Capítulo 12 Abbas PDF

Title Capítulo 12 Abbas
Author Nathália Sirena
Course Imunologia
Institution Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Pages 2
File Size 204 KB
File Type PDF
Total Downloads 46
Total Views 170

Summary

Mecanismos efetores da imunidade humoral. ...


Description

 Capítulo 12 Abbas

→ Mecanismos efetores imunidade humoral.

da

→ Imunidade humoral: •Anticorpos, produzidos por plasmócitos em órgãos linfóides e medula óssea e com ação em locais distantes; •Defender contra microorganismos extracelulares (fungos, bactérias e vírus) e toxinas microbianas; •Mucosas •Placenta → Neutralização de MO e toxinas microbianas: anticorpos bloqueiam sua ligação aos receptores celulares. → Opsonização mediada por anticorpos e fagocitose: Anticorpos do isotipo IgG cobrem (opsonizam) micro-organismos e promovem sua fagocitose pela ligação com receptores.

→ Receptores FC de leucócitos: Leucócitos expressam receptores Fc que se ligam às regiões constantes dos anticorpos e assim promovem a fagocitose de partículas cobertas de Ig e liberam sinais que estimulam as atividades microbicidas dos leucócitos e induzem a inflamação. •A fagocitose de partículas recobertas por IgG é mediada pela ligação das porções Fc de anticorpos opsonizantes a receptores Fcγ em fagócitos. •Opsoninas mais eficientes: IgG1 e IgG3. → Citotoxicidade mediado por células dependente de anticorpos: ligam-se as células recobertas por anticorpos através dos receptores Fc e destroem essas células. → Eliminação de helmintos mediada por anticorpos: Anticorpos, mastócitos e eosinófilos com anticorpos medeiam a expulsão e morte de alguns parasitas helmínticos.



→ O sistema complemento: Proteínas séricas e de superfície celular que interagem umas com as outras e com outras moléculas do sistema imune para gerar produtos que têm a função de eliminar micro-organismos. Sua ativação envolve a proteólise sequencial de proteínas para gerar complexos enzimáticos com atividade proteolítica. Os produtos da ativação do complemento tornam-se covalentemente ligados às superfícies celulares dos micro-organismos ou dos anticorpos. → Vias de complemento:

ativação

do

sistema

•Via clássica: ativada por certos isotipos de Ac ligados aos antígenos; •Via alternativa: ativada sobre as superfícies das células microbianas, na ausência de Ac; •Via das lectinas: ativada por uma lectina plasmática, que se liga aos resíduos de manose presentes nas superfícies celulares microbianas.

A ativação da cascata do complemento e a estabilidade das proteínas ativas do complemento são finamente reguladas para evitar a ativação do complemento sobre células normais do hospedeiro e para limitar a duração da ativação da cascata, mesmo sobre células microbianas e sobre complexos Ag-Ac. → Imunidade neonatal: •Os mamíferos neonatais são protegidos de infecção pelos Ac maternos transportados através da placenta para a circulação fetal e por Ac ingeridos no leite e transportados através do epitélio intestinal dos RNs por um processo especializado conhecido como transcitose....


Similar Free PDFs