Aula - Nomenclatura de Ácidos e Bases PDF

Title Aula - Nomenclatura de Ácidos e Bases
Course Engenharia Civil
Institution Universidade Nove de Julho
Pages 9
File Size 825 KB
File Type PDF
Total Downloads 41
Total Views 133

Summary

acido...


Description

Capítulo 5. Nomenclatura Inorgânica 5.1. Ácidos Ácidos, segundo a definição de Arrhenius, são substâncias que, quando dissolvidas em água, se ionizam, formando o cátion hidrônio ou hidroxônio como cátion. Observe a estrutura molecular da água:

A molécula de água possui a presença de dois pares de elétrons livres no átomo central (oxigênio), o que ocasiona sua geometria angular. A presença de elétrons livres no átomo central possibilita a formação do íon hidrônio ou hidroxônio quanto misturada a ácidos, por meio da inserção de um átomo de hidrogênio a molécula.

Exemplo: HBr – ácido bromídrico

O ácido bromídrico é considerado um ácido de Arrhenius, pois, quando colocado em água, libera um cátion H + que, liga-se a molécula de água, por meio dos pares de elétrons livres do oxigênio, formando o íon hidrônio ou hidroxônio.

Classificação dos Ácidos

1) Número de hidrogênios ionizáveis na molécula

monoácido: a molécula contém um hidrogênio ionizável (exemplos: HCℓ, HNO 2 ); biácido: a molécula contém dois hidrogênios ionizáveis (exemplos: H 2 S, H2CO3 ); triácido: a molécula contém três hidrogênios ionizáveis (exemplo: H 3 PO4); tetrácido: a molécula contém quatro hidrogênios ionizáveis (exemplo: H 4P2 O 7).

2) Número de elementos na molécula A molécula de um ácido pode apresentar dois ou mais elementos. Assim, temos:

ácido binário: a molécula contém dois elementos (exemplos: HCℓ, H 2S); ácido ternário: a molécula contém três elementos (exemplos: HCN, HNO 3 ); ácido quaternário: a molécula contém quatro elementos (exemplo: HOCN).

3) Presença de oxigênio na molécula

A molécula de um ácido pode apresentar ou não o elemento oxigênio. Assim, temos:

hidrácido: a molécula não contém oxigênio (exemplos: HCℓ, H 2 S); oxiácido: a molécula contém oxigênio (exemplos: HNO 3 , H2SO 4).

4) Volatilidade

Analisando as temperaturas de ebulição dos ácidos, podemos classificá-los em:

fixos: apresentam elevada temperatura de ebulição (exemplos: H 2SO4 , H3PO 3); voláteis: apresentam baixa temperatura de ebulição (exemplos: HCℓ, HNO 3).

5.1.1. Ácidos Não Oxigenados e Oxigenados 5.1.1.1. Hidrácidos São considerados Hidrácidos os ácidos inorgânicos que não possuem átomos de oxigênio em sua composição.

Exemplos:

5.1.1.2. Oxiácidos

São considerados Oxiácidos os ácidos inorgânicos que possuem átomos de oxigênio em sua composição.

Exemplos:

5.1.2. Nomenclatura dos Ácidos 5.1.2.1. Hidrácidos Os Hidrácidos podem receber dois tipos de nomenclatura, dependendo do seu estado físico.

5.1.2.2. Oxiácidos

Os Oxiácidos possuem uma única nomenclatura, podendo seguir o padrão abaixo:

Os demais ácidos oxigenados são derivados dos ácidos chaves, variando a quantidade de átomos de oxigênio na fórmula, quando comparados aos ácidos chaves, segundo a regra abaixo:

Além das variações de nomenclatura vistas acima, temos ainda a utilização de alguns prefixos, adicionados aos ácidos oxigenados, de acordo com as mudanças da molécula, em comparação aos ácidos chaves.

