Aumento DE Coroa ClÍnica PDF

Title Aumento DE Coroa ClÍnica
Course Terapêutica Medicamentosa
Institution Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pages 3
File Size 131.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 71
Total Views 152

Summary

Anotações de sala de aula...


Description

Periodontia II Bloco 2, aula 4

Mayara Leonel

AUMENTO DE COROA CLÍNICA  Respeito às dimensões fisiológicas do periodonto (Espaço Biológico) 



  

O espaço biológico tem por função proteger os tecidos de sustentação do elemento dentário da agressão bacteriana e suas toxinas, pois existe uma luta do organismo em manter sua integridade física. Por isso quando ocorre a invasão do espaço biológico ocorre uma migração e reorganização mais apical dessas estruturas. A violação do espaço biológico pode resultar em formação de bolsa periodontal e perda óssea alveolar, consequentemente recomenda-se que seja respeitado um espaço de pelo menos 3 mm entre a margem gengival e a crista óssea alveolar. Para se fazer um aumento de coroa deve-se respeitar o espaço biológico, o espaço do preparo até a crista óssea deve ser de 3 mm. Se houver invasão desse espaço biológico se perpetuará uma inflamação. Em casos de cáries extensas ou preparos profundos, que estejam invadindo esse espaço o ideal é desgastar osso até essas estruturas caberem novamente no espaço destinado a elas.

 Limite das restaurações  Os preparos devem ser supragengivais ou levemente subgengivais (0,5 mm).  restaurações subgengivais invadem o espaço biológico e levam a um quadro de inflamação.  Sulco gengival histológico: pode variar de 0,5 a 0,8 mm. (paciente saudável)  Sulco gengival clínico: é onde se insere a sonda, pode variar de 2 a 3 mm. (varia de pessoa para pessoa)  Quando fazemos uma restauração ela deve ficar no sulco gengival histológico e não no sulco gengival clinico.

Periodontia II Bloco 2, aula 4

    

Mayara Leonel

Indicações para o aumento de coroa clínica Lesão cariosa subgengival Fraturas Reabsorção radicular Impossibilidade de isolamento absoluto

 Contra indicações do aumento de coroa clínica  Cáries muito subgengivais, onde o desgaste do osso prejudicar a inserção do dente.  Pacientes com periodontite.  Contorno gengival x Linha do sorriso Quando se tem um dente anterior para fazer o aumento de coroa, geralmente se estende a cirurgia para dois ou mais dentes para manter uma harmonia e não ficar apenas um dente com retração gengival.    

Técnica Materiais Cinzéis ou brocas: desgaste do osso nas faces livres Limas Schluger, ou limas endodônticas do tipo Hedströem: desgaste ósseo interproximal.



Cirurgia (passo a passo)

1. Refazer a margem gengival  Recortar a gengiva de distal para mesial, pois é o sentido contrário ao sangramento, para melhorar a visualização.  Corte deve ser contínuo.  Não necessita de relaxante.  Manter sempre a harmonia gengival 2. Medir 3 mm da base de referência ( margem do preparo, junção cementoesmalte, etc) 3. Desgastar tecido ósseo  Desgastar aos poucos  Sempre com baixa rotação     

Cicatrização 6 a 8 semanas Alcançar a estabilidade gengival para procedimentos intra-suculares. Preparos ideais supragengivais. Manutenção: controle em longo prazo.

Periodontia II Bloco 2, aula 4

   

Extrusão dentária forçada Indicação Dentes unitários Dentes anteriores

 Vantagem  Evita desgaste ósseo  Desvantagem  Dificuldade de ortodontista em faculdades e postos de saúde.  Técnica  Uso de aparelho ortodôntico para extruir o dente e ganhar espaço.

Mayara Leonel...


Similar Free PDFs