 153

Summary

Aula 7. Ectoparasitas...


Description

Ectoparasiticidas Extra: As pulgas em sua fase de pupa, não é permeável a nenhum inseticida, recomendando-se o uso de aspirador, vassoura de fogo no ambiente. Na fase de pupa, as pulgas podem ficar até 2 anos sem comer. As pulgas não se alimentam de animais de sangue frio. Já os carrapatos podem. Desafios de controle: Bovinos: carrapato (Boophilus micropus), mosca do berne (Dermatobia hominis) e mosca do chifre (Haematobia irritans). Cães e gatos: pulgas (Ctenocephalides felis), carrapatos (Rhipichephalus e Amblyoma) , sarnas (Demodex spp. e Sarcoptes scabiei) e mosquitos (Leishmaniose e dirofilariose). Cuidados na conduta tterapêutica: erapêutica: - Escolha do produto: deixar o tratamento viável, não adianta escolher um caro se o tutor não poderá pagar. - Recomendações do fabricante: respeitar dose, diluição (quando houver), intervalo de tempo, etc. - Falhas na aplicação: o erro predispõe a resistência, quanto mais barato o produto mais a chance de ter chance de resistência (todo mundo usa) - Efeitos indesejáveis (espécie, raças, gestação, lactação): - Hábitos inerentes ao ectoparasito: os carrapatos de cães ficam em cima, se escondem, são nidículos (fazem ninhos); os de bovinos ficam no chão. Os carrapatos amblyomas ficam em pastagem a espera do hospedeiro, que pode ser cavalo, cães etc.

grupos farmacológicos Inseticidas Vegetais: piretrinas, rotenona (raiz de timbó), nicotina (folha de fumo). Inseticidas Inorgânicos: compostos arsenicais e preparações sulfuradas. Inseticidas Orgânicos Sintéticos: organoclorados, organofosforados, carbamatos, piretróides, formidinas, avermectinas, milbemicinas, nitroguanadinas, feniilpirazóis e IGR.

fenilpirazóis Fipronil: pode ser usado em fêmeas prenhes. Tem atividade acaricida e inseticida. Atua bloqueando o GABA - paralisia flácida.

isoxazolinas São de uso oral e permanece no organismo por tempo variável. O que faz o organismo passar mais de um mês no organismo é a biodisponibilidade que faz com que o medicamente fique mais tempo no organismo, através da nanotecnologia, porém, se há casos de intoxicação, o medicamente ainda ficará no organismo por muito tempo. Fluralaner: é excretado por via renal, devendo levar em consideração se o animal está fazendo uso de alguma droga nefrotóxica ou que tenha a excreção renal também - para minimizar o risco de intoxicação. Afoxolaner: é excretado pela via biliar, então da mesma forma, deve optar por não usar drogas concomitantes com excreção biliar ou com drogas hepatotóxicas.

organofosforados Atuam inibindo irreversivelmente a acetil colinesterase, que a enzima que lisa a acetil colina. Se tem exceção de acetil colina, haverá um estímulo excessivo dos receptores muscarínicos e nicotínicos - o animal terá aumento de secreção, broncoespasmo, convulsão, bloqueio neuromuscular. A eficácia desse grupo é bom, mas a margem de segurança não é muito boa, em casos de intoxicação é letal. Ele não é tóxico apenas para o parasita, mas para o hospedeiro também. Organocomposto: Trichlorfon e Diclorvos Tiocompostos: Diazinon, Coumafos, Fention, Malation.

Carbamatos Propoxur, Carbaril, Metilcarbamato. Tem apresentação na forma de coleira, de talco. Seu mecanismo de ação é semelhante aos dos organofosforados, a diferença é que a ligação com a acetil colina é reversível. - Sintomas: sialorreia, bradicardia, miose, aumento de peristaltismo,

piretróides Tipo 1 (não contém alfa-cianeto) - boa margem se segurança. São usados para pulverizar aviões de regiões endêmicas, em países subdesenvolvidos usa na cabeça dos recém-nascidos, ou seja, tem uma boa margem de segurança. Atuam nos canais de Na e na condução do K. Piretrina, Alfametrina, Permetrina. Tipo 2 - menor margem de segurança. Deltametrina, Cipermetrina, Flumetrina Flumetrina,, Cialotrina, Ciflutrina.

formamidinas Linha de grandes e de pequenos, e a concentração é a mesma, a diferença é o preço - produto de linha de grandes, o imposto é menor. Na sua bula diz que pode ser feito em qualquer mamífero doméstico, mas não deve ser feito em gatos e cavalos. Não deve ser usado em fêmeas gestantes, nem animais diabéticos. Não tem ação imediata, como os piretróides. É bastante indicado para pulverizar o ambiente. Amitraz: acaricida, carrapaticida. Carrapaticida para bovinos, sarnicida e piolhicida para ovinos e suínos. Descarte de leite: 24 horas da última aplicação.

avermectina Tem ação em carrapato, pulga, sarna, inseticidas, míases.. Pega parasita externo e interno, ou seja, é endectocida. Todas atravessam a barreira hematoencéfalica, não podendo usar em animais debilitados e prenhes. Age inibindo o GABA. Ivermectinas: não há respaldo para o uso em pequenos animais; não fazer em cães com menos de 6 semanas, nem em animais gestantes, debilitados, com hepatopatias e em algumas raças. Na literatura, a dose para cães é 0,3mg/kg. Difly é um sal mineral usado na produção de grandes que contém sub doses de Ivermectina, seu problema é que pode causar subdoses. Abamectina: não pode ser feita em animais com menos de 100kg ou em menos de 16 semanas. A doramectina pode ser usada em pequenos animais, mas não tem respaldo em bula e para pequenos animais é a mesma que a Ivermectina.

Selacmetina Selacmetina: não consegue penetrar e ter ação endectocida (pegar parasita interno). A selamectina é o princípio ativo do Revolution, indicada para cão e gato. - Raças susceptíveis: Collie, pastores australianos, Old English, Sheep-dogs, Pastores de Shetland. - Intoxicação: ataxia, tremores, midríase, êmese, salivação, depressão, convulsões e morte.

milbemicinas O seu exemplar é a Moxidectina. Pega parasita interno e externo (endectocida).; tem ação residual de 7 dias. É para grandes animais, mas é usada em pequenos e é uma escolha para os que não podem ser usados Ivermectina. - É usada na eliminação de Dirofilaria Immitis, Ancylostoma caninum, Trichuris vulpi e Toxocara Canis. Utilizada no tratatamento de demodicose, carrapato, piolhos e ácaros.

Nitroguanidinas Imidacloprid, Nit Nitenpyram, enpyram, Spinosad. Atuam bloqueando os receptores nicotínicos de inseto. Sua indicação principal é para controle de pulgas. Não tem ação residual, então no caso de miíase, se não trata a ferida, a mosca pousa novamente.

Inibidores de quitina Controle integrado de pulgas e carrapatos. Fluazuron: controle de carrapato em bovinos. Lufenuron: controle de pulga de cães e gatos.

Análogos do hormônio juvenil - IGR Metroprene (frontiline plus) e Piriproxif Piriproxifen en (Mypet plus) O IGR imita o hormônio do crescimento dos insetos. Sempre que o inseto vai para a fase seguinte, há a baixa do hormônio do crescimento para que ele consiga se maturar. Então, o análogo do hormônio imita o hormônio fisiológico, e para o organismo é como se o hormônio estivesse sempre em alta, logo, o inseto não passa para a fase seguinte.

Derivados do Enxofre Monossulfiram: ação para carrapato, sarna, piolho, fungos...


Similar Free PDFs