5.1.3. Propriedades dos Ácidos

Os ácidos apresentam propriedades que os caracterizam como:

Sabor ácido: é um sabor característico do limão, do abacaxi, e é devido à presença do cátion H+ que, diante das células da língua, produz essa acidez. Mas vale lembrar que jamais se deve experimentar um ácido, pois são altamente corrosivos. Presença do elemento hidrogênio em sua fórmula: os ácidos apresentam à esquerda da fórmula o elemento hidrogênio. Formação de sal e água quando reagem com bases: é a chamada reação de neutralização, que ocorre quando um ácido é neutralizado por uma base e a base pelo ácido. HCℓ + NaOH → NaCℓ + H 2 O Liberam hidrogênio quando reagem com metais: quando um ácido é colocado na presença de metais como o zinco, manganês (que são metais ativos) possui a propriedade de dissolvê-los, liberando gás hidrogênio. 2 HCℓ + Zn→ ZnCℓ 2 + H2(g) Condutores de corrente elétrica: uma solução se torna condutora de eletricidade quando contém um ácido dissolvido nela.

5.1.4. Ácidos Altamente Nocivos à Saúde

Ácido Clorídrico (HCℓ) - O HCℓ impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfícies metálicas antes da soldagem. O HCℓ é um

componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas. Ácido Fluorídrico (HF) - O HF tem a propriedade de corroer o vidro; por isso, é usado para fazer gravações em vidros e cristais. Ácido Sulfúrico (H 2SO4 ) - É utilizado nas baterias de automóvel, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel; é também usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como o sulfato de amônio. Ácido Nítrico (HNO 3) - É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a obtenção do salitre. É usado também na identificação de amostras de ouro. Ácido Cianídrico (HCN) - Ácido utilizado em indústrias diversas, como nas de plásticos, acrílicos e corantes, entre outras. Mas ele tem também um destino sinistro: nos Estados Unidos, é usado nas "câmaras de gás" para executar pessoas condenadas à morte, este ácido libera um gás extremamente tóxico.

Exercícios

01. De o nome aos seguintes ácidos (em solução aquosa): a) HCℓO 2: _____________________

h) HCℓ: _____________________

b) HCℓ: ______________________

i) HCN: _____________________

c) HCN: _____________________

j) H2 S: _____________________

d) HNO 2: _____________________

k) H 2 CO3 : _____________________

e) H3 AsO4: _____________________

l) H3BO 3: _____________________

f) H3 SbO3: _____________________

m) H 4SiO4 : _____________________

g) HF: _____________________

02. Escreva as fórmulas moleculares das substâncias (em solução aquosa): a) ácido (orto) fosfórico:__________

k) ácido bórico:_________

b) ácido fosforoso:__________

l) ácido mangânico:_________

c) ácido hipofosforoso:_________

m) ácido hipobromoso:_________

d) ácido metafosfórico:_________ e) ácido pirofosfórico:__________ f) ácido arsênico:__________ g) ácido crômico:__________ h) ácido sulfídrico:_________ i) ácido periódico:_________ j) ácido metarsênico:_________

5.2. Bases Bases, segundo a definição de Arrhenius, são substâncias que, quando dissolvidas em água, se dissociam, formando o ânion hidroxila. Observe o exemplo abaixo:

5.2.1. Classificação das Bases quanto ao número de hidroxilas (OH-) As bases podem ser classificadas quanto ao número de hidroxilas existentes em sua composição, de acordo com a nomenclatura abaixo:

1) Número de íons hidróxidos (OH-) por fórmula

monobase: apresenta um íon OH- (exemplos: NaOH, KOH); dibase: apresenta dois íons OH- (exemplos: Ca(OH)2, Zn(OH)2); tribase: apresenta três íons OH- (exemplos: Al(OH)3, Fe(OH)3).

2) Solubilidade em água

Entende-se por solubilidade a propriedade que as substâncias apresentam de se dissolverem em outras. Assim, temos:

bases solúveis: dissolvem-se em água; bases insolúveis: não se dissolvem em água. Todas as bases de cátions 1A e NH4OH são solúveis. As demais são pouco solúveis.

3) Força

Conforme o grau de dissociação iônica ( α), as bases são classificadas em:

fortes: apresentam α elevado e próximo de 100%; fracas: apresentam α baixo e próximo de 0%. Todas as bases de cátions 1A e 2A são fortes. As demais são fracas.

Exercícios – Funções Químicas

Exercícios – Ácidos e Bases...


Similar Free PDFs